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Entenda a diferença entre meta e objetivo, aprenda a defini-los e confira exemplos

Você sabe qual a diferença entre meta e objetivo? Muita gente pode se surpreender ao ler essa pergunta, por considerar os dois conceitos a mesma coisa.

A verdade é que há diferença entre meta e objetivo, e ambos têm funções distintas para o alcance de resultados.

Conhecer as caraterísticas de cada um é fundamental para montar um planejamento estratégico assertivo e, assim,  mirar em alvos tangíveis e que estejam dentro da realidade do seu negócio.

Afinal, do que adianta ter um plano super bem elaborado se seu conteúdo não poderá ser colocado em prática, não é verdade 

Ou seja, se você busca um crescimento exponencial e saudável para a sua empresa, é essencial uma boa definição de metas e objetivos.

“O fato de que metas estão diretamente ligadas à melhoria de performance é uma das descobertas mais comprovadas da ciência organizacional.” – Donald Sull, especialista em estratégia e execução em mercados turbulentos.

Continue a leitura deste artigo para entender a diferença entre meta e objetivo, aprender  a defini-los e descobrir como aplicá-los na estratégia da sua empresa.

O que são objetivos?

Diferença entre meta e objetivo

Um objetivo é tudo aquilo que você almeja, são os sonhos que deseja realizar na vida — seja ela pessoal ou profissional. Por ser tão abrangente, diz respeito ao lugar onde queremos estar daqui a alguns anos. Trazendo para o mundo dos negócios: onde e como você imagina a sua empresa no futuro?

Basicamente, um objetivo pode ser definido como uma descrição curta, qualitativa e aspiracional do que se almeja alcançar.

Objetivos bem definidos e amparados por métricas irão te auxiliar na identificação e priorização das suas escolhaspara um melhor desempenho.

A principal função dos objetivos de um negócio  é garantir que todos os colaboradores remem na mesma direção e que ninguém trabalhe  em algo alheio à estratégia da companhia. 

Os objetivos definem o ponto de chegada para que todos possam buscar o caminho que deve ser tomado.

Como definir objetivos? 

Segundo estudos dos teóricos Latham e Locke, pesquisadores da Teoria da Fixação de Objetivos e Metas, existem ao menos cinco princípios que podem — e devem — orientar a definição dos objetivos. São eles:

  • clareza: o objetivo deve ser quantificável, específico e determinado;
  • desafio: os objetivos devem apresentar um grau de exigência que seja suficiente para levar a empresa alguns passos à frente do estágio atual, mas claro, sempre dentro de uma perspetiva realista;
  • equipe inteirada: o time precisa abraçar a ideia e estar ciente sobre as necessidades e motivações dos objetivos, assim como sobre o que precisa ser feito em cada área, mesmo as que ele não faz parte;
  • feedbacks regulares: os colaboradores precisam receber retorno sobre suas atividades, só assim eles conseguirão identificar se seus comportamentos estão ou não alinhados aos objetivos;
  • complexidade da tarefa: os objetivos devem ser fatiados, ou seja, divididos em etapas menores, que sejam realistas e tangíveis.

Exemplos de objetivos

São exemplos de objetivos: 

  • receber uma promoção;
  • montar o próprio negócio;
  • vender mais do que nunca no fim do ano;
  • criar um time de suporte muito melhor que o da concorrência;
  • acabar com os problemas da logística;
  • dominar o mercado da região.

Repare que há algo em comum entre todos os objetivos descritos acima:

  • são qualitativos;
  • são descrições curtas (fáceis de serem lembrado por todos);
  • são aspiracionais (são mais inspiradores e menos convencionais).

O que são metas?

Locke e Latham, em 1981, propuseram por meio de sua teoria da fixação de objetivos, que as metas devem possuir características que provocam um maior nível de motivação, já que essa falta pode deixar o indivíduo sem direcionamento.

Por esse motivo, é vital que as metas sejam continuamente identificadas e definidas, para que o comportamento do indivíduo seja direcionado e o nível de motivação se mantenha elevado. 

Metas difíceis de serem alcançadas exigem um desempenho maior, no entanto, as impossíveis provavelmente irão desestimular e estressar o colaborador.

As metas ajudam a definir como sabemos que o objetivo foi atingido. Precisam ser desafiadoras e engajadoras, mas não podem deixar de ser realistas. Em paralelo a isso, elas devem responder à seguinte pergunta:

“Como vamos medir que ao longo dos próximos X dias iremos atingir nosso objetivo?”

Ou seja, as metas compreendem o tempo e os meios utilizados para alcançar determinado propósito. 

É como se fossem pequenos objetivos, conquistados em um período de tempo curto ou médio que, aos poucos, nos deixarão mais próximos do objetivo macro que queremos conquistar.

Como definir metas?

É importante se planejar na hora de definir as metas de seu negócio, e não deixar para última hora. Primeiro, porque é preciso muito estudo antes de defini-las para que a qualidade dos resultados não seja comprometida.

Segundo, porque é imprescindível entender qual o prazo máximo de entrega do objetivo e como ele será mensurado. E, por último e não menos importante, é fundamental ter foco, dedicação e disciplina.

Se você quer saber como definir metas, tenha em mente que elas precisam ser claras e objetivas. Parte fundamental da definição de metas e objetivos é que eles sejam compreendidos por toda a empresa. 

Os colaboradores precisam entender as metas que estão buscando e o que isso trará de benefícios.

É importante que todos estejam envolvidos no processo. Em português claro: as metas precisam ser desdobradas em iniciativas individuais ou por setores — no caso de companhias maiores. 

Cada indivíduo dentro da organização deve conhecer seu papel em relação ao atingimento de resultados do negócio e alcance do objetivo.

Exemplos de metas

Em X meses, economizarei Y% do meu salário, para viajar no mês B para C lugar.

Em resumo: o objetivo é o que eu quero ter, e a meta é definir como alcançar isso.

Abaixo confira alguns exemplos de metas que seguem os critérios definidos:

  • aumentar o ticket médio do carrinho de compras de R$300,00 para R$340,00;
  • reduzir o custo de aquisição de clientes de R$1600,00 para R$900,00;
  • aumentar a taxa de clientes recorrentes em 25%;
  • aumentar a quantidade de leads qualificados de 1750 para 2250.

Um fato que merece destaque: note que nenhuma dessas metas são tarefas, projetos ou programas. Todas representam resultados e não esforço. É fundamental saber fazer essa diferenciação para uma boa definição de objetivos e metas.

Diferença entre meta e objetivo: conheça as 3 principais

As três principais diferenças entre metas e objetivos são definidas em três frases bem simples e que provavelmente você já ouviu falar antes.

  • “Objetivo é o que eu quero alcançar e a meta é onde quero chegar”
  • “Objetivo é mais estratégico, e meta é mais operacional“
  • “Objetivo é abrangente, e meta é mais específico“

A realidade é que não existe uma definição oficial e formal dos conceitos de objetivo e meta, o que pode gerar uma certa confusão no mercado. Por isso, para ajudar vocês, montamos o quadro a seguir:

MetasObjetivos
SignificadoMeta nada mais é que uma posição no futuro relacionada a tempo e valor, que exige algum grau de esforço e dedicação para ser alcançada. Em resumo, podemos dizer que são objetivos quantificados. As metas devem ser desenvolvidas e revistas ao longo do projeto.Uma descrição qualitativa, curta e aspiracional do que se quer atingir. Objetivos suportados por métricas ajudarão a identificar e priorizar suas melhores escolhas. Estão relacionados com a ideia de onde se quer chegar. O objetivo deve ser definido na fase inicial de uma estratégia. 
CaracterísticasSão propósitos mais simples e fáceis de serem atingidos, definidos a partir de um tempo determinado. São elas que orientam as tarefas que devem ser feitas, o percurso que deve ser tomado e servem como diagnóstico capaz de perceber falhas e melhorar a produtividade.Finalidade, marco orientador para todas as ações dentro de um projeto.
DuraçãoDuração curta. Fixação de novas metas conforme forem sendo alcançadas.Longa duração. A estratégia é desenvolvida com base no objetivo a ser alcançado.
FinalidadeEvitar a perda de foco no objetivo principal.Identificar erros e acertos.Engajar o time ou indivíduo.Apontar a finalidade ou o porquê de um projeto.Orientar um projeto ou o planejamento estratégico de uma empresa.

O que são as metas smart?

Criado em 1981, por George T. Doran, o método SMART tem ajudado diversas organizações a conquistarem seus objetivos de maneira rápida, organizada e eficaz, ao fornecer critérios para guiar as empresas na definição de suas metas.

Muitos gestores tinham dificuldades em definir e descrever suas metas, o modelo de metas smart auxiliou e tornou mais simples fazer esse trabalho.

Em sua versão original, o acrônimo SMART significa:

  • S – Specific (específica)
  • M – Measurable (mensurável)
  • A – Assignable (atribuível)
  • R – Realistic (realista)
  • T – Time-related (relacionada ao tempo, ou temporal)

Ao longo do tempo, foram surgindo outras versões deste acrônimo, o que pode gerar certa confusão. Por exemplo, o “S” é de small ou specific? O “A” é de assignable ou achievable? O “R” é de realistic ou relevant? 

Vamos pegar a versão mais recente do acrônimo, entender melhor como ele funciona e o que significa cada um de seus conceitos?

S – Specific (Específica) –  a meta que se deseja alcançar precisa ser a mais específica e simples de entender possível.

M – Measurable (Mensurável) – o método SMART prevê que todo objetivo precisa ser mensurável.

A – Achievable (Alcançável) – neste ponto, é necessário avaliar se o objetivo realmente pode ser alcançado. Ou seja, você deve se perguntar se está em busca de um objetivo tangível.

R – Relevant (Relevante) – aqui você deve se questionar: este objetivo é realmente relevante? Ele irá me trazer a recompensa que preciso para me sentir realizado? Dessa forma, conseguirá definir se está diante de um objetivo de fato relevante ou se se trata apenas de um desejo.

T – Time-based (Tempo) – toda meta precisa ser realizada em um determinado prazo, até mesmo para que se possa definir prioridades. Dessa maneira, é fundamental que você estabeleça um tempo para cumprir cada uma das metas que o levarão a seus objetivos.

Exemplo de aplicação da ferramenta de metas SMART:

Objetivo: quero que a minha empresa cresça muito seu número de vendas ano que vem.

Esse é um objetivo amplo, que não mostra exatamente o caminho que devemos seguir para atingi-lo. Agora, vamos transformá-lo em uma meta SMART: 

“Quero que nos próximos X meses, minha empresa venda Y% a mais do que foi vendido nos últimos X meses.”

A especificidade das metas smart segue como um direcionamento para o planejamento, tornando o seu objetivo final mais palpável e realizável. 

O que são OKRs

Nos últimos anos os OKRs (Objectives and Key Results) tornaram-se uma ferramenta bastante popular entre os gestores, utilizada para uma gestão ágil de seus objetivos e metas.

Em resumo, OKR é uma forma de definir e comunicar objetivos de maneira colaborativa, para que todos os colaboradores possam colocar seus esforços mirando no mesmo propósito, através de contribuições mensuráveis que façam a empresa avançar.

Duas partes compõem um OKR: 1- um objetivo, 2- um conjunto de Key Results.

O objetivo segue os mesmos critérios descritos acima. Já os Key Results, têm seus critérios explicitados no tópico de “metas”.

A seguir, confiram um exemplo de Key Result:

Objetivo: Alavancar as vendas recorrentes para retomar o crescimento

  • Key Result 1: Aumentar a receita recorrente mensal de 95K para 170K
  • Key Result 2: Reduzir o churn (taxa de abandono) de 1,5% para 1%
  • Key Result 3: Aumentar o número de assinaturas de 1800 para 2500

Geralmente, é recomendado que se defina entre dois  e  cinco  Key Results para cada objetivo. Mais que cinco, já começa a perder o foco. Aliás, o foco é justamente um dos principais benefícios adquiridos ao adotar o uso de OKRs, afinal, se tudo é importante, nada é importante.

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Sumário.

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