Pensar nas estratégias de marketing em tempos de crise é dever de todo gestor para manter o bom funcionamento de sua empresa. Afinal, o marketing é a alma de qualquer negócio que precisa continuar a alcançar os seus clientes.
Portanto, qual a melhor estratégia de marketing em época de crise?
Esta é uma pergunta que muitas vezes só aparece na hora errada. Isso porque só vamos nos preocupar com isso depois que a crise já chegou. Sem tempo para se preparar, você acaba ficando mais limitado do que estaria.
Mas afinal, não importa muito o que deveria ser feito, e sim o que podemos fazer. Não é mesmo?
Portanto, vamos a fundo buscar formas de pensar em estratégias de marketing em tempos de crise. E para isso, vamos organizar como iremos desenvolver esta nova estratégia dividindo nossos esforços em 3 pontos chave.
São estes os pontos principais que irão ajudar a definir nossas ações nestes tempos de crise. São eles:
- Planejamento
- Orçamento
- Otimização
Vamos então falar um pouco como você pode traçar suas estratégias de marketing em tempos de crise, de forma eficiente, pensando nestes 3 pilares que irão apoiar sua estratégia.
Traçando estratégias de marketing em tempos de crise: 3 pilares
#1 Planejamento
Fazer o seu planejamento de marketing é algo normal e essencial para qualquer empresa. E não seria diferente em tempos de crise.
Os planejamentos normalmente envolvem estratégias de:
- curto;
- médio;
- longo prazo.
E em tempos de crise, não será diferente. Porém, a primeira coisa que você deve fazer é revisar os seus planejamentos anteriores e adaptá-los a sua nova realidade.
Refaça o seu planejamento com base no impacto que a crise está tendo em seu negócio.
Isso porque crises nem sempre trazem prejuízos para todos os setores da economia.
Nas crises, existem aqueles setores que se beneficiam de alguma forma, enquanto outros têm prejuízos.
Entretanto, independente do seu setor ser beneficiado ou não, você precisa refazer o seu planejamento.
Caso o seu setor esteja sendo beneficiado, ótimo! É hora de aproveitar o momento ao máximo e isso também exige um novo plano!
Se o seu setor não teve tanta sorte assim e está sofrendo com a crise, é hora de acertar nas suas estratégias para sobreviver.
Portanto, revise todos os seus planejamentos e adapte eles ao momento em que você está vivendo. Nesta hora a primeira coisa que vai surgir é o orçamento disponível para este novo planejamento.
O orçamento disponível em tempos de crise pode ser o seu maior desafio. por este motivo ele é o próximo item que você deve se concentrar.
#2 Orçamento
Quando pensamos em estratégias de marketing em tempos de crise, a primeira coisa que nos vem à cabeça são cortes no orçamento. Porém, é neste momento que você tem de tomar mais cuidado.
Se a sua empresa está sofrendo com a crise, não é parando de divulgar o seu serviço ou produto que você vai ter mais clientes, não é verdade?
É claro que com uma receita menor você pode acabar ficando com uma fatia menor disponível para seu marketing.
Mas então, como você pode contornar este grande dilema?
É neste momento que entra em cena o nosso terceiro ponto chave nas estratégias de marketing em tempos de crise: Otimização!
#3 Otimização
Otimizar é a melhor forma de você conseguir resultados em momentos de crise.
E como você pode otimizar as suas demandas de marketing?
Colocando o foco nas estratégias certas!
Se a sua empresa não pode parar de investir, que ela invista com mais eficiência!
Pensando desta forma, qual a melhor estratégia de marketing em época de crise?
As melhores estratégias de marketing para momentos como este, são aquelas que envolvem um baixo custo de de aquisição de clientes (CAC), um exemplo de indicador de marketing super importante..
Inbound Marketing como estratégia para tempos de crise
Existem diversos exemplos de estratégias de baixo custo e alto retorno sobre investimento, para sua empresa. Entre todas elas, 2 se destacam:
- Inbound Marketing
- Marketing de Relacionamento
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é a melhor forma de você atrair potenciais clientes para o seu produto ou serviço de maneira “orgânica”.
Isto porque o Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que buscam atrair e converter usuários em futuros clientes compradores de seus produtos ou serviços.
De que forma?
Uma das etapas estratégias é a produção de conteúdo relevante!
A produção de conteúdo é a base do Inbound Marketing e busca atrair pessoas que se interessam pelos assuntos relacionados ao seu setor.
Dessa forma você tem a chance de conquistar um novo lead, oferecendo os seus serviços e fazendo com que ele passe por toda jornada de compra do cliente.
Use o conteúdo relevante para ações em:
- posts para blogs, seja o da sua empresa ou para sites de empresas parceiras, por meio de guest posts;
- marketing para redes sociais;
- SEO; conquistando melhores psicinamens nas pesquisas no Google.
Leia também: 5 truques e dicas de SEO para ficar entre os primeiros do Google
Quer entender o que é Inbound Marketing e como criar uma estratégia do início ao fim? Assista ao vídeo abaixo.
Marketing de Relacionamento
O Marketing de Relacionamento é outra ótima forma de otimizar as suas ações de marketing.
Esta é a estratégia de estreitar a sua relação com o seu cliente. Aproximando e fidelizando ele a sua marca.
Estes clientes já conhecem a sua marca e o seu serviço ou produto. O custo de conversão deles é menor e este é um ótimo momento para voltar seus esforços a eles.
Dê descontos, ofereça informações úteis e faça com que ele se sinta um cliente diferenciado.
Para isso reative clientes com campanhas de e-mail marketing, por exemplo. O SMS marketing também pode ser um excelente canal de atendimento, vendas e marketing.
Entenda quem é a sua persona e o que pode ser interessante para ela nesse momento.
Envie propostas e conteúdos relevantes sempre usando a segmentação de clientes para ampliar suas chances de conversão em menos tempo.
Crie fluxos de automação para tornar a comunicação mais eficiente, segmentada e qualificada.
Tudo isso pode ser tornar mais eficaz a partir da adoção de um software de automação, que desafogam a sua equipe e permitem que você direcione suas estratégias para leads qualificados e contato prontos para comprar de você.
Eles também permitem que você reative leads inativos e gere conversões com baixo custo de investimento.
Preparado para enfrentar a crise?
Além de responder a pergunta: qual a melhor estratégia de marketing em época de crise? É sempre importante lembrar que momentos de crise vêm ocasionalmente e mesmo que nem sempre não seja possível prevê-los, é importante estarmos preparados.
Por mais difícil que possa ser para sua empresa, busque por oportunidades que possam surgir.
Reveja suas estratégias, otimize suas operações e esteja preparado para dias melhores.
Por pior que esteja o presente, pensar no futuro em um momento de crise é a melhor forma de preparar o terreno para um crescimento de forma consistente e forte.
Diferenciando de seus concorrentes e mostrando que sua empresa está preparada para qualquer desafio.
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