Obrigado pela visita, mas é hora de sair.
Sério … tenho certeza de que você tem coisas melhores a fazer do que ler este blog, certo?
Nosso título era atraente, então você clicou, mas agora?
“Talvez eu volte mais tarde e leia”, você está pensando.
Mas, você mesmo sabe que, se sair, nunca mais vai voltar.
Como eu sei disso tudo? Eu também sou assim!
Se a introdução de um blog não me agarrar pela camisa, me jogar na cadeira e me obrigar a continuar lendo, ficarei feliz em fechar a aba e buscar pelo meu próximo interesse.
Levar as pessoas a irem além do título é um dos maiores desafios de quem escreve em blogs.
Você quer que os leitores ultrapassem o título.
Depois de todo o trabalho que você teve escolhendo palavras-chave, definindo um plano editorial, construindo uma estratégia de marketing de conteúdo, o mínimo que você espera é que o usuário leia o seu artigo, correto?
Quem sabe, com sorte ele se interessa por outros artigos e clica em seu CTA, começando a caminhar pelas etapas do funil de leads.
Esse seria o sonho!
Bom, tudo começa com uma introdução matadora.
Diante disso, resolvemos criar este artigo. A seguir separamos 8 técnicas – e exemplos – para você usar em sua introdução para blog e conquistar seus leitores.
Leia mais: Estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo
8 técnicas de introdução para blog que tornam seu post IRRESISTÍVEL
1. Mostre que você entende os problemas do leitor
O leitor se sentirá em casa se sentir que suas preocupações serão atendidas aqui e que o seu blog é um lugar amigável para se visitar.
Uma boa introdução para blog é sobre abordar o leitor diretamente.
Como nos exemplos abaixo, mostre ao leitor que você sabe pelo o que ele está passando.
Dessa forma, ele vai entender que você irá oferecer uma solução para isso.
- Exemplo 1:
Você se sente inseguro, ansioso e em dúvida com a sua escrita?
- Exemplo 2:
Parece que você tem mais problemas em sua vida do que as outras pessoas?
Como se todos ao seu redor estivessem tendo mais facilidade com as coisas do que você?
Você começa a sentir pena de si mesmo e pensa: “Por que essas coisas sempre acontecem comigo?”
2. Defina algo em comum entre vocês
Quando você diz algo que tem em comum com seus leitores, você cria uma ligação imediata.
É claro que para funcionar você precisa conhecer suas personas, afinal essas afirmações giram em torno do que elas pensam.
- Exemplo:
Todos concordam que manter a boa forma é algo bom. Aumenta a sua saúde, ilumina a sua alma, acalma a sua mente e permite-lhe fazer mais com a sua vida.
3. Seja pessoal
Aborde seu leitor como um amigo. Uma ótima maneira de fazer isso é contar uma história pessoal.
- Exemplo
“Apenas uma grande ideia. Uma grande ideia e podemos mudar o mundo. ”
Cometi o erro de dizer essas palavras no banco de trás de um carro muitos anos atrás, na companhia de alguns colegas mais velhos e mais sábios.
4. Use o mistério
Crie um mistério na sua introdução para blog. Quando você usa essa estratégia, cria uma ponte entre o título – que deve oferecer uma promessa – e o corpo do texto, que cumpre a promessa inicial.
A chave é informar aos seus leitores na introdução para blog o que você vai revelar para eles no restante do artigo.
- Exemplo 1:
Eu sou um psiquiatra … na teoria, pelo menos. As histórias que ouvi dentro dessas paredes poderiam preencher um livro, mas há um caso particular que me fez perder o sono.
Esta história tem atordoado minha mente por muito tempo. Digitar isso é minha fraca tentativa de entender algo que minha mente racional se recusa a compreender.
- Exemplo 2:
Seu título é a primeira impressão que você deixa em um leitor em potencial.
Sem uma promessa convincente que transforma um usuário em leitor, o resto de suas palavras podem nem existir para ele.
Então, do ponto de vista de copywriting e marketing de conteúdo, escrever grandes manchetes é uma habilidade crítica. Aqui estão algumas estatísticas interessantes …
5. Ofereça a razão do seu post existir
Escreva sua introdução para blog, focada em o que desencadeou esse tópico em sua mente ou em sua vida. Ou seja, o que o fez escrever este conteúdo.
- Exemplo:
Quando comecei o desafio de 30 minutos de exercício por dia, não tinha ideia de qual seria a resposta. Fiquei espantado quando cerca de 100 pessoas aderiram ao Desafio logo na primeira semana! Parece que há uma revolução silenciosa em andamento.
6. Faça perguntas
Uma pergunta não respondida parece incompleta. As perguntas intensificam a curiosidade do leitor. A chave para usá-las na introdução para blog é fazer perguntas que o leitor não possa responder sem mais informações.
- Exemplo:
Poderia realmente ser possível que quase tudo o que você está fazendo para promover seu site seja uma perda de tempo?
7. Use números e defina alguns fatos sobre o assunto
Detalhes aumentam o valor do seu post e aumentam sua credibilidade. Na introdução para blog use números exatos, se puder. Os leitores tendem a confiar em dados.
- Exemplo:
Em 1995, autores, especialistas e influenciadores venderam US$ 10 milhões em ebooks pela Amazon. 18 anos depois, esse número cresceu para US$ 1,6 bilhão.
Apesar do crescimento, algo está mudando …
8. Use citações
As citações são uma ótima maneira de introduzir seu post. Todo mundo adora citações. Elas são geralmente de autores conhecidos e ao usar as suas frases você está tomando emprestada sua autoridade.
Se você usar aspas que apóiam os principais pontos da sua postagem, isso aumentará a confiança do leitor em você.
- Exemplo:
“O que nos une como seres humanos é um desejo de felicidade que, no fundo, é um desejo de união.” Sharon Salzberg.
Conclusão
Sua introdução é importante.
Ela pode ser o ponto de decisão do usuário sobre continuar lendo seu artigo ou abandoná-lo logo de cara.
Perceba como o marketing baseado em conteúdo pode ser injusto:
- se seu título não for atrativo, o leitor não clica;
- se sua introdução para blog for fraca, o leitor não passa das primeiras 2 linhas…
E mesmo que você se concentre em fazer um bom trabalho sobre esses 2 aspectos, existem diversas outras distrações que podem tirar seu leitor do caminho até o fim.
Isso tudo, mesmo que você tenha um excelente conteúdo!
Porque então continuar escrevendo?
Porque é através da produção de conteúdo relevante que você é capaz de:
- conquistar melhores posições nos resultados de pesquisa do Google;
- ampliar sua autoridade solucionando os problemas de seu público;
- aumenta a voz da sua empresa dentro do ambiente digital;
- criar um relacionamento com os clientes e potenciais clientes;
- atrai, converte, vende e fideliza, e mais.
Já que o trabalho não acaba na introdução para blog, sugerimos que continue sua leitura, com o artigo “7 maneiras efetivas para manter leads lendo seus posts até o final”.
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