Para o profissional que busca aumentar o crescimento de sua empresa, é fundamental conhecer boas ferramentas de growth hacking. Essas ferramentas facilitam encontrar brechas que levem a empresa a um rápido crescimento, encontrando o caminho mais curto para o sucesso.
O que é growth hacking?
Antes de conhecermos as principais ferramenta de growth hacking é interessante relembrar o que é growth hacking.
Trata-se de um termo criado para definir ações que se concentram no desenvolvimento de um negócio. Bastante comum em startups, o growth hacking se concentra em criar estratégias que permitam o rápido e amplo crescimento de empresa.
Além da velocidade e do alcance da expansão do negócio, outro fator determinante para o growth hacking é o uso de pequenos orçamentos.
Selecionamos abaixo algumas ferramentas que todo profissional de growth hacking deveria conhecer. Dividimos de acordo com o objetivo de cada ferramenta.
Ferramentas de growth hacking para aquisição de tráfego
Aumente o tráfego de usuários em sua página.
1. Google Trends
Com o Google Trends é possível observar os termos mais pesquisados ao redor do mundo, acompanhando as tendências de buscas no Google.
Assim, o profissional pode descobrir as palavras-chave mais procuradas por assunto, o que facilita a oferta do seu produto a públicos mais segmentados.
Isso possibilita uma seletividade maior dos termos que serão empregados na divulgação de seu produto, encontrando furos no mercado onde a concorrência não está alcançando.
Essa ferramenta também é bastante usada para ações de marketing com retorno de médio a longo prazo, como SEO.
2. Colibri.io
Colibri.io é uma ferramenta de growth hacking que permite ver com que plataformas seu possível consumidor está se engajando, para que o profissional possa selecionar mais efetivamente onde anunciar seu produto, para ter o melhor retorno.
Além disso, é possível monitorar quem está falando sobre a sua marca e o que está sendo dito em diferentes segmentos, sendo uma ferramenta que permite integração com o Google Analytics.
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3. SEMRush
Para que uma empresa ganhe visibilidade on-line, é fundamental ter uma estratégia de marketing efetiva.
O SEMRush é uma ferramenta de busca de dados completa, a partir da qual se pode medir:
- SERP data;
- CPC;
- volume para cada palavra-chave relacionada a seu negócio;
- informações de tráfego e conversão de seus concorrentes.
Essa ferramenta de growth hacking é indicada também para profissionais de marketing que estão começando a atuar no mundo do growth hacking, por seu design intuitivo e sua praticidade.
4. Pay with a tweet
A Pay with a tweet é uma ferramenta de divulgação muito útil, pois permite o acesso do usuário ao seu produto a partir do momento em que ele posta sobre sua marca nas redes sociais, atingindo toda a sua rede de amigos e seguidores.
5. MixRank
O MixRank é uma ferramenta que atua na análise da concorrência. Com ela, é possível:
- acessar as origens de tráfego dessas empresas;
- descobrir em que banners e anúncios de texto os consumidores estão clicando com maior frequência.
Ela também coleta dados de prospects e de clientes já consolidados.
Ferramentas de growth hacking para Geração de Leads
Encontre consumidores interessados no seu produto.
6. BounceX
O Bounce Exchange analisa os dados de sua plataforma para ajudar a converter usuários que estão prestes a sair do seu site em consumidores, convidando-os diretamente a adquirir seu produto.
7. Hello bar
A Hello Bar é uma ferramenta que permite a instalação de uma barra no topo do seu site. Essa barra pode ter diversas funções, como:
- indicar outras redes sociais nas quais seu produto atua;
- coletar e-mails de possíveis consumidores;
- dinamizar a navegação no site, servindo como menu.
É possível também monitorar a quantidade de cliques que sua barra está recebendo.
8. Zapier
Mais uma ferramenta de growth hacking é bastante intuitiva que pode ser facilmente usada por quem está começando.
O Zapier permite conectar mais de 300 outras ferramentas de growth hacking, integrando suas funções para que o profissional não precise gerenciar suas ferramentas separadamente.
Assim, tarefas mecânicas como a transferência de informações entre as ferramentas deixam de ser um problema.
9. CrazyEgg
Com a CrazyEgg é possível ver a movimentação dos usuários em seu site.
Informações como em quais links eles estão clicando, e em que momentos eles estão fechando sua página são disponibilizadas em formato de heatmaps, scrollmaps e clickmaps.
Ferramentas de pesquisa de mercado e feedback do usuário
Otimize sua plataforma a partir do contato com seus usuários.
10. Typeform
O objetivo dessa ferramenta de growth hacking é humanizar o processo de avaliação de serviços e pesquisa de opinião de consumidores dentro do seu site, tornando-o mais divertido e interativo, com diversas opções de design.
O Typeform também pode se integrar a outras ferramentas de growth hacking.
11. Hotjar
A Hotjar é uma ferramenta que possui diversas funções como:
- analisar o comportamento dos usuários através de heatmaps;
- visualizar gravações de visitantes pelo rastreamento de sua movimentação na página;
- fazer pesquisas de opinião.
12. Olark
Olark é uma ferramenta de live chat que permite que o consumidor receba suporte customizado em qualquer etapa da aquisição de seu produto.
É possível desenvolver mensagens diferentes a serem mostradas de acordo com o comportamento do usuário.
Ferramentas de growth hacking para e-mail marketing
Mantenha os consumidores engajados com sua empresa, enviando atualizações, novidades e promoções.
13. MailChimp
Uma das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas no mercado, o MailChimp traz inúmeras facilidades para o profissional de growth hacking, como:
- segmentação de lista de e-mails;
- análise de performance dos seus envios;
- envio de e-mails direcionados de acordo com a atividade do usuário em seu site.
14. Vero
Vero permite analisar dados dos usuários em tempo real e transmitir essa informação para o envio de e-mails segmentados. Essa ferramenta pode ser integrada também a um provedor de entrega de e-mails.
15. Drip
O Drip é mais uma opção de ferramenta de e-mail marketing com base no comportamento do consumidor, com o diferencial de ter uma interface extremamente intuitiva.
Ferramentas de Inbound marketing e automação de marketing
Organize e gerencie todos os dados referentes à produtividade de sua plataforma de um só lugar.
16. Keap (antiga Infusionsoft)
A Keap é focada no aumento das vendas para pequenas empresas. Essa ferramenta de automação permite que o profissional gerencie todos os aspectos da interação com o cliente a partir de uma única plataforma.
17. LAHAR
A LAHAR é uma ferramenta de inbound marketing e software de automação de marketing que atua como organizadora no fluxo de conversa da empresa com seus consumidores.
Além disso, a plataforma salva seu histórico de conversões e monitora a performance de diferentes setores da empresa em uma única plataforma.
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