A tradicional frase nunca morre: A propaganda é a alma do negócio!
A verdade é que o marketing é a chave para o sucesso ao empreender em qualquer negócio, inclusive no caso das instituições de ensino superior (IES).
Com a competitividade nesse mercado cada vez mais acirrada, as universidades precisam encontrar maneiras de se destacar dos concorrentes para conquistar e reter mais alunos.
É preciso mostrar o que elas fazem de melhor! Ter professores com certificações Google for Education, por exemplo, pode mostrar a excelência da instituição.
Nesse sentido, o marketing educacional se torna um grande aliado. Por meio dele, as instituições de ensino superior podem promover seus cursos, sua infraestrutura e todas as outras vantagens e diferenciais a fim de impactar positivamente a percepção de valor por parte de seu público-alvo.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com nove dicas de estratégias de marketing para universidades. Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para promover a sua IES e conquistar a preferência dos estudantes, adotando ações como as listadas a seguir.
- Crie as buyer personas da sua universidade
- Invista na produção de conteúdos relevantes
- Qualifique seus leads por meio do e-mail marketing
- Esteja presente nas redes sociais
- Crie ações que envolvam a comunidade local
9 estratégias de marketing para universidades
Cada organização de ensino tem diferentes características. Por isso, analise estas nove dicas e veja quais delas são as mais indicadas para a sua instituição educacional.
1 – Crie as buyer personas da sua universidade
Para que as estratégias de marketing para universidades realmente tenham efeitos positivos, é fundamental entender quem é o público para o qual tais estratégias serão direcionadas.
A instituição de ensino precisa saber com quem ela está conversando para, então, adaptar o seu discurso.
Tendo isso em vista, a nossa primeira dica se refere à criação de buyers personas. Elas nada mais são do que uma representação fictícia – mas fundamentada em pesquisas e fatos! – daquilo que seria o perfil ideal de cliente (neste caso, alunos).
Para a criação das personas, é necessário realizar pesquisas que levantem dados demográficos e comportamentais sobre o seu público-alvo, bem como principais interesses, ambições, expectativas, necessidades etc.
De posse dessas informações, criam-se de três a cinco personas, dependendo do tamanho da universidade. Assim, ficará mais fácil direcionar os esforços de marketing.
2- Invista em um bom site
Não importa quais sejam os tipos de estratégias de marketing que você deseja seguir para o seu negócio, o site da sua instituição de ensino deve conter todas as informações necessárias para atrair e engajar o público.
É preciso que ele seja um site responsivo, com boa usabilidade e que sirva como um portal para os alunos ficarem por dentro de tudo o que rola na instituição e com seu desempenho acadêmico.
Ele será a base de todo seu posicionamento online. E, se bem construído, funcionará como um pilar às demais estratégias de marketing digital para universidades.
3- Mostre seus diferenciais de mercado
A grande maioria dos alunos que pretendem realizar seus estudos em universidades particulares buscam por diferenciais.
E, por “diferenciais” podemos dizer que esses alunos buscam por: qualidade de ensino, bons professores e um preço justo.
Os “diferenciais” da sua IES podem estar em uma destas áreas! Mostre a qualidade dos seus cursos, o alto nível de empregabilidade dos alunos que se formam em sua instituição, sua representatividade no MEC, a estrutura da sua instituição, e deixe em evidência todas as capacitações técnicas de seus profissionais.
4 – Invista na produção de conteúdos relevantes
O marketing de conteúdo é uma das mais eficazes estratégias para atrair e reter alunos.
Com base nos perfis das buyers personas da sua universidade, é interessante produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo.
Por meio de artigos em blogs, vídeos, infográficos, e-books, manuais e webinars, por exemplo, é possível gerar mais leads e educá-los de maneira a avançar na jornada de compra.
E se você combinar a produção de conteúdo com as técnicas de SEO, o blog, o site ou o canal da sua universidade ficará mais bem posicionado nas ferramentas de busca, aumentando os acessos aos conteúdos e a visibilidade da instituição de ensino.
5 – Qualifique seus leads por meio do e-mail marketing
Ao oferecer conteúdos ricos, com um grau de complexidade e aprofundamento maior, você pode pedir em troca dos visitantes um endereço de e-mail para contato junto com outros dados cadastrais.
De posse dessas informações, você poderá usar ferramentas de automação de marketing para fazer disparos segmentados de e-mail marketing a fim de qualificar seus leads. Essas mensagens de e-mail podem conter um link para um conteúdo especial, um convite para participar de uma palestra na universidade ou de uma visita guiada, descontos em disciplinas isoladas etc.
A intenção é construir um relacionamento com o lead e conduzi-lo até a conversão.
6 – Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas de marketing indispensáveis, principalmente para as universidades, tendo em vista que grande parte do público é composta por jovens que, por sua vez, são grandes usuários dessas plataformas. Justamente por isso, elas precisam fazer parte de suas estratégias de marketing digital para universidades.
Mas não basta apenas criar um perfil para a universidade no Facebook e no Instagram, por exemplo. É necessário pensar bem no tipo de conteúdo que será postado, na linguagem a ser adotada e na forma com que a página da universidade vai interagir com seus seguidores e gerar engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos, etc).
7- Focar no antes, no durante e no pós vestibular
A preocupação com a captação de alunos e sua manutenção deve ser uma constante. Por isso é importante trabalhar em ações antes, durante e após os processos de seleção.
Não é uma escolha simples na vida do aluno decidir qual será sua Instituição de Ensino, isso demanda tempo e vários outros fatores. Justamente por isso, é importante pensar em ações de marketing específicas para cada um desses momentos.
É importante reforçar que essas ações não devem ser sequenciais, uma após a outra, e sim paralelas. Obviamente, a cada momento do aluno em sua jornada, uma delas será prioritária, mas não se deve esquecer de trabalhar os alunos existentes para forcar em conquistar novos, por exemplo.
8- Ofereça ensino à distância
Houve um tempo em que a modalidade de Ensino à Distância (EaD) não inspirava confiança nas pessoas quanto a sua real efetividade de ensinar.
No entanto, com o avanço da tecnologia e, principalmente após a pandemia de COVID-19, houveram muitas mudanças no sistema de ensino e, com isso, a expansão da sala de aula para o espaço digital passou a agradar muitos estudantes.
E o Brasil é um grande expoente desta mudança na América Latina! O que significa que: o Ensino à Distância já é uma realidade em nosso país e, mais do que isso, apresenta-se como um mercado cheio de oportunidades para investidores.
Há muitas vantagens no EaD, algumas das principais são:
- menor custo por aluno,
- auto-disciplina do estudante,
- autonomia do participante,
- pedagogia inovadora.
9 – Crie ações que envolvam a comunidade local
O relacionamento com a comunidade no entorno também deve ser considerado nas estratégias de marketing para universidades.
Ações que envolvam não somente os alunos mas também moradores e comerciantes das redondezas faz muito bem para a imagem da instituição e, consequentemente, acaba atraindo e retendo mais alunos.
Os cursos de Enfermagem e de Nutrição, por exemplo, podem montar tendas em uma praça próxima ao campus para aferir a pressão dos visitantes e dar dicas para uma vida mais saudável. Isso pode até motivar os alunos!
A universidade também pode apoiar eventos nas escolas de ensino fundamental e médio do bairro, tendo em vista que esses alunos um dia prestarão vestibular e podem considerar a sua instituição de ensino superior como opção.
Essas foram as nossas 9 dicas de estratégias de marketing para universidades. Coloque-as em prática e aumente os números de matrículas e a retenção de alunos. Leia também: O Futuro da sala de Aula
Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.
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