Toda empresa precisa crescer. O desafio para isso está na descoberta do melhor caminho para o growth hacking, ou seja, alcançar resultados rápidos para o crescimento.
Essa é uma das técnicas utilizadas pelas startups de sucesso que você conhece. Porém, embora seja uma tendência mundial, muitas pessoas ainda não sabem o que é essa estratégia. Por isso, neste artigo, você poderá:
- Saber o que é growth hacking;
- Conhecer seus 4 pilares e os 5 estágios do funil;
- Descobrir 5 benefícios principais.
Então, boa leitura!
O que é growth hacking?
Em primeiro lugar, para entender o conceito é essencial conhecer sua origem. Então, saiba que foi em 2010 que Sean Ellis utilizou a expressão growth hacking pela primeira vez.
Após analisar empresas que conquistavam resultados rápidos, ele descobriu algumas similaridades:
- Não usavam o marketing convencional;
- Possuíam equipes multidisciplinares;
- Focavam esforços contínuos em análise de dados e métricas;
- Desenvolveram um manual de melhorias constantes e crescimento sustentável.
Assim, com essas percepções, ele criou o conceito: “Growth hacking é marketing orientado a experimentos”. Ou seja, é o crescimento rápido com base nas brechas encontradas no mercado e exploradas pelo time:
- Growth: crescimento;
- Hack: brecha, espaço ou recorte;
- Hacking:
Nesse contexto, existem muitas formas de aplicar a técnica, entretanto a que faz mais sentido foca no seguinte passo a passo:
- Identificação de um problema (objetivo);
- Discussão de ideias que possam resolvê-lo (hipóteses);
- Resolução deste ponto para elevar a performance com melhorias focadas (experimentos);
- Análise de erros e acertos, inclusive com o uso de ferramentas de analytics e automação, por exemplo;
- Aprender com as vitórias e derrotas para fazer novos testes até alcançar o crescimento desejado.
Quais são os 4 pilares do growth hacking e os 5 estágios do funil?
Agora, para colocar em prática o growth hacking é preciso conhecer seus 4 pilares e também os 5 estágios do seu funil.
O primeiro, orientará a aplicação da técnica, ou seja, dará um propósito. Já o segundo, fará com que você entenda a lógica de acompanhamento da ação.
Pilares
1) Product-Market Fit
A estratégia só fará sentido a partir do momento que você tenha um produto ou serviço que possua demanda no mercado. Dessa forma, é preciso, acima de tudo, identificá-lo e criá-lo.
Sean Ellis elaborou a Regra dos 40% para essa fase, que consiste na aplicação de um questionário com os clientes que verifica como eles se sentiriam se o item deixasse de existir.
Se mais de 40% responder que “sentiria falta” ou ficaria “muito desapontado”, você já sabe que está no caminho certo.
2) Growth Hacks
Em segundo lugar, estão as ideias, o que pode ser feito para gerar resultados rápidos e com um custo baixo. Levante questões, hipóteses e experimentos que possam gerar o growth hacking.
3) Escala e viralização
Quanto menor o custo, melhor. Então, pense sempre na escala e viralização, ou seja, na capacidade que a ação terá de tornar os clientes em propagadores do produto ou serviço.
4) Otimização e retenção
Por último, é preciso otimizar a ideia que deu mais certo e tornar a experiência do consumidor mais efetiva e satisfatória.
Assim, se retêm os clientes e começa a se consolidar uma base de compradores fiéis o que por si só contribui para um crescimento rápido e constante.
Funil do growth hacking
Em conjunto com as ações acima, você também pode trabalhar o funil de growth hacking, que é composto pelas seguintes fases:
1) Aquisição: práticas que atraiam e conquistem novos clientes.
2) Ativação: foco na experiência positiva, como através de um atendimento personalizado e de qualidade, por exemplo;
3) Retenção: quando há a satisfação e a vontade dos consumidores de seguirem usando o produto ou serviço;
4) Receita: os compradores conquistados seguem consumindo e fazendo parte do faturamento;
5) Indicações: enfim, é a hora em que a fidelidade gera a indicação para amigos e conhecidos.
5 benefícios do growth hacking para acelerar suas vendas
Por fim, como você viu, o benefício principal e óbvio do growth hacking está no crescimento dos lucros e, consequentemente, das vendas sem gerar custos elevados.
Porém, outras vantagens da técnica podem ser citadas:
1) Menor custo para a retenção e fidelização;
2) Ação focada, ou seja, o resultado é sempre o objetivo. Não se perde tempo com desvios de atenção;
3) Identificação de oportunidades, assim como de melhorias;
4) Redução de gastos desnecessários, já que se aprimoram processos;
5) Criação de uma cultura interna de melhoria contínua, especialmente focada em vendas.
Agora, fica o convite para conhecer o CRM de vendas da Linkseller. Afinal, essa ferramenta te ajudará a analisar métricas, organizar informações de clientes e acompanhar tudo o que está sendo feito na estratégia de growth hacking.
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