O tempo em que as marcas achavam que as redes sociais eram uma grande revista para distribuir seus anúncios passou! A divulgação em redes sociais precisa focar na construção de relacionamentos.
São muitas as razões para isso, entre as principais estão:
- algoritmo do Facebook que prioriza “interações significativas”;
- novo comportamento do usuário que não tem mais paciência para publicidades frias.
Então como fazer publicidade nas redes sociais?
7 dicas para aumentar o alcance orgânico no Facebook
#1 Tenha foco em gerar engajamento
Gerar engajamento digital deve ser sua principal preocupação quando o assunto é marketing nas redes sociais.
A primeira razão para isso são os algoritmos das redes sociais mais usadas no Brasil.
Eles limitam o alcance das páginas comerciais, priorizando as relações pessoais entre os perfis, afinal, os usuários acessam suas redes para ver seus amigos e familiares, não para interagir com uma marca desconhecida.
Mas assim como os algoritmos limitam, eles também beneficiam marcas que geram engajamento genuíno.
É por isso que as marcas que você mais gosta são as que mais aparecem em seu feed, mesmo que você também siga outros perfis comerciais.
Então, se você gerar engajamento você terá espaço nos feeds dos usuários que gostam da sua marca e se relacionam com ela.
Para que isso aconteça devemos seguir para a próxima dica: produzir conteúdos relevantes.
#2 Produza conteúdos relevantes
O engajamento do qual falávamos acima é medido por vários critérios, entre eles o volume de curtidas, comentários e compartilhamentos na publicação.
É por isso que você vê os Youtubers pedindo para você dar um “joinha” no vídeo.
Mas isso acontece com todas as redes sociais e não apenas no Youtube.
A melhor forma de conseguir engajamento é a produção de conteúdo que as pessoas querem ver.
Para isso você vai precisas saber quem é seu público, quais são seus desejos e necessidades. Que tipo de humor ele tem? Quais assuntos interessam sua persona?
Para saber se o seu conteúdo está “agradando” você vai precisar acompanhar algumas métricas do marketing digital.
Pode ser interessante contratar uma plataforma. Para saber mais sobre o assunto indicamos que você leia o artigo; “Será que deve investir numa plataforma de Análise Web Pago?”
#3 Produza conteúdo em vídeo
Ainda falando sobre conteúdo, mas agora focado em conteúdo de vídeo.
Antes de qualquer coisa é importante que você saiba que, quando falamos sobre conteúdo em vídeo, não estamos nos referindo apenas ao Youtube.
Por exemplo, o Instagram também é uma rede social que se dá muito bem com esse formato de conteúdo.
Produzir conteúdo para o feed, stories, ao vivo ou para o IGTV é uma forma de ampliar o alcance e despertar mais interesse de seus seguidores.
#4 Use melhor as ferramentas de cada rede
Como dissemos acima, usar as ferramentas de apoio que cada rede oferece é uma forma de ampliar o alcance da sua marca. Para isso seja criativo:
- no Facebook você pode usar o Messenger para captar leads;
- no Instagram faça anúncios com botão de chamada que leva para a página de um produto ou serviço;
- no WhatsApp Business use a funcionalidade do catálogo de produtos;
- no Youtube crie um conteúdo em parceria com um influenciador …
Essas são apenas algumas dicas de como fazer divulgação em redes sociais usando as diferentes funções de cada plataforma.
#5 Faça parcerias com influenciadores
Já falamos algumas vezes sobre o uso de influenciadores digitais para suas estratégias de divulgação em redes sociais, mas eles merecem um tópico especialmente falando sobre seu poder de alcance e engajamento.
Os influenciadores digitais se tornaram celebridades, com alto índice de relevância e um bom número de seguidores.
Mesmo para negócios locais, investir nesse tipo de mídia é uma excelente opção para quem deseja dar um “boom” em sua divulgação.
Existem vários tipos de influenciadores, inclusive locais (pesquisando, você vai encontrar um em sua região).
Escolha alguém que tenha características que combinam com a sua marca e que converse com seu público.
Se você acredita que a utilização dos digitais influencers pode trazer bons resultados para sua estratégia de divulgação em redes sociais, sugerimos a leitura do artigo exclusivo da LAHAR, “Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas”
#6 Invista em anúncios
O alcance orgânico nem sempre é o suficiente para manter uma estratégia de divulgação em redes sociais que seja efetiva e traga o retorno que sua precisa em curto prazo.
Por isso aproveitar o alcance gerado com os anúncios em redes sociais também é uma opção a ser considerada.
Um ponto positivo desse tipo de estratégia é que as plataformas permitem uma segmentação bem detalhada de público. Isso faz com que você chegue até seu perfil exato de clientes.
#7 Use os relatórios das redes para melhorar suas ações
TUDO no marketing é medido com a avaliação de relatórios que mostram números sobre os aspectos que consideramos aqui:
- alcance;
- engajamento;
- visualizações e por ai vai!
As próprias redes sociais oferecem esses relatórios.
Use-os para melhorar sua estratégia. Identifique oportunidades para gerar números ainda melhores!
E aí, gostou das nossas dicas de divulgação em redes sociais? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba como a LAHAR pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores nas redes sociais.
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