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E-mail marketing para restaurantes: 6 dicas para começar 🍴

Aprender como usar e-mail marketing para restaurante é uma das formas de manter contato com seus clientes, ampliar a experiência deles com a sua empresa e gerar melhores taxas de fidelização para seu negócio.

Com um ROI de $38 para cada $1 investido, muita gente acredita que o e-mail marketing funciona apenas para negócios B2B ou lojas online, entretanto, quando bem construída essa também é uma boa estratégia para restaurantes e outros tipos de empresa B2C.

Usar o e-mail marketing permite criar um relacionamento contínuo com clientes que já frequentam seu estabelecimentos e com potenciais clientes que ainda não conhecem seus serviços.

Existem muitas formas de incrementar o marketing digital para restaurantes com e-mail, e o compartilhamento de conteúdo relevante é uma das principais.

Alguns exemplos do que enviar usando o e-mail marketing para restaurante inclui:

  • promoções, 
  • novidades sobre o cardápio, 
  • campanhas, 
  • eventos, 
  • datas especiais, 
  • descontos e mais. 

Mas, como usar todo o potencial do e-mail a favor do marketing digital para restaurantes?  A seguir, apresentamos um passo a passo que tem como objetivo te ajudar melhorar os resultados da sua empresa, aproveitando esse canal com grande ROI. Confira e anote nossas dicas. 

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Como usar o e-mail marketing para restaurante?

Para começar uma campanha de e-mail marketing para restaurante seis passos são fundamentais:

  1. Crie uma base de contatos
  2. Conheça seu público ideal e quais assuntos interessam a ele
  3. Defina uma periodicidade de envio das campanhas
  4. Conheça os diferentes tipos de e-mail marketing 
  5. Atenção ao conteúdo de cada e-mail
  6. Use uma ferramenta de disparo de e-mails

1. Crie uma base de contatos

O primeiro passo para qualquer empresa começar uma campanha de e-mail marketing é estabelecer canais de conversão de contatos, ou seja, espaços em que um potencial cliente poderá se cadastrar para receber suas mensagens.

Em um universo em que 2 bilhões de e-mails são enviados diariamente, é importante que você ofereça razões suficientes para que seu cliente tenha interesse em se cadastrar para receber o seu conteúdo (isso sem falar no esforço que você deve fazer para que ele abra o seu e-mail, entre tantas mensagens recebidas ao longo de um dia). 

Entre as ações para gerar leads que você pode criar estão: 

  • geração de leads pelo Facebook,
  • criar conteúdos relevantes e compartilhá-los em landing pages em troca do contato do cliente. Esse conteúdo deve ser rico e relacionado ao seu negócio, bem como interessar ao cliente que frequenta, ou vai frequentar, seu restaurante (você pode fazer um manual da harmonização entre cerveja e tipos de carne, por exemplo), 
  • crie cupons de desconto que podem ser retirados mediante cadastro, 
  • no restaurante solicite que o cliente realize um breve cadastro para ser informado sobre as novidades do local, ofereça algo em troca, como uma sobremesa ou uma bebida por conta da casa, e mais. 

Essas são apenas algumas ideias de como conseguir mais leads para iniciar o envio de email marketing. 

Observação: evite formulários muito longos. Nome e e-mail são suficientes para uma empresa de marketing para restaurantes iniciar um relacionamento.

Ao longo do contato com o cliente você pode buscar mais informações sobre ele em pesquisas, por exemplo.

Além disso, uma ferramenta como um software de automação  também irá te ajudar a compreender o comportamento de cada lead, ao mesmo tempo que facilita a segmentação da comunicação.

2. Conheça seu público ideal e quais assuntos interessam a ele

Entender quem é o seu público é o primeiro passo para qualquer campanha de marketing. É a definição do público que vai ajudar você a se comunicar de maneira eficiente sabendo o que falar, quando falar ou por onde falar. 

Mais do que dados demográficos como sexo e idade, preocupe-se em gerar informações sobre comportamentos e interesses. 

É bastante comum ouvir de donos de restaurantes que todo mundo é cliente em potencial porque, afinal, todo mundo come e bebe. 

Entretanto, esse tipo de discurso não vai te ajudar a criar uma comunicação efetiva com o público que realmente vai fazer sua cozinha trabalhar.

Para te ajudar a definir seu público indicamos que acesse o artigo, Como criar personas para o seu negócio”. 

Vale a pena também assistir ao vídeo abaixo:

3. Defina uma periodicidade de envio das campanhas

Cuidado para não encher seus contatos de e-mails nem perder o timming do relacionamento com eles. 

Para ter resultado com e-mail marketing é preciso dosar bem a periodicidade de envio de mensagens.

Considere o perfil de cliente e o valor das mensagens que você tem a compartilhar.

4. Conheça os diferentes tipos de e-mail marketing 

Existem diferentes tipos de e-mail marketing que podem ser usados para diferentes objetivos de comunicação com seus cliente, entre eles: 

  • email transacional, por exemplo, um e-mail de confirmação de reserva, 
  • compartilhamento de conteúdos relevantes, por exemplo, um e-mail com dicas para escolher o vinho ideal para um jantar entre amigos ou uma receita do seu restaurante para o cliente tentar replicar em casa ou ainda um vídeo de um dia na sua cozinha, 
  • e-mails promocionais com cupons de desconto, promoções como indicar um amigo, cartão fidelidade e mais. 

Isso tudo para dizer que no e-mail marketing para restaurantes não existe apenas um tipo de e-mail e que seus clientes estão interessados em conteúdos que vão além das suas promoções.

5. Atenção ao conteúdo de cada e-mail

Falando em conteúdo, é fundamental criar um e-mail marketing para restaurantes que siga as boas práticas na criação de email marketing. Entre elas estão:

  • a necessidade de criar títulos/assuntos atraentes para gerar maiores taxas de abertura de e-mail,
  • use boas imagens de produtos, afinal, você trabalha com comida e uma imagem fala mais que mil palavras, 
  • não coloque textos em formato de imagem pois pode dificultar a abertura do conteúdo,
  • inclua um CTA claro, único e atrativo, como “reserve sua mesa e ganhe um chopp”.

Se você está iniciando um trabalho de e-mail marketing para sua empresa ou para seus clientes, indicamos que conheça também nosso guia gratuito: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”

6. Use uma ferramenta de disparo de e-mails

Agora é hora de usar um disparador de e-mail marketing para o restaurante para enviar sua campanha com facilidade. 

Os softwares de automação de email são utilizados por 82% das empresas B2B e B2C e 320% mais receita é gerada por e-mails automatizados.

É por isso que a nossa dica é que você invista na contratação de uma ferramenta de automação de envio de e-mail marketing. 

Além de permitir que você crie uma campanha completa e muito eficiente, também otimiza o dia a dia da equipe para que ela possa gerar mias resultados. 

Exemplos de campanhas de marketing digital para restaurante

Entendido quais aspectos são indispensáveis para montar uma campanha de marketing digital para restaurantes por e-mail, seguimos para alguns exemplos de conteúdos que podem ser compartilhados por meio desse canal.

É comum ficarmos em dúvida sobre o que enviar aos clientes, por isso, criamos uma breve, mas importante lista de ideias de e-mail marketing para restaurante:

  • envie promoções,
  • avise sobre eventos,
  • compartilhe lançamentos de novos pratos,
  • use o canal para chamar os leads para reservarem uma mesa e curtirem o final de semana,
  • crie campanhas especiais para os dias com menos movimento e use o e-mail para divulgar,
  • mande uma mensagem e um “presente” de aniversário para os clientes (por exemplo, ganhe um rodízio grátis trazendo 5 ou mais amigos no mês do seu aniversário),
  • conte um pouco sobre a história do local,
  • apresente o cardápio, e mais.

Lembre-se que o e-mail marketing pode funcionar ainda melhor quando inserido em uma estratégia completa de marketing, que inclua ações em todas as etapas do funil de marketing.

Esperamos que este guia te ajude a criar suas campanhas de e-mail marketing para restaurantes. Com elas você terá acesso a benefícios como:

  • melhoria do relacionamento com os consumidores,
  • maior alcance de suas promoções,
  • divulgação de eventos e lançamentos, e outras vantagens que o canal oferece.

Tudo isso a partir de um canal que exige baixo investimento e garante um bom ROI, quando bem trabalhado.

Para continuar sua busca pelas melhores práticas em campanhas de e-mail, sugerimos que acesse o Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. Ele vai ter ajudar a dar passos importantes rumo a resultados relevantes em suas campanhas. 

Sumário.

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