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Marketing de Influência: 9 motivos para investir

O marketing de influência chegou para ficar. Com o número cada vez maior de criadores de conteúdo online, firmar parcerias com os chamados influencers é uma estratégia com ótimos resultados.

Dentre eles, o aumento das vendas, expansão da marca e maior reconhecimento do público.

Portanto, o principal objetivo do marketing de influência é trabalhar com os influenciadores digitais, criando uma ponte entre a marca e a audiência.

Devido à forte identificação dos usuários com os influenciadores que eles seguem, as empresas encontram a oportunidade certa para estabelecer parcerias que aumentam a divulgação dos produtos ou serviços.

Para termos uma ideia, cerca de 40% dos usuários do Twitter afirmaram que fizeram uma compra por influência direta de algum tweet de criadores de conteúdo. Se formos pegar nas outras redes sociais, esse percentual pode ser ainda maior.

Pense por um minuto em quantas vezes você já não buscou a resenha ou a opinião de um influenciador antes de fazer uma compra.

Isso é muito comum em produtos de beleza, como creme hidratante para o rosto e maquiagens.

Com a expansão cada vez maior da rede de influenciadores, hoje em dia é possível encontrar vários tipos de mercadorias e atividades recomendadas pelos conteudistas.

No artigo de hoje, conheça os principais motivos para investir no marketing de influência e as vantagens dessa estratégia. Acompanhe a leitura.

1 – Capacidade de atingir uma ampla audiência

Segundo o levantamento da World Atlas, o Brasil é o segundo país com maior número de usuários do YouTube (69,5 milhões), perdendo apenas para os Estados Unidos (167,4 milhões). 

Com esses números, já dá para ter uma ideia do quanto a plataforma ajuda no marketing.

Além disso, dados do Think With Google demonstraram que 95% da população brasileira assiste a vídeos no YouTube. 

Em conjunto, o Statista divulgou que 63% dos brasileiros acessam a sua conta do Instagram várias vezes ao dia.

Por esse motivo, usar o marketing de influência é a chance de ter a sua empresa divulgada para um grande número de pessoas.

Afinal de contas, quem segue um determinado influenciador irá se deparar com o seu flyer de festa, por exemplo, e conhecer o evento.

Claro que se você fechar parceira com os maiores influenciadores do país, as chances de atingir uma grande audiência são ainda maiores.

No entanto, é preciso escolher bem quem serão os produtores de conteúdo, pois eles precisam compartilhar dos mesmos valores que a marca.

2 – Alta segmentação do público

Na internet, não adianta nada sair por aí “atirando para todos os lados”. Afinal de contas, as pessoas podem decidir o que querem assistir e quais conteúdos desejam consumir, ou seja, os usuários buscam por materiais personalizados.

É aí que o marketing de influência pode colaborar. Isso porque ao escolher um influenciador específico, você irá atingir um público segmentado, que compartilha dos mesmos valores e interesses do produtor de conteúdo. Por isso, é importante escolher bem o influencer.

Por exemplo, se você quer divulgar um colar comprido feminino, vale a pena firmar parceria com uma influenciadora de moda. 

Assim, ela pode montar looks com a peça, demonstrando o produto para pessoas que realmente podem se interessar.

Assim, ao impactar usuários que já estão interessados no nicho no qual a sua empresa atua, é a chance de facilitar o caminho até a compra.

3 – Facilidade de acesso aos influenciadores

Nem sempre é fácil (e barato) contratar uma celebridade da televisão para fazer a propaganda da sua marca. Mesmo quando é algo simples, como usar uma sacola de tecido personalizada com o logo da empresa.

No entanto, na internet, a acessibilidade dos influenciadores é muito mais fácil. Aliás, muitos produtores de conteúdo trabalham com permutas, o que torna a parceria muito mais econômica para as empresas.

Claro que isso não é uma regra, mas você pode encontrar o influenciador que mais se aproxima do seu público e orçamento.

4 – Conquista de resultados reais

De acordo com um estudo feito pelo marketplace de influenciadores Tomoson, cerca de 51% dos profissionais de marketing afirmaram que a estratégia da influência traz ótimos resultados, com clientes mais qualificados e propensos à compra.

A pesquisa também mostrou que o ROI (Retorno sobre Investimento) é bastante significativo. Para cada 1 dólar investido, as empresas tiveram receitas de US $6,50 em média.

Não é à toa que muitos profissionais de marketing recomendam essa estratégia, para qualquer tipo de produto, desde um vinho para presente até serviços diversos.

5 – Desperta a confiança do público

Quando precisamos comprar um produto, é comum buscarmos informações sobre a mercadoria na internet, mas também procurar por opiniões de outras pessoas que já tiveram experiência com o item.

Isso é bastante comum no mercado, tanto que é um gatilho conhecido como “prova social”.

Devido à sensação de proximidade que os seguidores têm com os influenciadores, é comum que as pessoas busquem por recomendações feitas por essas celebridades da internet.

Sendo assim, se a sua marca é recomendada por um influencer, os usuários passam a ter confiança no seu produto ou serviço.

Essa recomendação pode ser feita de várias formas, como:

  • Uma resenha da mercadoria;
  • Testes ao vivo do produto;
  • Publicidades de divulgação;
  • Comentários dos influenciadores.

Inclusive, algumas marcas fecham contratos que englobam vários tipos de materiais, como a gravação de áudio para propaganda.

6 – Ajuda na reputação da marca

Os resultados do marketing de influência vão além do aumento das vendas e a conquista de novos potenciais clientes. 

Ao investir na estratégia, a sua marca se aproxima das pessoas, o que ajuda a construir uma reputação muito melhor da empresa.

Aliás, é possível superar as questões meramente comerciais e compartilhar os valores institucionais da marca.

Por exemplo, se a sua empresa tem um forte compromisso com a sustentabilidade, é interessante firmar parcerias com youtubers que falam justamente sobre isso.

Assim, mais do que um banner informativo de propaganda, você também evidencia os interesses do seu negócio.

7 – Enriquece a estratégia de conteúdo

O marketing de influência também é capaz de enriquecer as suas estratégias de conteúdo. 

Quando você compartilha materiais relevantes com os influenciadores, é possível aumentar as divulgações e compartilhar informações de qualidade com o público.

No entanto, a construção de conteúdo deve ser feita pelo próprio influenciador.

Isso quer dizer que na resenha de um computador novo, a marca não pode interferir nos comentários do influencer, para que a abordagem permaneça autêntica e original.

Nesse sentido, os conteúdos do influenciador devem ser complementares à estratégia da sua marca, tendo como objetivo ampliar a divulgação do produto ou serviço, bem como se aproximar do público.

8 – Ajuda na decisão de compra

Consultar o que os influenciadores pensam a respeito de um determinado produto é algo bem comum nos dias de hoje, ainda mais com a crescente complexidade do processo de compra. 

Sendo assim, o marketing de influência pode colaborar para tornar essa decisão mais simples.

Saber a opinião de pessoas que têm afinidade com o assunto ou serviço é algo essencial para definir qual produto escolher. 

Por esse motivo, a divulgação pelos influenciadores é extremamente positiva, com alto potencial de conversão em vendas.

9 – Oferece diversos formatos de divulgação

O avanço das redes sociais e das tecnologias de produção de conteúdo online permitiu que os influenciadores pudessem criar diferentes tipos de materiais. 

Alguns formatos já são mais conhecidos, como o publipost, as parcerias pagas e campanhas.

No publipost, a divulgação é identificada como uma publicidade dentro do próprio conteúdo. 

Isso pode ser feito com a entrega de amostras de um determinado produto, que são os famosos “recebidos”, sendo uma das alternativas mais comuns de parceria.

Mas, o influenciador pode ir além desses formatos. No entanto, é fundamental identificar o conteúdo como uma parceria ou publicidade, sendo uma regra para a propaganda na internet.

Afinal de contas, o influenciador precisa ser honesto com seus seguidores, demonstrando que aquele conteúdo faz parte de uma publicidade ou parceria paga.

Conclusão

Os digital influencers crescem cada vez mais, sendo os “famosos da internet”. Inclusive, alguns deles são mais conhecidos que as celebridades tradicionais, sendo uma profissão rentável e contemporânea.

Ao lado disso, o chamado marketing de influência também expande seus horizontes, sendo uma alternativa viável para as empresas que querem aumentar o seu reconhecimento digital e as vendas.

O artigo de hoje trouxe algumas das principais vantagens do marketing de influência. Mas, os benefícios vão muito além disso. Por isso, é uma estratégia que está conquistando cada vez mais marcas, de diferentes nichos e segmentos.

Então, se você ainda não planejou uma campanha com o marketing de influência, está mais do que na hora de aplicar a estratégia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sumário.

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