Prospecção digital/ Vendas

Estratégias de Outbound Marketing: 5 ideias para aplicar no seu negócio

Atrair clientes e converter vendas é a principal força motriz de qualquer negócio, para isso a prospecção de clientes é fundamental. Algumas ações podem ser muito úteis , entre elas as estratégias de outbound marketing sobre a qual vamos falar neste artigo.

Quando falamos em trazer mais clientes para um negócio e vender mais existem duas formas que, a cada dia que passa, ficam mais populares: o moderno Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

Com a ascensão digital e a reestruturação do marketing, talvez você já tenha escutado sobre o que é Inbound e como essa estratégia é moderna e eficiente. No entanto, ainda há espaço para estratégias de outbound marketing bem sucedidas.

Independente da tática escolhida por você, é fundamental considerar que, dentro do marketing é indispensável a criação de um planejamento eficiente. Caso o outbound faça parte dos seus planos, ele deve ter seu espaço dentro desse documento.

Vale reforçar que uma mesma empresa pode ter em seu escopo de trabalho ações de outbound e inbound marketing. E é sobre essa relação e sobre as diferenças desses modelos que vamos falar na primeira parte deste artigo.

Leia também: Planejamento estratégico de marketing digital em 7 etapas

Inbound e Outbound: o que é e quais as diferenças?

Entender o que é Inbound e Outbound Marketing é fundamental para que você considere diferentes opções na hora de construir sua estratégia. 

Antes de conhecer as 5 estratégias de Outbound Marketing, você precisa entender o que é essa estratégia de prospecção e também as diferenças em relação ao Inbound para compreender melhor esse universo.

Inbound Marketing

Inbound marketing é traduzido como marketing de permissão. Seu objetivo é criar canais e peças de comunicação que tenham como objetivo participar das pesquisas e do processo de compra do cliente, desde a fase em que esse cliente está entendendo que possui uma necessidade até a decisão de compra.

O Inbound Marketing tem a ideia de fazer com que o cliente venha até a marca, através da relevância que ela constrói, especialmente, na internet e por meio do compartilhamento e produção de conteúdo relevante para diferentes mídias. 

Outbound marketing

O Outbound marketing é a abordagem conhecida como marketing de interrupção – meio no qual as empresas enviam sua mensagem de marketing para o maior número de pessoas possível e interrompem o comportamento natural do usuário.

Por exemplo, um anuncio do TV que interrompe o espectador a assistir seu programa preferido é um exemplo prático de Outbound Marketing em ação.

Entretanto, além da TV existem diferentes outras formas desse modelo atuar na busca pela atenção dos consumidores, entre elas:

  • mala direta, 
  • e-mails de prospecção, 
  • propagandas em TV, rádio e internet,
  • anúncios online, 
  • telemarketing e outras técnicas que interrompem a rotina diária do público.

Dentro de um processo comercial, o Outbound tem um papel mais ativo na busca por clientes. Enquanto o Inbound nutri os leads e espera que eles venham até à organização, guiados por seus materiais de qualidade e relevância, no Outbound a empresa vai atrás de cada prospect e se coloca na frente deles.

A prioridade do Outbound é divulgar a marca para o maior número de consumidores possível. Existe uma menor preocupação com quem é o público da marca e em como atingi-lo.

O resultado é que suas campanhas atingem a um público de massa e generalizado. Existe pouca segmentação e personalização.

O resultado é menos engajamento ao passo que exige, geralmente, mais investimento.

Entre as ações mais comuns da estratégia de Outbound Marketing estão as publicidades pagas e cold calls.

Contudo, como falamos acima, é um processo mais ativo e direto de prospecção.

Como falamos na introdução deste artigo, Inbound e Outbound não são estratégias concorrentes e podem ser utilizadas em conjunto. 

Na verdade, o ideal é que sejam, afinal, independente do perfil da sua marca, tanto o Inbound quanto o Outbound podem trazer resultados muito bons para o seu negócio, ainda mais se usados em conjunto.

No vídeo abaixo você conhece mais sobre o modelo de Inbound Marketing. Vale a pena conferir. 

6 exemplos de estratégias de Outbound Marketing

Agora que você já sabe o que é Outbound e as diferenças para a outra forma de prospectar clientes, é chegada a hora de conhecer 6 estratégias de Outbound marketing:

  1. Anúncios em Rádio e TV 
  2. Telemarketing
  3. Mídia impressa
  4. Patrocínios
  5. E-mail Marketing
  6. Anúncios digitais e links patrocinados

Anúncios em Rádio e TV 

Para muitos, sobretudo de gerações mais novas, pode parecer que ninguém mais vê TV ou ouve rádio, mas segundo a pesquisa da Kantar, 78% dos brasileiros ouvem rádio sendo que 3 em cada 5 escutam todos os dias com quase 5 horas por dia com o aparelho ligado.

Esse tipo de pesquisa mostra que apesar de não terem o peso e influência de outras épocas, essa mídias mais tradicionais ainda tem uma audiência e alcance muito relevante

A dica aqui fica por tentar relacionar o perfil dos seus clientes com o perfil dos ouvintes e telespectadores dos canais que você escolher para anunciar.

Já na internet, o Youtube com cada dia mais visualizações, canais e conteúdos postados aparece como umas das mais eficientes estratégias de Outbound Marketing com diversas modalidades de anúncios entre os vídeos.

No caso do Youtube, sua empresa pode investir tanto em estratégias de Inbound, como SEO para Youtube, como em campanhas de Outbound aprendendo como anunciar no YouTube.

Telemarketing

O telemarketing é outra ferramenta para a qual muitos torcem o nariz, mas que tem muito potencial. Por ser um contato direto que possibilita uma interação em tempo real com potenciais clientes, pode ser muito útil quando bem aplicada.

Treinando bem sua equipe sobre como fazer cold calls, você terá chance de oferecer produtos para clientes em potencial além de obter dados e métricas importantíssimas que são muito úteis para o setor de marketing.

Mídia impressa

Outdoors, panfletos, banners e afins podem ser muito interessantes quando bem feitos e bem localizados. Dependendo do local que essa estratégia for aplicada você terá grandes chances de atingir seu público-alvo. 

Patrocínios

Sua empresa já foi convidada para patrocinar palestras, eventos, show ou qualquer outro tipo de atração?

O patrocínio também está entre as ações de outbound marketing mais conhecidas do mercado. É preciso ter bastante atenção nas cotas de patrocínio para identificar se realmente vale a pena o investimento.

Tentar criar ações que engajem os participantes dessas atrações in loco pode trazer resultados muito mais interessantes do que apenas colocar a logomarca da sua empresa em um panfleto.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que pode estar entre as ações de outbound marketing, assim como tem um papel central no Inbound Marketing, em especial para a nutrição de leads.

Entretanto, fazer e-mail marketing não é simplesmente sair disparando e-mails em massa para toda a sua lista. Isso não deve ser feito nem quando falamos sobre Outbound marketing. 

É muito mais eficiente segmentar sua lista e oferecer conteúdo de acordo com cada perfil de cliente.

Para saber como fazer isso indicamos que acesse nosso material gratuito “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. 

Use bem os contatos para atingir seus clientes de forma mais assertiva possível, aposte em um layout bonito e chamativo e em CTA’s que sejam atrativos e bem posicionados.

Anúncios digitais e links patrocinados

Por fim, uma das estratégias de Outbound Marketing que você talvez nem soubesse que pertence a essa categoria são os links patrocinados na internet, como anúncios do Google Ads ou Facebook Ads.

Ao criar anúncios que vão aparecer para os usuários em diferentes situações, enquanto navegam por seus sites preferidos, ou mesmo durante uma pesquisa no Google, você está aproveitando uma das ações de Oubound marketing mais atuais do mercado.

Entre as ferramentas de anúncio que fazem parte desse grupo estão:

  • Google Ads display,
  • Youtube Ads,
  • Instagram Ads,
  • Facebook Ads, e mais.

E aí conseguiu entender um pouco mais sobre as estratégias de outbound marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então acesse nosso artigo, Como anunciar na internet: 5 dicas para quem está começando”.

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]