Marketing

12 dicas de infográfico de marketing digital para incluir nos seus conteúdos

O infográfico de marketing digital é um tipo de conteúdo rico que ajuda a converter e suavizar a leitura do usuário. De tempos em tempos, muitas empresas postam esses materiais de forma gratuita ou com custo baixíssimo.

De acordo com o levantamento sobre estatísticas de marketing de conteúdo visual, 36,6% dos profissionais de marketing preferem usar imagens originais, como infográficos do que o conteúdo propriamente dito em suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Para saber quais são os principais modelos e como eles servem de acordo com o nicho certo, listamos 12 infográficos de marketing digital sobre diversas estratégias online. Vamos conferir um por um a partir de agora. 

Por que os infográficos ainda funcionam no marketing de conteúdo?

Com o excesso de informações no dia a dia, as pessoas têm cada vez menos tempo para ler um conteúdo, principalmente quando é extenso. Isso reforça a ideia de montar um infográfico que consiste em um recurso visualmente interessante e com dados relevantes para o leitor. 

Para que os profissionais de marketing cheguem a um determinado público, eles precisam adotar diferentes métodos de compartilhamento de informações. Por isso, para melhorar o envolvimento com o conteúdo, os infográficos voltaram a fazer sucesso.

Afinal, esse modelo de conteúdo é interessante porque:

  • é fácil de compreender em período reduzido de tempo;
  • compacta várias informações em pequenos trechos usando elementos visuais;
  • é compartilhável, o que pode torná-lo viral.

Mesmo que você não tenha tempo em produzir um, saiba que os infográficos podem entrar no seu plano de marketing digital, já que incorporados com autorização servem como um conteúdo novo e compartilhável.

Como criar excelentes infográficos? 

  • Use modelos atraentes, bem definidos e personalizáveis para facilitar a criação;
  • Priorize as informações do que os recursos visuais, isto é, não pense somente na ilustração, e sim, na relevância do conteúdo para o público;
  • Anote as palavras-chaves, mapeie o títulos e o conjunto de dados para formar o conteúdo;
  • Escolha o tipo certo de gráfico que comporte os dados;
  • Use fontes diversas, mas não ultrapasse três tipos porque torna o infográfico confuso e enjoativo. 

Com essas dicas, vamos conhecer os principais modelos de infográficos para o seu plano de marketing digital.

Lista de infográficos de marketing digital: exemplos

Infográficos de Inbound, resultados e início de processo 

1. Inbound Marketing: conceito e fundamentos 

O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing digital que todo profissional que começa a trabalhar na área deve saber.

Seja você um novato no ramo ou um profissional vindo do marketing tradicional, o Inbound hoje norteia o posicionamento de muitas empresas. 

O marketing digital é um setor amplo e o Inbound ajuda a criar uma sequência de ações bem planejadas, usando os diversos formatos de conteúdo como “isca”.O primeiro infográfico de marketing digital da nossa lista é da The Whole Brain Group e explica os fundamentos da metodologia de Inbound Marketing.

infografico-o-que-e-inbound-marketing

2. Resultados gerais do Inbound Marketing 

Mesmo sendo bastante usado como estratégia de marketing digital, há pessoas que ainda tem um pé atrás com o Inbound.

Vale ressaltar que, de acordo com o Resultados Digitais, as técnicas de Inbound Marketing que levam em conta mídias sociais, blog e SEO, geralmente trazem para as companhias um CPL (Custo por Lead) cerca de 61% menor que leads gerados por métodos tradicionais.

O infográfico de marketing digital abaixo feito pela Invesp traz algumas estatísticas e tendências que destacam o potencial do Inbound quando bem feito.

infografico-eficacia-do-inbound-marketing

3. Start de um processo de Inbound Marketing

O próximo infográfico de marketing digital explica como começar uma estratégia de Inbound Marketing em uma empresa.

Para ter sucesso, é necessário seguir etapas para estruturar as ações e reunir os ativos e os profissionais que vão fazer a produção dos materiais.

No infográfico abaixo, podemos ver um processo básico de implementação de Inbound Marketing. São 10 etapas para serem implementadas em um período de três meses.

infografico-como-comecar-inbound-mkt-em-3-meses

Infográficos de marketing de conteúdo

4. Planejamento de conteúdo para blog 

O conteúdo é o centro da estratégia de Inbound Marketing. E não estamos falando apenas dos blog posts, pois a criação de conteúdos profundos em formato de e-books, vídeo, webinars, entre outros, são variantes que atraem o público.

Para começar, é fundamental enriquecer o blog da empresa, principalmente, produzindo conteúdos alinhados com as técnicas de SEO. 

O LinkedIn e a Column Five mostram no infográfico de marketing digital abaixo como criar um blog com conteúdo relevante, por meio de uma comparação criativa com a pirâmide alimentar.

infografico-blog-bem-balanceado

5. A estrutura do conteúdo viral

A viralização positiva de um conteúdo com milhões de visualizações e compartilhamentos é algo impossível de prever. Uma boa chamada e um texto/vídeo bem escrito/falado, inédito, sobre algo relevante, são passos desse caminho com o objetivo de atrair a atenção das pessoas.

Mesmo sendo difícil prever esse efeito, o site BuzzSumo fez o infográfico de marketing digital abaixo para mostrar alguns dados importantes sobre a produção de conteúdos virais, entre eles:

  • tipos de conteúdos mais compartilhados na internet;
  • fatores que incentivam o compartilhamento;
  • etapas para criar um conteúdo com potencial viral. 

A construção desse infográfico é toda baseada em dados e estatísticas. Dê uma olhada!

infografico-conteudo-viral

Infográficos de marketing de vídeo 

6. 31 estatísticas de marketing em vídeo 

Que o vídeo é um formato de conteúdo popular, isso é inegável. Basta ver o crescimento do Youtube nos últimos anos e a criação de recursos como o Instagram Stories e o Facebook Live. 

O dinamismo desse tipo de mídia ajuda a contar histórias de forma mais clara. O efeito dos vídeos é comprovado pelas estatísticas que apontam o aumento das taxas de engajamento e, consequentemente, de conversão para as marcas. 

Todas as plataformas estão valorizando e incentivando a produção de conteúdos em vídeo, pois o formato realmente é bem recebido pelas pessoas.

Confira abaixo o infográfico de marketing digital da Hyperfine Media com 31 estatísticas de marketing de vídeo que podem orientar suas estratégias com esse tipo de mídia:

infografico-marketing-digital-31-estatisticas-mkt-video

7. Tendências de marketing de vídeo 

Como mostramos no infográfico de marketing digital acima, o marketing de vídeo é um formato forte no mercado digital.

A Offeo criou o infográfico sobre as últimas tendências em marketing de vídeo que as empresas podem explorar, que também aborda os comportamentos de consumo de conteúdo em vídeo

infografico-tendencias-marketing-video

Infográficos marketing de influência

8. Entendendo o marketing de influência 

O marketing de influência é uma estratégia que usa a imagem e o posicionamento de líderes no mundo digital para informar o público em geral.

Principalmente nas redes sociais, essa estratégia ganhou espaço e colocou os perfis de influenciadores em evidência.

O objetivo do marketing de influência é unir o posicionamento da marca ao influenciador como um mediador da mensagem para alavancar uma ação, compartilhar conteúdos, visitas ao site, etc.

O infográfico de marketing digital da Flying Point Digital explica e mostra alguns dados sobre o marketing de influência e como essa estratégia veio para ficar.

infografico-marketing-de-influencia

9. Estatísticas sobre marketing de influência 

O marketing de influência tem potencial, mas quais são os resultados reais que esse tipo de estratégia já alcançou? 

A Mediakix elaborou o infográfico de marketing digital abaixo com estatísticas que reforçam a importância de manter o marketing de influência na estratégia digital.

infografico-marketing-digital-estatisticas-mkt-influencia

10. Passos para usar o marketing de influência  

Entendido o que é e o potencial de resultados, como incluir o marketing de influência na estratégia de uma empresa? 

O infográfico de marketing digital abaixo, também da Mediakix, mostra um passo a passo com 10 etapas da implementação a mensuração de resultados para usar o marketing de influência.

infografico-10-passoos-marketing-de-influencia

Infográficos de Redes Sociais

11.Instagram Stories em dados

Uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos foi o Instagram. A ferramenta Stories foi a grande responsável por manter e conquistar mais usuários para essa rede social. 

Sem dúvida, o recurso é muito eficiente para a relação entre as marcas e o público.

No infográfico de marketing digital abaixo, a mLabs mostra alguns dados relevantes sobre a ferramenta e seu uso estratégico.

infografico-instagram-stories

Infográficos de comunicação

12. WhatsApp Business 

O WhatsApp é uma dos aplicativos de mensagens mais usados no Brasil. A ferramenta é de uso pessoal, mas tem uma versão profissional, o ‘WhatsApp Business’, com várias funções para fornecer um atendimento exclusivo de qualidade aos clientes. 

Ainda não conhece o WhatsApp Business? Veja o infográfico de marketing digital abaixo da Infobase Interativa:

infografico-como-funciona-whatsapp-business

Gostou das nossas dicas de infográficos de marketing digital? Se você também tem uma referência bacana para indicar, deixa para gente nos comentários!

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]