Ir para o site

Marketing

9 Dicas de AdWords que você precisa conhecer

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Sua empresa já utiliza o Google Adwords na estratégia de marketing online para acelerar o volume de tráfego e aumentar o número de conversões e vendas? Que tal algumas dicas de AdWords para fazer tudo isso com mais assertividade?

Confira abaixo algumas táticas de Google AdWords indicadas para quem é iniciante e quer conhecer um pouco mais sobre a ferramenta e, também, anunciar na rede de pesquisa e parceiros do Google.

Veja também: Como criar campanhas de Google AdWords

9 Dicas AdWords para criar a melhor campanha de sua vida

1- Defina seu Objetivo

Antes de começar a divulgar sua marca, produtos ou serviços no Google AdWords, e em outras ferramentas de links patrocinados, é imprescindível definir os reais objetivos da ação.

Seus objetivos podem ser:

  • tornar sua marca mais conhecida
  • lançar um novo produto ou serviço
  • aumentar as vendas de um produto ou categoria de produtos
  • conquistar parcerias e investidores

Entre outras.

Também é importante estipular metas para esses objetivos. Muitos não seguem esta dica de AdWords e acabam se perdendo em suas estratégias. Veja 2 exemplos de possíveis objetivos:

  • aumentar em 25% as vendas do produto X em 3 meses
  • conseguir 20 cadastros mensais no site

Para definir os objetivos, indicadores de desempenho e metas das ações no AdWords, a empresa precisa compreender seu mercado, onde ela está e onde pretende chegar. 

Uma vez que tenha seu objetivo bem definido, o planejamento e a execução das ações tornam-se muito mais fáceis e assertivos, tendendo a gerar resultados bem mais gratificantes, principalmente se você seguir nossas dicas de AdWords!

DICA ADWORDS: Sempre calcule o ROI (Retorno Sobre o Investimento) de suas campanhas!

2- Otimize sua Página de Destino

Quando um usuário visualiza e clica em um anúncio, ele o faz por ter encontrado algo que lhe chamou a atenção, e quer saber mais sobre aquilo.

A página para a qual o usuário será redirecionado deve corresponder exatamente ao anúncio clicado, pois o usuário espera encontrar o que procura imediatamente, sem a necessidade de ter que navegar em outras páginas no site e, caso não encontre de imediato, provavelmente deixará o site sem realizar a conversão.

A página de destino também é um fator importante usado pelo AdWords para definir o índice de qualidade dos anúncios. Um índice de uma boa qualidade resulta em custo por clique menor e melhores posições nos resultados de buscas.

Uma das dicas AdWords, aqui, é otimizar as páginas de destino dos seus anúncios para serem objetivas, complementando o que foi dito no anúncio, tirar as dúvidas do usuário e também incentivar a realização da ação esperada (compra de um produto, preenchimento de um formulário, etc.).

Você também pode criar páginas específicas para seus anúncios, de modo a otimizá-las totalmente para garantir uma melhor experiência do usuário.

3- Conheça as Políticas de Publicidade do AdWords

Antes de criar suas primeiras campanhas, dedique um tempo a estudar as Políticas de Publicidade do Google AdWords, dessa forma você evitará que seus anúncios sejam reprovados e sua conta suspensa.

4- Estruturação da Conta e da Campanha

Para manter sua conta organizada, facilitar suas otimizações e explorar melhor seus anúncios, estruture suas campanhas por temas e produtos. Dessa forma, você terá grupos de anúncios e palavras-chave diretamente relacionados com os anúncios, o que também vai melhorar seu índice de qualidade e, consequentemente, sua posição.

Quando se trata de AdWords, dicas nunca são demais, confira este exemplo de estruturação de uma conta:

  • Campanha: criar uma campanha para cada categoria do site que quiser divulgar. Também crie campanhas diferentes para cada região de segmentação.
  • Grupo de Anúncios: criar um grupo de anúncios para cada produto que quiser divulgar.
  • Anúncios: criar 3 opções de anúncios, como exemplo, para identificar qual deles atinge uma performance melhor.

5- Segmente suas campanhas de forma sábia

De nada adianta exibir seus anúncios para pessoas que não tem o menor interesse no produto ou serviço que você está oferecendo, por isso é preciso analisar as formas de segmentação disponíveis, utilizando este recurso de forma sábia.

DICA ADWORDS: Se seu público está em São Paulo, por exemplo, não faz sentido gastar seu orçamento anunciando para todo o Brasil.

Faça uma pesquisa avançada no Google e veja quem são seus concorrentes na sua região e tente descobrir as palavras-chave associadas a eles.

6- Adicione Extensões de Anúncio

Saber usar as extensões de anúncios é um dica de AdWords muito importante.

Elas fornecem informações adicionais ao anúncio, proporcionando mais destaque na página de resultados de pesquisa. Além de aumentar a visibilidade dos anúncios, as extensões aumentam a taxa de cliques (CTR).

Utilize o máximo possível de extensões de chamadas AdWords, locais e todas as demais nos seus anúncios, veja abaixo os principais tipos de extensões AdWords:

Extensão de Sitelinks AdWords:

Adiciona links ao anúncio, para direcionar o usuário a outras áreas importantes do site.

Extensão de Chamada AdWords:

Permite que as pessoas cliquem no botão e liguem para sua empresa.

Extensão de Local AdWords:

Mostra o endereço e telefone da sua empresa para as pessoas que estiverem próximas dela.

Extensão de Frase de Destaque:

Permite adicionar frases curtas sobre sua empresa.

Extensão de Snippets Estruturados AdWords:

Seus anúncios podem destacar aspectos específicos dos seus produtos e serviços.

7- Palavras-chave: Menos é Mais

Ao construir sua lista de palavras-chave, evite que ela seja muito extensa. Uma lista com no máximo 20 palavras-chave é o ideal.

Esta é outra dica Adwords fundamental: Evite usar palavras-chave com apenas uma palavra (ex: tênis). Além de essas palavras terem um CPC muito alto, elas farão com que seus anúncios apareçam para pesquisas irrelevantes.

Utilize palavras-chave compostas (ex: tênis de futsal, tênis de futsal Nike, tênis futsal adidas).

Trabalhar com uma lista menor de palavras-chave é ideal para começar uma campanha, pois você consegue analisar quais delas estão tendo uma melhor performance e também acrescentar novas palavras de acordo com o que os usuários estão pesquisando.

Com isso você ainda vai encontrar novas palavras-chave que estão acionando o seu anúncio e acrescentá-las a sua campanha. Ou seja, aos poucos você vai mensurando e se necessário aumentará a sua lista de palavras.

8- Adicione Palavras-chave Negativas

As palavras-chave negativas são fundamentais para o sucesso de uma campanha no Google AdWords.

Ao usar essas palavras-chave, você impede que seus anúncios apareçam para pesquisas usando termos que você considera ruins ou irrelevantes.

Exemplo: se você está divulgando tênis de futsal, não vai querer que o seu anúncio apareça para pesquisas por tênis de corrida ou tênis casual, que divergem completamente do produto anunciado.

DICA ADWORDS: Para evitar que isso aconteça, você pode adicionar as palavras corrida e casual como palavras-chave negativas, e então seus anúncios não vão mais aparecer para pesquisa por essas palavras.

9- Mensure e Otimize

Acompanhe de perto o desempenho dos seus anúncios, pois só assim você conseguirá encontrar as fraquezas e oportunidades, e então otimizar suas campanhas para obter melhores resultados.

Tanto o Google AdWords quanto o Google Analytics fornecem vários relatórios que te ajudarão a acompanhar o desempenho das suas campanhas e te darão insights para otimizá-las.

Mas lembre-se: campanhas de Google AdWords são apenas uma das muitas ações de marketing digital que você pode usar, existem várias outras, como a automação de marketing, marketing de conteúdo e até campanhas de e-mail marketing. Saiba fazer um plano de marketing digital bem abrangente!

E aí, gostou das nossas dicas sobre AdWords? Ainda tem algumas dúvidas? Compartilhe seu comentário conosco! Tem alguma dica de AdWords para nos contar?

E não deixe de conferir nossa postagem sobre como rankear melhor no Google com seu site?

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]