O uso do e-mail marketing para vendas tem o potencial de ampliar as taxas de conversão das empresas, sejam elas e-commerces, lojas físicas ou mesmo empresas de serviços em busca de novos clientes.
O e-mail marketing pode ser usado como parte de uma estratégia de Inbound Marketing e Outbound Marketing e sua versatilidade é uma das razões para estar entre as estratégias de maior retorno sobre investimento do mercado, alcançando números de US$38 a cada US$1 investido.
Entretanto, para alcançar resultados como este, é fundamental que a sua empresa tenha um plano de ação completo, que considere as múltiplas possibilidades de uso do e-mail marketing para vendas.
A seguir, listamos as principais dicas de e-mail marketing para vendas e esperamos que com elas você possa ter um retorno mais satisfatório nas taxas de conversão da sua empresa. Confira!
8 maneiras de como usar e-mail marketing para vendas
1. Nunca se esqueça da persona com a qual está lidando
Desde o primeiro contato por e-mail é fundamental que você tenha em mente a persona com a qual está lidando.
Sem dúvidas a definição da persona de uma empresa é uma das etapas mais importantes para que todas as ações de marketing possam ter um resultado satisfatório, inclusive antes de converter um visitante em lead.
Entender quem é a buyer persona da sua empresa vai ajudar você a identificar quais são as suas necessidades e interesses, colaborando para a criação de um conteúdo que desperte interesse.
2. Avalie a etapa da jornada de compra
Além da compreensão do perfil de cliente ideal da sua empresa, também é importante compreender que cada lead estará em uma etapa da jornada de compra.
Para entender qual é a etapa de cada um considere o canal pelo qual ele converteu, se tornando um lead.
O conteúdo presente nesse tipo de canal ajuda muito a entender a etapa da jornada do cliente em que esse consumidor está e vai ajudar você a oferecer outros materiais que estejam alinhados a essa etapa.
Para se aprofundar sobre este tópico indicamos que leia o artigo, “O funil de conversão envolve muito mais que enviar e-mails: veja como fazer um trabalho completo”.
Ao entender qual é a etapa de cada lead você tem mais informações sobre quais tipos de e-mail enviar, identificando o melhor momento para o envio de e-mails promocionais, por exemplo.
3. Envie emails segmentados e personalizados
Quando estratégias de personalização são utilizadas, os profissionais de marketing afirmam observar um aumento médio de 20% em vendas.
Nesse sentido, o e-mail marketing é um dos canais que melhor permitem esse tipo de comunicação, principalmente, quando uma empresa usa as ferramentas de automação de marketing adequadas.
Mensagens personalizadas têm taxas de abertura 29% maiores e taxa de cliques 41% maior.
Logo, investir na segmentação de contatos é uma estratégia eficiente para quem deseja usar o e-mail marketing para vendas.
Use a segmentação demográfica, de comportamento e interesses para tornar suas estratégias mais efetivas.
4. Crie fluxos de nutrição eficientes
A criação de fluxos de e-mail é a melhor estratégia para criar um relacionamento com seus leads e ampliar as chances de ter seus e-mails abertos.
A comunicação com cliente não é construída com o disparo de um único material, ao contrário, deve ser criada a partir de um fluxo de mensagens, personalizadas e segmentadas, que estejam de acordo com o comportamento do lead em relação aos materiais anteriores enviados e ao histórico dele com a sua empresa (desde compras anteriores até downloads realizados e mais).
O fluxo de nutrição é construído a partir de regras de comportamento, por exemplo, quando um cliente abre um e-mail promocional que oferece um tipo de shampoo, por exemplo, o próximo email que ele vai receber será um e-mail “x”. Se esse lead não abrir o primeiro e-mail, na próxima etapa do fluxo ele receberá o e-mail “y”.
Com uma ferramenta de automação de marketing sua empresa só precisará criar esse fluxo uma única vez, dentro do sistema. Conforme os leads chegam a sua base de contatos, a ferramenta faz o resto do trabalho automaticamente.
5. Siga as técnicas de copywriting
O copywriting é um tipo de escrita persuasiva, que tem como objetivo convencer o leitor a fazer alguma coisa, seja clicar em um CTA, aproveitar uma oferta, fazer download de um material, compartilhar um link etc.
Investir em técnicas de copywriting na hora de escrever o conteúdo do seu e-mail, desde o assunto, é fundamental para conquistar o lead e convencê-lo a agir.
Se você ainda não conhece muito sobre como aplicar o copywriting em suas ações de marketing, vale conferir o vídeo a seguir com dicas eficientes e práticas.
6. Ações para clientes inativos
Uma estratégia de e-mail marketing para vendas é uma boa forma de reativar clientes que pararam de se relacionar com a empresa.
Clientes inativos, mesmo estando a algum tempo sem engajar, já se relacionaram com a sua empresa e estão em etapas muito mais adiantadas do que visitantes novos que chegam até a sua base.
Fidelizar um cliente é cerca de 5 vezes mais barato do que conquistar um novo consumidor, dessa forma, investir em ações para trazê-los de volta é uma boa estratégia, que vai contribuir com o ROI de marketing e com as taxas de conversão em vendas.
Para se aprofundar nessa estratégia indicamos que acesse o artigo “E-mail para clientes inativos: 5 dicas para criar + modelo” e acompanhe as dicas.
7. Ative os e-mails para carrinhos abandonados
Essa é uma estratégia específica para e-mail marketing para e-commerce.
No Brasil, a taxa média de abandono do carrinho de compra é de 82%. Isso significa que a cada 10 carrinhos montados, 8 são abandonados.
Criar uma comunicação específica com esses usuários é fundamental para tentar converter esses usuários que chegaram tão longe no processo de compra.
Existem muitas razões para o abandono de carrinho e é interessante que você busque entender quais são para poder agir de maneira assertiva na otimização desta etapa da venda.
Entretanto, parte dos consumidores criam seus carrinhos e abandonam em busca de facilidades. De fato, 23% dos consumidores online abandonam seus carrinhos de compra propositalmente, esperando receber e-mails com cupons e descontos. Destes, 45% esperam receber uma oferta de frete grátis.
É por isso que investir em ações de e-mail marketing para vendas pode contribuir para ampliar as taxas de conversão.
8. Use a ferramenta de automação de marketing para a gestão de campanhas
44% dos dos leads realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail
promocional, logo, aprender como usar o email marketing para vendas é uma importante tarefa para qualquer empresa que busque ampliar os resultados do negócio.
Entretanto, nem sempre é simples colocar tudo isso em prática, por isso, antes de compartilharmos a última dica desse post, indicamos que você conheça também um guia completo, “E-mail marketing: Guia completo para começar a aplicar hoje”. Totalmente gratuito, com dicas, dados e informações relevantes para criar uma campanha do zero.
Dentro desse guia você também vai descobrir o papel central da ferramenta de automação de marketing para a criação de campanhas eficientes de e-mail marketing para vendas.
Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead que converteu em uma landing page, por exemplo, o software de automação de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:
- criação de fluxo de nutrição por e-mail marketing,
- ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
- gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
Ficou interessado? Entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias.