A verdade é que ninguém gosta de conversar com robôs. Bem, pelo menos com os robôs que temos hoje — frios, com poucas opções de respostas e muitas vezes confusos. Além disso, até mesmo pessoas que agem como robôs, com comportamentos padronizado e falas sistemáticas, são difíceis de aguentar, não é verdade?
Humanizar sua marca significa o extremo oposto de lidar com bots — assim como comportamentos robotizados. Embora pareça um detalhe pequeno, isso implica em uma mudança absurda na percepção de valor dos clientes.
Trazer sua empresa para perto dos usuários é uma ótima opção. Aliás, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que se trata de uma vantagem competitiva.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Forrest em 2019, foram estimadas que 25% das empresas poderiam perder, em 2020, cerca de 1% da receita anual apenas por não responder de forma satisfatória eventos e acontecimentos nas redes sociais que seus clientes consideram importantes.
Isso é muita coisa!
Vamos entender o porquê de a humanização ser tão importante?
Imagem: Pexels
Por que a humanização de marca faz tanto sucesso entre os clientes?
A internet veio para facilitar as coisas; isso vale desde conseguir um produto pirata até aumentar o faturamento das empresas. Porém, algo que muitos empresários não contavam é que as vendas realizadas na internet iriam cair ao longo do tempo.
A razão disso é simples: no início, tínhamos apenas algumas empresas atuando na internet; hoje, porém, são milhões de empresas disputando espaço na Web. Naturalmente a receita advinda da internet diminui por causa da concorrência.
Além disso, quando o usuário pesquisa por um produto no Google, uma seleção enorme aparece para ele. Ou seja, a questão de preço e qualidade acabou perdendo o sentido, e outras características da marca passaram a ditar quem vende ou não na Web.
Ter autoridade no assunto, cuidar para que os produtos venham em boas condições e até atuação em pautas sociais viraram pontos positivos. As empresas que não souberam lidar com isso simplesmente foram engolidas pela concorrência.
Portanto, podemos dizer que as marcas deixaram de ser simples empreendimentos, para, por fim, entrarem na vida das pessoas. Ou seja, são aliadas no dia a dia de seus consumidores, sendo um grande salto adiante dos conceitos vistos há algumas décadas atrás.
O que torna uma marca humanizada?
Todas as empresas de sucesso no mercado atual atuam dia e noite para humanizar ainda mais suas marcas. Dessa forma, ao olhar para o jeito com que lidam com clientes e usuários, fica claro os elementos que tornam uma marca humanizada.
Podemos dizer que, em resumo, são técnicas, métodos e ações que levam a uma aproximação com os usuários. Dessa forma, a marca entra — literalmente — no dia a dia das pessoas, se fazendo presente em alguns momentos.
Vamos ver em detalhes!
Engajamento com pautas sociais
É uma regra: o segredo da humanização de marca é engajar sua empresa em pautas sociais. Dessa forma, cuidar do meio ambiente, assim como da qualidade de vida de seus trabalhadores faz muita diferença para os usuários.
Só para ter ideia das proporções dessas ações, uma pesquisa realizada pela Deloitte apontou que, em média, 80% dos entrevistados aceitaram pagar mais por um produto se a marca for comprometida com o meio ambiente e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Maior interação com usuários
Um ponto importante é justamente a grande interação com os usuários. Aliás, é justamente aqui que entram as redes sociais. Estar presente nas redes pode significar aumentos enormes no faturamento de sua empresa, diga-se de passagem.
Os usuários e clientes adoram ser ouvidos. Seja para reclamar, enviar sugestões ou até agradecer: eles querem que tenha alguém para responder. Isso é um método poderoso para mostrar presença na internet.
Comunicação na linguagem do público
Outro detalhe que conta pontos é se comunicar na linguagem do público. Sabe aquele português impecável e todo rebuscado? Tire isso de sua marca — a menos que seu público seja composto de pessoas assim, claro.
Nós, seres humanos, gostamos de estar entre semelhantes. Se comunicar como os usuários vai dar um status de “semelhante” para sua marca, ou seja, vai humanizá-la nas redes sociais.
Existe um método para humanizar marcas?
Claro que existe!
Na verdade, nós já falamos um pouco sobre como fazer isso. Está lá no tópico “o que torna uma marca humanizada”. Se você seguir à risca o que foi dito lá, com certeza terá uma marca humanizada em pouco tempo.
Em resumo, humanizar uma marca significa ficar mais próximo de seus clientes. Na verdade, “ficar mais próximo” é um eufemismo: você precisar estar presente no dia a dia deles. Calma, não estamos falando de spam, mas sim oferecer soluções e oportunidades interessantes para eles.
Além disso, você deve apresentar sua empresa como o que ela realmente é: várias pessoas trabalhando com um propósito definido.
Veja a receita para humanizar sua marca!
Conte com um estilo característico
Ter estilo é muito importante para uma marca. Aliás, ele não pode ser genérico, mas sim único e inigualável.
O estilo está relacionado com tudo que sua marca faz. Dessa forma, desde a redação de conteúdo até as cores são importantes. Lembre-se de apostar na harmonia e, se possível, usar a opinião do público para moldar seu estilo.
Apresente o lado engraçado da empresa
Quando falamos em empresa, pensamos em pessoas engravatadas, sentadas em frente a um computador o dia todo, e que não costumam rir muito. Bem, isso pode ser verdade, mas uma empresa também pode ser cômica às vezes — desde que não prejudique sua imagem.
Uma dica é postar um “meme” ou outro na página da empresa. Só não vai abusar da quantidade, Ok?
Mostre quem trabalha na organização
Por fim, para encerrar este artigo sobre humanização de marca, uma forma de humanizar seu negócio é justamente mostrar a equipe que trabalha com você.
Quando o usuário vê sua marca na internet, ele pensa em pessoas estranhas. No entanto, ao apresentar seus colaboradores, tanto com fotos quanto com um texto de biografia, eles passam de estranhos para conhecidos.
Dessa forma, sua marca deixou de ser abstrata — algo para vender produtos — e passou a ser algo familiar para os usuários. Acredite: é muito mais fácil vender para quem já te conhece.
Humanizar sua marca traz ótimos benefícios para sua empresa. Você pode fazer isso aumentando o contato com os usuários e, claro, oferecendo um ótimo atendimento. Não perca essa oportunidade de aumentar suas vendas.
Artigo escrito pela equipe da Planejador Web, especialistas em Marketing Digital.