Os canais de comunicação são muito importantes para criar novas oportunidades e negócio, e uma forma de alavancar suas vendas é através dos links patrocinados.
Porém, novos meios de comunicação são criados constantemente e com isso surgem novas formas e processos para vender produtos.
Alguns canais podem ser citados como o jornal que trazia publicidade impressa, o rádio com vendas na voz dos locutores e a televisão com imagens em movimento, cores e também reclames em voz.
Usando boas estratégias de marketing, a cada novo canal as empresas podem aumentar suas oportunidades de negócio e garantir seu sucesso. Porém, quem não se adequa a constante mudança de tecnologias acaba ficando para trás.
O novo canal de vendas da nossa geração é bem claro: a internet.
Saiba como a internet pode alavancar seu negócio
É possível realizar vendas de diversas formas pela internet, e a mais conhecida são os chamados e-commerce, onde as empresas criam sites ou usam sites de terceiros com a finalidade de vender seus produtos.
E os empreendimentos virtuais têm números impressionantes, com diversos os casos de sucesso espalhados pelo mundo e também no Brasil.
Segundo pesquisas, em 2017 está previsto um aumento de 8% do mercado de e-commerce, e apesar de ser um bom número no meio da crise, é a primeira vez que esse mercado tem o crescimento de apenas um dígito desde que foi criado.
Então, se mesmo na crise, onde o mercado está em um recesso geral, as vendas pela internet aumentam quase 10%, isso demonstra a força desse canal.
E outro fato interessante: o próprio Google prevê que as vendas pela internet dobrem até 2021. Então, se o gigante da internet falou, quem somos nós para não aproveitar essas oportunidades.
Se você ainda não utiliza a internet como um canal de venda de produtos ou serviços, com certeza está perdendo muitas oportunidades de negócio para aumentar seu faturamento.
Os links patrocinados
Uma das formas de divulgar seu produto pela internet é por meio de links patrocinados, que são links publicitários divulgados enquanto o usuário navega.
Esses links seguem um padrão inteligente de consumo de cada usuário e aumentam muito a conversão de observador para um possível cliente.
Por exemplo, se você gosta de pesca e acessa um site sobre seu hobby, já percebeu que no site ou em sites irmãos existam banners com publicidades de vara e iscas?
Tente pesquisar assuntos como onde comprar varas de pesca e veja banners sobre o assunto surgindo em diversas páginas que você acessa. O genial é que eles são direcionados para um perfil específico de usuário.
Preste atenção quando estiver navegando pela internet, em redes sociais, e-commerce ou sites sobre interesses diversos, e poderá ver que muitos deles fazem publicidade com os chamados link patrocinados, que na maioria das vezes tem a ver com o que você pesquisa online.
Como comprar links patrocinados
É possível comprar links patrocinados diretamente através da sua conta Google.
Infelizmente, o processo de criar e fazer eles rentáveis não é tão simples assim. Os links envolvem um investimento em dinheiro que é baseado na popularidade do termo usado, cliques por anúncio, entre diversos fatores.
Por isso, é importante ter um fluxo de caixa organizado e destinar um valor de investimentos com os links patrocinados, pois mesmo que essas ações tragam retorno do valor investido com o aumento das vendas, é importante destinar uma parte do orçamento para publicidade.
Para fazer uma boa publicidade com os links patrocinados, procure profissionais da área de marketing ou até mesmo profissionais liberais que façam esse tipo de serviço e garanta que sua empresa tenha o retorno esperado.
Prepare-se para as vendas
Independente se seu produto for um lançamento, ou um produto antigo, na internet ele será vendido de uma forma moderna. O único ponto que você precisa mudar são os mesmos modos antigos de gestão e de controle de vendas.
Digo isso pois a internet e os aplicativos também trouxeram muitas formas novas de gerir os negócios. Eles são extremamente eficazes e podem ser muito úteis quando seu negócio sentir o aumento do faturamento com a chegada de novos clientes pela internet.
Um deles são os chamados CRM, programas que gerenciam os seus clientes. Com esse tipo de sistema é possível inserir o nome do cliente, contatos, históricos, padrões de consumo e diversas informações.
Junto com o CRM também existem os chamados ERP que ajudam sua empresa a controlar o fluxo de caixa.
Mas aí você se pergunta: CRM, ERP, Links patrocinados, como diferenciar tudo isso?
Vamos facilitar com essa dica que valeu ouro: use um software de gestão integrada que uma ERP com CRM. O que indicamos são softwares como Gestão Click e a LAHAR que possuem diversas funcionalidades. Com o Gestão Click por exemplo você poderá usufruir de funcionalidades como:
- Controle Financeiro
- Controle de Estoque
- Vendas
- Emissão de notas
- CRM
Além disso, é um software totalmente virtual, que pode ser compartilhado com a sua equipe e une a funcionalidade de diversos programas em um só.
Se ainda estiver em dúvida, adquira o sistema ERP e experimentar de graça por 15 dias.
Vendendo com links patrocinados ou não, os sistemas de gestão integrada são uma mão na roda pra simplificar suas vendas físicas ou pela internet.
Sobre a autora: Gabriela Vitória, redatora e analista de marketing da empresa GestãoClick, um software de Gestão Empresarial.