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Sua empresa já utiliza o Google Adwords na estratégia de marketing online para acelerar o volume de tráfego e aumentar o número de conversões e vendas? Que tal algumas dicas de AdWords para fazer tudo isso com mais assertividade?
Confira abaixo algumas táticas de Google AdWords indicadas para quem é iniciante e quer conhecer um pouco mais sobre a ferramenta e, também, anunciar na rede de pesquisa e parceiros do Google.
Veja também: Como criar campanhas de Google AdWords
9 Dicas AdWords para criar a melhor campanha de sua vida
1- Defina seu Objetivo
Antes de começar a divulgar sua marca, produtos ou serviços no Google AdWords, e em outras ferramentas de links patrocinados, é imprescindível definir os reais objetivos da ação.
Seus objetivos podem ser:
- tornar sua marca mais conhecida
- lançar um novo produto ou serviço
- aumentar as vendas de um produto ou categoria de produtos
- conquistar parcerias e investidores
Entre outras.
Também é importante estipular metas para esses objetivos. Muitos não seguem esta dica de AdWords e acabam se perdendo em suas estratégias. Veja 2 exemplos de possíveis objetivos:
- aumentar em 25% as vendas do produto X em 3 meses
- conseguir 20 cadastros mensais no site
Para definir os objetivos, indicadores de desempenho e metas das ações no AdWords, a empresa precisa compreender seu mercado, onde ela está e onde pretende chegar.
Uma vez que tenha seu objetivo bem definido, o planejamento e a execução das ações tornam-se muito mais fáceis e assertivos, tendendo a gerar resultados bem mais gratificantes, principalmente se você seguir nossas dicas de AdWords!
DICA ADWORDS: Sempre calcule o ROI (Retorno Sobre o Investimento) de suas campanhas!
2- Otimize sua Página de Destino
Quando um usuário visualiza e clica em um anúncio, ele o faz por ter encontrado algo que lhe chamou a atenção, e quer saber mais sobre aquilo.
A página para a qual o usuário será redirecionado deve corresponder exatamente ao anúncio clicado, pois o usuário espera encontrar o que procura imediatamente, sem a necessidade de ter que navegar em outras páginas no site e, caso não encontre de imediato, provavelmente deixará o site sem realizar a conversão.
A página de destino também é um fator importante usado pelo AdWords para definir o índice de qualidade dos anúncios. Um índice de uma boa qualidade resulta em custo por clique menor e melhores posições nos resultados de buscas.
Uma das dicas AdWords, aqui, é otimizar as páginas de destino dos seus anúncios para serem objetivas, complementando o que foi dito no anúncio, tirar as dúvidas do usuário e também incentivar a realização da ação esperada (compra de um produto, preenchimento de um formulário, etc.).
Você também pode criar páginas específicas para seus anúncios, de modo a otimizá-las totalmente para garantir uma melhor experiência do usuário.
3- Conheça as Políticas de Publicidade do AdWords
Antes de criar suas primeiras campanhas, dedique um tempo a estudar as Políticas de Publicidade do Google AdWords, dessa forma você evitará que seus anúncios sejam reprovados e sua conta suspensa.
4- Estruturação da Conta e da Campanha
Para manter sua conta organizada, facilitar suas otimizações e explorar melhor seus anúncios, estruture suas campanhas por temas e produtos. Dessa forma, você terá grupos de anúncios e palavras-chave diretamente relacionados com os anúncios, o que também vai melhorar seu índice de qualidade e, consequentemente, sua posição.
Quando se trata de AdWords, dicas nunca são demais, confira este exemplo de estruturação de uma conta:
- Campanha: criar uma campanha para cada categoria do site que quiser divulgar. Também crie campanhas diferentes para cada região de segmentação.
- Grupo de Anúncios: criar um grupo de anúncios para cada produto que quiser divulgar.
- Anúncios: criar 3 opções de anúncios, como exemplo, para identificar qual deles atinge uma performance melhor.
5- Segmente suas campanhas de forma sábia
De nada adianta exibir seus anúncios para pessoas que não tem o menor interesse no produto ou serviço que você está oferecendo, por isso é preciso analisar as formas de segmentação disponíveis, utilizando este recurso de forma sábia.
DICA ADWORDS: Se seu público está em São Paulo, por exemplo, não faz sentido gastar seu orçamento anunciando para todo o Brasil.
Faça uma pesquisa avançada no Google e veja quem são seus concorrentes na sua região e tente descobrir as palavras-chave associadas a eles.
6- Adicione Extensões de Anúncio
Saber usar as extensões de anúncios é um dica de AdWords muito importante.
Elas fornecem informações adicionais ao anúncio, proporcionando mais destaque na página de resultados de pesquisa. Além de aumentar a visibilidade dos anúncios, as extensões aumentam a taxa de cliques (CTR).
Utilize o máximo possível de extensões de chamadas AdWords, locais e todas as demais nos seus anúncios, veja abaixo os principais tipos de extensões AdWords:
Extensão de Sitelinks AdWords:
Adiciona links ao anúncio, para direcionar o usuário a outras áreas importantes do site.
Extensão de Chamada AdWords:
Permite que as pessoas cliquem no botão e liguem para sua empresa.
Extensão de Local AdWords:
Mostra o endereço e telefone da sua empresa para as pessoas que estiverem próximas dela.
Extensão de Frase de Destaque:
Permite adicionar frases curtas sobre sua empresa.
Extensão de Snippets Estruturados AdWords:
Seus anúncios podem destacar aspectos específicos dos seus produtos e serviços.
7- Palavras-chave: Menos é Mais
Ao construir sua lista de palavras-chave, evite que ela seja muito extensa. Uma lista com no máximo 20 palavras-chave é o ideal.
Esta é outra dica Adwords fundamental: Evite usar palavras-chave com apenas uma palavra (ex: tênis). Além de essas palavras terem um CPC muito alto, elas farão com que seus anúncios apareçam para pesquisas irrelevantes.
Utilize palavras-chave compostas (ex: tênis de futsal, tênis de futsal Nike, tênis futsal adidas).
Trabalhar com uma lista menor de palavras-chave é ideal para começar uma campanha, pois você consegue analisar quais delas estão tendo uma melhor performance e também acrescentar novas palavras de acordo com o que os usuários estão pesquisando.
Com isso você ainda vai encontrar novas palavras-chave que estão acionando o seu anúncio e acrescentá-las a sua campanha. Ou seja, aos poucos você vai mensurando e se necessário aumentará a sua lista de palavras.
8- Adicione Palavras-chave Negativas
As palavras-chave negativas são fundamentais para o sucesso de uma campanha no Google AdWords.
Ao usar essas palavras-chave, você impede que seus anúncios apareçam para pesquisas usando termos que você considera ruins ou irrelevantes.
Exemplo: se você está divulgando tênis de futsal, não vai querer que o seu anúncio apareça para pesquisas por tênis de corrida ou tênis casual, que divergem completamente do produto anunciado.
DICA ADWORDS: Para evitar que isso aconteça, você pode adicionar as palavras corrida e casual como palavras-chave negativas, e então seus anúncios não vão mais aparecer para pesquisa por essas palavras.
9- Mensure e Otimize
Acompanhe de perto o desempenho dos seus anúncios, pois só assim você conseguirá encontrar as fraquezas e oportunidades, e então otimizar suas campanhas para obter melhores resultados.
Tanto o Google AdWords quanto o Google Analytics fornecem vários relatórios que te ajudarão a acompanhar o desempenho das suas campanhas e te darão insights para otimizá-las.
Mas lembre-se: campanhas de Google AdWords são apenas uma das muitas ações de marketing digital que você pode usar, existem várias outras, como a automação de marketing, marketing de conteúdo e até campanhas de e-mail marketing. Saiba fazer um plano de marketing digital bem abrangente!
E aí, gostou das nossas dicas sobre AdWords? Ainda tem algumas dúvidas? Compartilhe seu comentário conosco! Tem alguma dica de AdWords para nos contar?
E não deixe de conferir nossa postagem sobre como rankear melhor no Google com seu site?