Google Adwords ou Facebook Ads? Qual é a melhor plataforma de anúncios pagos? Qual oferece melhor ROI para seu negócio? Continue lendo e conheça as respostas para essas e outras perguntas!
Antes de continuarmos é importante reforçar a ideia de que o uso de um não exclui o uso do outro.
Na verdade a dica mais certeira que eu poderia te dar é investir em ambos e analisar o retorno sobre investimento ao longo do tempo para saber qual é a melhor opção para seu nicho de mercado e para atingir suas personas de acordo com os seus objetivos.
Mas se o capital para investimento é limitado por onde você deve começar?
Google Adwords ou Facebook Ads?
Google Adwords ou Facebook Ads?
Para que você comece esse guia sabendo: ambas as plataformas de publicidade operam com base em pagamento por clique, ou CPC.
Além disso existem outras semelhanças e algumas diferença. A seguir falaremos sobre cada tópico relevante nessa análise. Acompanhe!
#1 Tamanho da audiência
Google Adwords
Com mais de 40.000 pesquisas por segundo, 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias e 1,2 trilhão de buscas na web todos os anos, o Google oferece um potencial de alcance que dificilmente será batido por outro canal nos próximos anos.
Esses números atraíram empresários e profissionais de marketing e transformaram o Adwords na maior plataforma de anúncios online do mundo.
Quando falamos do potencial de conversão do Google é preciso considerar que pesquisas já apontam que 97% dos internautas buscam informação online antes de tomar qualquer decisão.
Todos concordamos que grande parte dessas pesquisas é realizada no Google, correto?
Estar na plataforma como resultado de uma pesquisa apresenta, então, um grande potencial de alcance de novos clientes.
Facebook Ads
Se o Google é líder em volume de anúncios CPC, o Facebook Ads é líder de uma das fatias que compõem esse modelo, o anúncio social pago.
Com mais de 1,55 BILHÃO de usuários ativos por mês o Facebook ainda ocupa o primeiro lugar entre as redes sociais, mesmo que outras mídias tenham surgido, entre elas o Instagram.
#2 Variedade de formatos de anúncio
Google Adwords
O Google oferece três formatos principais de anúncios:
- Rede de Pesquisa;
- Rede de Display;
- Google Shopping (que faz parte da rede de pesquisa mas é um formato especial desse segmento).
Tipos específicos de empresas como hotéis, por exemplo, também podem incorporar elementos visuais como imagens e localização no Google Maps.
Não importa o que você vende ou para quem, as chances são boas de que haja um formato de anúncio que tornará seus produtos ou serviços mais atraentes para sua persona.
Para complementar sua leitura, indicamos o artigo; “Google Adwords vale a pena? 4 razões para investir em 2019”.
Facebook Ads
Enquanto os anúncios do Google Adwords são baseados, em sua maioria, em texto, os anúncios do Facebook priorizam a qualidade e criatividade das imagens.
Cada vez mais a plataforma incentiva os chamados Native Ads. Modelos de anúncios tão semelhantes a uma publicação de usuário que se mistura ao tipo de conteúdo produzido. Um anúncio que não parece anúncio.
Uma das provas disso é que atualmente a plataforma limita a quantidade de texto usado em uma imagem de anúncio em 20% em relação ao espaço ocupado dessa imagem.
#3 Competição financeira por lance
Google Adwords
Você pode pensar que no Google Adwords aparece mais que paga mais. Essa não é uma realidade.
Conhecido por priorizar a experiência que o usuário o Google AdWords se concentra na qualidade e na relevância dos anúncios, não apenas no quanto os anunciantes investiram para dar o lance.
Isso quer dizer que anúncios relevantes, otimizados e de alta qualidade raramente precisam oferecer lances tão altos quanto os anunciantes com anúncios de baixa qualidade.
Para medir essa variação o Google tem o chamado índice de qualidade do anúncio.
A capacidade financeira de uma empresa também não é a única medida usada pelo Facebook para ampliar o alcance de um anúncio.
Como a forma de exibição do anuncio é diferente do Google, a comparação nesse aspecto também é diferente.
O Facebook Ads não trabalha apenas com lances por anúncio, na verdade essa opção é uma das menos usadas na plataforma.
Entretanto, da mesma maneira que no Adwords, o anúncio passar por uma avaliação de qualidade, como por exemplo em relação ao tamanho do texto da imagem, podendo ter uma redução de alcance em casos de baixa qualidade no material.
#4 Capacidade de segmentação do público
Google Adwords
O Google é conhecido por gerar tráfego qualificado seja tráfego orgânico ou pago.
Isso acontece porque o algoritmo da plataforma entende o que o usuário está pesquisando ou no que está interessado e apresenta os anúncios que melhor se encaixam nesse perfil.
Ou seja, em um anúncio da rede de pesquisa, por exemplo, se alguém pesquisa por “planilha financeira”, esse alguém está precisando de apoio para controle financeiro e são esses anúncios que irão aparecer para esse usuário.
Mesmo na rede display os anúncios, a rede de parceiros e o usuário são empreendidos de maneira que o anúncio alcance quem tem maior potencial de conversão.
Facebook Ads
São inúmeras as formas que os anunciantes podem segmentar os seus usuários dentro do Facebook Ads.
Elementos demográficos como idade e gênero são apenas a ponta do iceberg.
É possível segmentar interesses, comportamentos, eventos pessoais como “usuários que casaram há 1 mês”. Sim, esse nível de personalização é capaz de alcançar exatamente quem você deseja.
E essa segmentação pode gerar cliques e boas taxas de conversão.
Leia mais em: 6 passos infalíveis de como divulgar no Facebook com sucesso
Google Adwords vs Facebook Ads: qual você deve usar?
A decisão por Google Adwords ou Facebook Ads deve ser pensada de acordo com os objetivos e interesses da empresa.
Como vimos acima ambas podem resultar em bons números para os negócios.
Ao avaliar os pontos fortes é evidente que as duas plataformas podem ser usadas de maneira complementar.
Aproveitar o poder da pesquisa paga e dos anúncios sociais pagos é uma estratégia eficaz.
Usar ferramentas que apoiem a avaliação de retorno de cada campanha é importante para a tomada de decisões estratégicas para cada empresa.
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