Marketing

Quais as diferenças entre SEO on Page e off Page

Estar na internet é fundamental para as empresas alcançarem mais clientes e melhor lucratividade.

Isso porque mais quase 130 milhões de brasileiros usam a internet, segundo pesquisa da Tic Domicílios. Comprovando o imenso potencial de vendas pelo universo online.

Mas devido à concorrência, ter presença na internet não é garantia de vendas em pouco tempo, pois é necessário utilizar métodos para se destacar nas páginas de busca.

E para ajudar sua empresa a ter visibilidade online, utilize técnicas de SEO para posicionar o seu site.

Neste conteúdo você vai saber as principais ações de SEO e como elas ajudam a sua empresa a ter destaque na internet.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos buscadores.

De acordo com uma pesquisa da Rock Content, 69% das empresas brasileiras usam o SEO para destacar o seu site.

É muito importante entender como funciona os sites de busca. Eles possuem algoritmos que analisam e qualificam todos os domínios que estão na sua página.

Esses algoritmos são responsáveis para filtrar tudo que é relevante para o usuário na hora de fazer a pesquisa, classificando os melhores conteúdos daquela busca.

Para um site ter resultados na internet é necessário conhecer as duas principais ações de SEO, que são:

SEO On Page

O SEO on Page é uma série de ações realizadas internamente no site da empresa. Entre as técnicas de posicionamento interno estão o conteúdo, título, meta description, tópicos divididos entre H1, H2, H3, H4 e as URLs (endereços dos sites) presentes.

Quando a empresa produz conteúdos de alta relevante, tratando sobre aparelho transparente ou outro tema que consiga atrair a atenção real do seu público.

Mas não basta produzir um ótimo conteúdo sobre o tema. É necessário ter um domínio completo das seguintes estruturas:

  • Use palavras-chave que façam parte da sua empresa no conteúdo, como “gestão de consultório”, “clareamento dental”, entre outras;
  • Faça uma URL amigável do conteúdo, substitua os números gerados automaticamente e coloque o título do texto, ou a palavra-chave principal;
  • Insira de links internos direcionados para conteúdos do site, ou artigos de blog;
  • Utilize o meta description. Ele dá mais atratividade ao conteúdo e traz um resumo de tudo que estará presente no texto em até 160 caracteres.

SEO off Page

O SEO off Page é um conjunto de ações externas no site. Elas podem ser feitas em outros sites, blogs e redes sociais.

Nem sempre o leitor ou lead (potencial cliente) vai entrar diretamente no seu site. Mas é possível implementar métodos para que ele tenha acesso por outros meios.

Estar presente em outros domínios e nas redes sociais pode ajudar a aumentar a autoridade do seu domínio, tornando o SEO off Page tão importante quanto o on Page.

Caso invista nessa estratégia, é necessário:

  • Faça parcerias com outros blogs, seja produzindo conteúdo, ou trocando links. É muito importante que o seu conteúdo tenha links de palavras-chave direcionadas a sua empresa, pois ela irá atrair pessoas para o seu site ou blog;
  • Faça comentários em outros blogs e portais, compartilhe os links dos seus conteúdos como um complemento ao raciocínio do texto;
  • Utilize as redes sociais para divulgar os seus produtos e conteúdos do blog, responda todos os comentários dos seguidores, atraindo mais leitores engajados no conteúdo e na página das mídias sociais.

Benefícios do SEO

Adotar o SEO como um método para destacar o seu site nos buscadores é muito positivo para a sua empresa.

Isso porque ele terá mais visibilidade, devido à boa classificação do seu conteúdo nos sites de busca.

Segundo pesquisa da Protofuse, em média, 90% das pessoas acessam apenas os 3 primeiros resultados que aparecem.

Estar entre os três primeiros resultados é algo visto como confiável por quem pesquisa algo no buscador.

Além da alta visibilidade, existem outros benefícios em adotar as técnicas de SEO no seu site, como:

Mais tráfego para o seu site

Como uma consequência da alta visibilidade de sites otimizados em SEO é o aumento no número de acessos.

Quanto maior a visibilidade de um portal na internet, mais visitas receberá, e destes usuários tem interesse no site da sua empresa.

Com o site entre os primeiros resultados dos buscadores, são maiores as visitas, dependendo apenas do atendimento para transformar esses usuários em clientes.

Maior número de vendas

O aumento das vendas é uma das maiores consequências do alto número de pessoas no site da sua empresa.

Nem todos os usuários vão entrar na sua página e comprar a solução imediatamente, mas pode usá-lo para comparar preços com outros sites.

Por isso, invista em um atendimento de qualidade e responda as dúvidas que os leitores terão sobre o preço do produto.

A qualidade no atendimento pode ser um diferencial, pois tratar bem o cliente gera uma relação de proximidade e confiança, fundamentais na decisão de compra.

Alto custo-benefício

No longo prazo, o SEO é uma ação que gera sólidos resultados para a empresa, principalmente porque ele consegue atrair pessoas que estejam interessadas no produto/serviço que você está oferecendo.

Outro grande benefício do SEO é a possibilidade de monitorar todas as ações, alterando-as de acordo com os resultados.

Além disso o SEO em sua estratégia de marketing é mais barato que outros canais de divulgação, como TV, mídia impressa e rádio.

Invista em SEO para ter melhores resultados

A essa altura você já deve ter entendido a importância de investir em SEO nas suas estratégias online.

Por isso, não deixe de investir em SEO e escolha quais são as melhores ações para o seu negócio, seja ele uma indústria, agência, ou uma clínica odontológica.

Se destaque no mercado e surpreenda os seus concorrentes, atraindo mais público para a sua empresa!

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, líder de Marketing do Consulta Ideal

Sumário.

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