Marketing

[Guia] Aprenda Inbound Marketing político e como utilizá-lo

Focar esforços na estratégia de Inbound Marketing Político pode ser um grande diferencial em sua campanha.

O marketing mudou muito nos últimos anos, e é claro que o marketing político também iria acompanhar.

As últimas eleições têm mostrado, em todo o mundo, como novas estratégias de marketing – principalmente no marketing digital – são eficientes, dentre elas o Inbound Marketing Político.

O Inbound Marketing já é uma estratégia muito conhecida pelo pessoal de marketing, e trazer essa estratégia como uma adaptação para o marketing político pode trazer bons frutos para uma campanha.

Uma campanha política traz muitos desafios e diversos caminhos a seguir, hoje veremos o caminho do Inbound Marketing e o que ele pode fazer para o sucesso de sua campanha.

O que é Inbound Marketing? 

O Inbound Marketing é uma estratégia que busca atrair pessoas para seus produtos, serviços e claro toda e qualquer informação que você deseja passar como em uma campanha política.

O Inbound Marketing usa de estratégias de atração para fazer com que o público certo chegue até você de maneira “orgânica”.

Ao invés de ir atrás de seu público alvo com um anúncio, você atrai ele com as estratégias baseadas, principalmente, em conteúdo.

Mas, você deve estar se perguntando, como as pessoas chegam até mim?

O Inbound Marketing se apoia, resumidamente, em dois pontos principais: SEO e marketing de conteúdo.

SEO

O SEO é o encarregado de traçar as estratégias certas para rankear seu site no Google, ou seja, o objetivo é fazer com que as páginas da sua empresa apareçam nos resultados de buscas em plataformas como o Google, por exemplo.

Ele se encarrega de fazer com que você tenha a maior chance possível de ser encontrado. Ou seja, aparecer nos primeiros resultados da busca.

E é aí que entra o conteúdo. Para que você seja encontrado, você precisa ter o conteúdo que aquela pessoa está procurando.

Marketing de conteúdo 

Uma boa criação de conteúdo, definidos e estruturados com as melhores práticas de SEO, fazem com que você tenha melhores chances de ser encontrado “em uma simples consulta no Google”.

É claro que há muito mais coisas por trás do Inbound Marketing além do SEO e do marketing de conteúdo, como por exemplo a conversão, fechamento entre outros. Mas vamos focar no que você precisa agora: saber mais sobre Inbound Marketing Político.

A principal questão que o Inbound Marketing político levanta é o tempo que as estratégias de inbound marketing precisam para gerar resultados.

Estratégias de Inbound Marketing podem levar mais tempo para dar resultados que outras estratégias de marketing, porém esses resultados são mais baratos e sólidos.

O tempo vai depender principalmente do tamanho de sua presença online, que pode ser medida pelo seu conteúdo. Portanto, quanto mais você se concentrar na produção de conteúdo relevante, maior será sua chance de aparecer cada vez mais.

E qual o problema do tempo?

O problema do tempo é que a lei eleitoral prevê regras para os prazos de propaganda eleitoral de cada candidato.

Como aplicar um inbound marketing político?

O Inbound Marketing Político encontra algumas questões que o diferenciam do Inbound Marketing comum. E para aplicá-lo devemos tomar alguns cuidados, como veremos a seguir.

O Inbound Marketing Político deve respeitar a lei eleitoral como qualquer outra ação do candidato.

Mas, como fazer para que você não tenha problemas com a justiça eleitoral e consiga realizar sua estratégia de inbound marketing político?

A resposta está no conteúdo. Você pode e deve criar conteúdo relevante para seu candidato sem que diretamente você esteja pedindo votos ou divulgando sua campanha, fora da data prevista na lei.

Dessa forma você consegue iniciar, com bastante antecedência, uma estratégia de Inbound Marketing, que vai trazer resultados no futuro.

Assim como qualquer outra estratégia de marketing você precisa conhecer o seu público

A partir daí e dos conhecimentos que você já possui em sua campanha, alinhar com os profissionais de SEO para criação de conteúdos relevantes a este público.

Portanto, encontre as plataformas onde você mais terá chance de atingir seu público com o seu conteúdo, como por exemplo:

  • blog;
  • redes sociais como: Facebook, Instagram…;
  • podcast;
  • Youtube;

A partir daí, sua principal tarefa será produzir conteúdos que sejam relevantes para o público definido durante seu planejamento de marketing. Nesse sentido, te convidamos a conhecer também o artigo, “Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing”. 

O principal objetivo do conteúdo produzido nessa etapa deve ser informar e converter aquele visitante em mais um eleitor, ou mesmo um lead.

Estes conteúdos podem trazer uma boa quantidade de pessoas interessadas em seu candidato, e é importante que você converta elas em leads que poderão ser trabalhados com um foco ainda maior.

Como traçar estratégias de Inbound Marketing político?

Para você traçar estratégias de Inbound Marketing político é preciso que os objetivos estejam alinhados com suas estratégias gerais de marketing.

Portanto, você vai precisar que uma equipe de SEO e uma equipe de produção de conteúdo trabalhe de forma alinhada para que os objetivos de campanha sejam atingidos. 

Sem esquecer do trabalho de gestão dos leads que você terá ao realizar um bom trabalho de Inbound Marketing Político.

Como você pôde ver no decorrer deste artigo, uma estratégia de Inbound Marketing político deve começar o quanto antes, para que os seus resultados possam ser alcançados o mais rapidamente possível.

Para que isso funcione da melhor maneira possível, você precisa estar atento às leis eleitorais e dividir os seus conteúdos em duas frentes: uma durante a campanha eleitoral oficial e outra fora dela, com reforço de imagem de seu candidato.

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Sumário.

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