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E-mail marketing criativo: 7 inspirações para atrair seus clientes

Não subestime o poder que um e-mail marketing criativo pode ter na suas campanhas de marketing digital. Esse meio é um dos mais utilizados pelas empresas para gerar vendas.

Um estudo da empresa eMarketer apontou que o ROI médio gerado pelo e-mail marketing é de 122%. Comparado com a redes sociais, por exemplo, é um retorno 4 vezes maior

Então se você quer expandir sua marca no mercado digital precisa utilizar essa ferramenta para aproveitar o potencial desses resultados.

Com as redes sociais aumentando a briga pelo alcance através de algoritmos rigorosos, uma campanha de e-mail marketing criativo pode ser muito mais efetiva para sua empresa. 

Seguindo algumas boas práticas de e-mail marketing você vai ser capaz de chamar a atenção da sua base de contatos e potenciais clientes. 

Quer aprender como colocar essa estratégia em prática com eficiência? Continue lendo e aprenda como começar e exemplos de e-mail marketing criativos para se inspirar. 

E-mail marketing criativo: primeiros passos

OK, você gostou da ideia, está empolgado mas não sabe como fazer um e-mail marketing?  Mas antes de começar a planejar o layout e o conteúdo é importante entender o que é funil de vendas

Cada negócio vai ter um funil adequado e as mensagens de marketing que os usuários recebem ao longo de cada etapa vão guiá-los até o fechamento da compra — seja de um produto ou serviço. 

Por isso, antes de fazer seu primeiro e-mail marketing criativo, você precisa determinar o objetivo dessa ação e como ela irá ajudar a nutrir seu funil.

Para criar uma campanha envolvente e com propósito, é importante entender também o que é Inbound Marketing

Com os conceitos entendidos, suas campanhas vão ganhar vida e terão uma comunicação alinhada, coerente em todos os canais de marketing, levando a geração de leads qualificados.

Vai começar do zero? Aprenda como criar personas e se comunique melhor com os clientes certos.  

 

7 exemplos de e-mail marketing criativos para se inspirar

1. Aposte no poder das cores

De preferências as cores vibrantes! Um e-mail marketing criativo precisa ter um diferencial no design para chamar a atenção no momento que o receptor abri-lo.

Cores vivas, quando bem combinadas, podem enriquecer a criação e valorizar a identidade visual da marca e da mensagem.

As marcas de moda e vestuário se beneficiam muito dessa técnica, pois as imagens das peças podem ser trabalhadas de várias formas e destacar tanto a roupa quanto a mensagem do e-mail, de acordo com o propósito. 

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As cores do e-mail ajudam a valorizar a mensagem central. Design por The Stylish City.

2. Use GIFs para criar mensagens descontraídas

Os GIFs são imagens em movimentos que passam uma mensagem divertida em poucos segundos. 

Então nada mais atual para fazer um e-mail marketing criativo do que usar um GIF. Você pode, inclusive, criar suas próprias imagens com o efeito para valorizar ainda mais a mensagem. 

O exemplo abaixo da marca americana Anthropologie faz o serviço completo de passar a mensagem aos clientes de acompanhar o perfil da empresa no Pinterest. 

Os alfinetes de cabeça colorida remetem o símbolo do Pinterest que chama de “pin’ cada imagem postada na rede social que se assemelha a um grande mural online. 

O fundo branco deixa toda a atenção para o GIF, adicionando o texto com o link próximo para o usuário poder realizar a ação.

Os alfinetes fazem alusão aos ‘pins’ do Pinterest. Design por Mika Osborn.

3. Invista em um design clean

A Apple é uma boa fonte para usar como exemplo e-mail marketing criativo. A marca reforça sua identidade visual com maestria em cada peça de marketing criada.

Na maioria das vezes, o fundo é branco com um foto de alta qualidade do produto destacado no centro. Como a companhia investe no layout das peças, tudo é pensado para valorizá-lo.

A mensagem é simples e direta usando a tipografia e as cores de fonte diferentes para passar a mensagem que segue uma leitura na vertical. Poucos elementos que dizem muito!

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Simplicidade é a chave da marca. Design por Apple.

4. Utilize sua paleta de cores

Seja uma marca nova ou já reconhecida como a inglesa Burberry, as cores da identidade visual são ótimas para reforçar a mensagem na mente dos clientes.

A paleta de cores da Burberry foi usada nessa exemplo de e-mail marketing criativo para falar de uma peça super clássica e must have da marca: o trench coat. 

A divisão do e-mail em blocos com fotos da peça inteira e seus detalhes faz um tour perfeito pelo produto e as cores contribuem para dar o contraste.

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A paleta de cores conduz a mensagem visual. Design por Burberry.

5. Uma imagem vale mais que mil palavras

O velho conceito de menos é mais é a inspiração desse e-mail marketing criativo da marca Chanel.

A maison reproduz o frasco do icônico perfume Chanel nº5, beste seller da marca, com uma fita de cetim e centraliza a mensagem na vertical sobreposta a imagem nos pontos certos. 

A reprodução perfeita de que menos pode ser realmente ser mais!

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A imagem remete instantaneamente a marca de forma diferenciada. Design por Chanel.

6. Crie uma sequência ordenada para as informações

Até agora, nossos exemplos de e-mail marketing criativo foram de peças mais minimalistas. Mas e quando você tem muito informação para passar?

O segredo para ter sucesso é criar uma sequência de leitura ordenada para conduzir o leitor pelos blocos. 

No exemplo abaixo da Nokia, o fundo escuro destaca as caixas com as informações. As fotos vão separando os blocos de conteúdo de acordo com a categoria. Assim, fica fácil fazer a leitura visual como um todo e também de focar em cada bloco.

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Design por Simon Ker.

7. Vá direto ao ponto

Imagine vender sem mostrar nenhum produto? Foi exatamente o que a marca de roupas J.Crew fez nesse exemplo e-mail marketing criativo.

Não apenas por não usar fotos, mas sim pela forma como a marca usou os biscoitos da sorte — tradicionais na cultura dos EUA — para enviar sua mensagem profética para os clientes. 

Com poucos elementos foi criada uma mensagem que é facilmente compreendida por todos. Super criativo, hein?

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Design por J.Crew

O que achou das nossas inspirações de e-mail marketing criativo? Investir no relacionamento através de conteúdos ricos por e-mail vai contribuir muito para o crescimento da sua marca.

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Sumário.

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