(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)
Você sabe o que é geração de leads? Bem, com a grande concorrência nos mais variados ramos empresariais, a conquista de novos clientes se tornou uma árdua e constante tarefa, um verdadeiro desafio para empreendedores e para quem almeja sucesso em seu negócio.
E isso não ocorre somente devido à concorrência, mas também porque as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos produtos e serviços que lhes são oferecidos.
No mundo digital, o assunto não é diferente, pois a conquista de novos clientes, nesse caso, também depende de eficientes estratégias de marketing digital, ou inbound marketing, entrando aí a importância da geração de leads qualificados.
O sucesso do seu negócio dependerá da sua capacidade de gerar leads, e o primeiro passo para que isso aconteça é investir na definição e planejamento das estratégias corretas.
Saiba mais: Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas
O que é um Lead?
Antes de entender como realizar a geração de leads qualificados, entender o que é um lead é um passo importante.
Um lead é a pessoa que visita o site de determinada empresa com pelo menos uma remota intenção de adquirir seus produtos ou serviços, ou seja, é um possível futuro cliente.
Porém, para ser considerado lead de fato, é preciso que essa pessoa disponibilize alguns dados que permitirão à empresa um posterior contato (via e-mail marketing, por exemplo), dados esses que só serão fornecidos em troca de maiores e mais detalhadas informações acerca do produto, marca ou serviço no qual há interesse.
Portanto, lead é o visitante que a empresa “conhece”, haja vista que ela possui informações a respeito desse potencial cliente.
Lead qualificado: o que é?
O lead possui, digamos assim, algumas classificações, que vão desde o lead frio, ou simples, até o lead qualificado, conforme ele flui através do funil de compra.
Basicamente, sua estratégia para geração de leads qualificados deve se atentar para a seguinte classificação:
- Lead frio: é o possível futuro cliente que disponibilizou seus dados em busca de alguma informação sobre o serviço ou produto, porém não sente segurança ou interesse suficiente para levar o processo adiante.
- Lead em fase de nutrição: uma vez que o lead já existe, é preciso trabalhar estratégias de inbound marketing a partir de suas expectativas. É preciso oferecer o que esse potencial cliente precisa no momento oportuno.
- Lead estagnado ou inativo: como o próprio nome já diz, é o lead que durante algum período de tempo não irá adquirir o produto ou serviço que lhe foi oferecido. Apesar disso, as relações comerciais não devem ser descartadas.
- Lead em processo de reciclagem: ele estava estagnado, mas graças a determinadas estratégias de marketing digital que a empresa utilizou, ele está voltando a ativa.
- Lead qualificado: essa é a melhor e mais esperada fase, onde o lead já conhece o serviço ou produto que pretende adquirir, além de já ter plena confiança na marca ou empresa fornecedora desse bem. É nessa fase que o lead estará preparado para receber propostas e começar a negociar, tornando-se finalmente um cliente.
Em suma, para entender o que é um lead qualificado pense no cliente ideal da sua empresa, que esteja alinhado a persona do negócio e esteja em uma fase adiantada da jornada de compra, pronto para receber uma mensagem de vendas.
Veja também: O que é Funil de Vendas? Quais são suas etapas?
Como investir na geração de leads qualificados para seu negócio?
O inbound marketing dispõe de inúmeros métodos e estratégias para a geração de leads qualificados.
É preciso saber definir qual é a melhor estratégia em função do seu processo de vendas e dos objetivos que se deseja atingir.
Em suma, é a noção de quantos leads qualificados deverão ser gerados, seja semanal ou mensalmente, para que o seu negócio prospere ainda mais, entre outros fatores.
O primeiro contato que a empresa terá com o seu possível futuro cliente será feito através da landing page, e é a partir dessa página de entrada que ele será atraído e, com a estratégia para geração de leads, transformado em um lead qualificado.
A landing page da sua empresa deverá causar uma ótima primeira impressão no cliente em potencial, pois ela funciona como o cartão postal do seu negócio.
Essa página precisa ser interessante e empolgante para o lead. Por essa razão é necessário definir estratégias de geração de leads e marketing digital em conjunto com uma atraente página de entrada.
Também conhecidas como iscas digitais, as estratégias de geração de leads devem ser sempre bem planejadas, a fim de impressionar, em todos os momentos, o potencial cliente.
Existem várias e eficientes estratégias para geração de leads qualificados, acompanhe algumas dicas abaixo.
Como obter leads qualificados: conheça as principais estratégias
A seguir, você tem acesso ao passo a passo de como obter leads qualificados por meio do compartilhamento de conteúdo rico, de valor e relevante para as personas da empresa. Entre os exemplos de materiais ideais para a geração de leads qualificados estão:
- Planilhas: práticas e muito úteis, as planilhas podem auxiliar o lead em relação a informações de seu interesse, ou seja, podem ser planilhas de dicas, guias, organização e controle, ou cálculos. Esse mecanismo vai servir como uma fonte de consulta e informação para o lead sobre algum assunto específico quando ele precisar.
- Checklists: também demonstrando toda a sua utilidade, as checklists consistem em ajudar o lead a resolver seus problemas de forma rápida e simples. Basicamente, é uma lista na qual constará instruções que o lead deverá cumprir com a intenção de alcançar os objetivos do conteúdo. É um passo a passo para a solução de um determinado problema.
- Concursos: uma forma muito eficaz de se gerar leads qualificados é a realização de concursos. Nesse caso, o lead será atraído por vantagens que lhe serão atribuídas, como algum desconto na compra de um produto ou serviço, por exemplo, caso participe e obtenha bons resultados em uma determinada prova ou competição.
- Demonstrações: estratégia utilizada quando se quer mostrar um pouco mais sobre o produto a ser comercializado. Como o próprio nome sugere, é a demonstração de como o produto funcionará e será útil caso o lead o adquira.
- Webinars: webinar consiste na transmissão de palestras e apresentações via internet, ao vivo ou não, para atrair leads. O palestrante deverá apresentar conteúdo relevante, que interesse ao lead, é claro, podendo se comunicar e interagir com seu potencial cliente, sanando suas dúvidas e questões.
- Apresentações PPT Slideshare: Com essa estratégia faz-se apresentações, através de slides, do produto, e suas formas de aplicação e utilização. É preciso que essa apresentação seja composta por conteúdo de alta qualidade e extremamente atrativo.
- Ebooks: são muito utilizados no marketing digital para a geração de leads qualificados. Eles são bastante didáticos e levam informações úteis ao lead. Vale ressaltar que o processo de produção de um ebook é demorado, devendo por isso ser bem planejado, com a certeza de que trará o retorno esperado.
- Consultoria gratuita: nessa estratégia o lead receberá uma consultoria que o ajudará na tomada de decisões para atingir seus objetivos, sabendo a melhor maneira de fazê-lo.
- Kits de conteúdos ferramentas: é um kit que pode abordar diversos assuntos, como por exemplo, um kit sobre que tipos de roupas levar para uma determinada viagem e os momentos e ocasiões para utilizá-las. Ou ainda um kit de ferramentas propriamente ditas que serão muito úteis ao lead.
Confira: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site
Finalmente o call to action (CTA)
É no call to action, ou chamada para ação, que a empresa finalmente irá conseguir conquistar um cliente.
Depois de utilizar das mais variadas estratégias de geração de leads qualificados, e ganhar a atenção e interesse do futuro cliente, a empresa deverá chamá-lo para a ação que ela objetiva que o mesmo realize, ou seja, a compra do produto ou serviço.
Um exemplo bem simples de call to action que podemos mostrar aqui é o convite para que o lead compre o produto, que será feito logo após sua apresentação, sem enrolações, onde ele irá clicar em um botão com os seguintes dizeres: obter “tal produto” agora. Esse exemplo simples facilita a relação entre cliente e fornecedor, tornando tudo mais prático e rápido.
Para aplicar todos estes conceitos, o ideal para a geração de ledas qualificados é automatizar seus processos de marketing com ajuda de uma ferramenta como a LAHAR.
Foi o que a M3Corp percebeu. Ao notar que precisava de um reposicionamento digital, a empresa buscou auxílio de uma ferramenta especializada em captar, qualificar e nutrir leads para criar oportunidades reais de converter vedas.
Depois de passar a usar a LAHAR, houve aumento de 300% no número de parceiros, 3 vezes mais visitas se tornaram leads qualificados e foi conseguido 20% de aumento no tráfego do site.
Confira mais detalhes aqui: CASE M3Corp
Entenda melhor como a LAHAR pode ajudar você nas suas automações de marketing, criação de Landing Pages, gestão de contatos e muito mais:
E aí, você gostou do artigo? Já sabe por onde começar sua estratégia para geração de leads qualificados?
Compartilhe sua opinião ou dúvida nos comentários e não se esqueça de se inscrever em nossa lista de emails para receber novos artigos!
[Tweet “A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio.”]