Para a Linkseller, o dia do vendedor é todos os dias e não somente no dia 1º de outubro. Afinal, não existe profissão mais desafiadora e em constante transformação do que essa.
O pior é que muita gente ainda vê os vendedores como os “chatos” ou não valorizam o esforço por trás dos resultados.
Por isso, hoje será um texto diferente, dedicado a falar sobre os desafios do mercado, características necessárias para se tornar um bom vendedor e muito mais. Acompanhe na sequência!
Origem do dia do vendedor
Para começar, já que o assunto é o dia do vendedor, descubra a origem desta data. Ela foi criada no 1º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, em 1937, na Argentina.
O evento reuniu profissionais de diferentes setores, como vendedores externos, representantes comerciais, entre outros. Por ter sido realizado entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, o dia 1º de outubro foi eleito para celebrar a data.
No Brasil, ele homenageia a todos que trabalham com vendas, seja de produtos, serviços, conceitos ou ideias. Curiosidade: antigamente, por aqui, os vendedores que iam para as cidades de interior eram chamados de “caixeiros-viajantes”.
Evolução do trabalho comercial
Hoje, a industrialização e o uso de novas tecnologias transformou o trabalho desses profissionais. Tornando possível, por exemplo, a existência do vendedor interno, que realiza todo o seu trabalho de dentro de uma organização, ou seja, remotamente.
Inclusive, a integração do comercial com outras áreas também se transformou. Tornando o dia do vendedor ainda mais importante de ser celebrado. Afinal, hoje, esse profissional atua em colaboração com setores como o marketing digital e o atendimento ao cliente.
Dessa forma, seu papel se torna ainda mais estratégico, indo além das vendas em si. Um vendedor hoje é um porta-voz, responsável, inclusive, pela imagem da empresa que ficará na mente do consumidor.
Características para se tornar um bom vendedor
Concorrentes agressivos, clientes cada vez mais exigentes, complexidade da jornada de compras maior, dinamismo. Com tantas transformações no cenário e no trabalho comercial, os vendedores também precisam se reinventar.
Por isso, as características para se tornar um bom vendedor também merecem destaque no dia do vendedor. Abaixo, foram separadas aquelas indicadas para vendedores internos e externos.
Vendedor interno:
- Ser automotivado;
- Ter capacidade de gerenciar seu tempo com sabedoria;
- Buscar melhorias constantes a nível de aprendizado e estratégias;
- Conseguir responder bem a todo tipo de perguntas, assim como a reclamações;
- Escrever e falar bem, pois atuará enviando e-mails, mensagens via apps de mensagem, como WhatsApp, falando ao telefone e muito mais;
- Entender sobre o nicho que atua e a organização que trabalha;
- Saber qual é a jornada de compras do consumidor;
- Mostrar empatia;
- Pensar na experiência do cliente com a marca;
- Estar aberto a novas ideias e técnicas de vendas, entre outros.
Vendedor externo:
- Ser colaborativo;
- Aceitar e buscar ideias inovadoras;
- Inovar em suas técnicas de vendas;
- Usar a versatilidade para se adaptar a situações adversas;
- Ter empatia;
- Saber falar com as pessoas certas e do jeito adequado;
- Identificar as empresas, leads e clientes ideais para visitar;
- Pensar em resultados de longo prazo;
- Planejar bem suas apresentações de vendas;
- Utilizar o tempo da melhor maneira para aumentar a produtividade e muito mais.
Essas são as principais características pessoais. Entretanto, para ambos, existem cuidados específicos que também são indicados, especialmente para melhorar a abordagem. Por isso, vale ressaltar no dia do vendedor aqueles que não podem falar:
- Estudar bem o cliente e seu comportamento;
- Entender o funil de vendas da empresa;
- Saber identificar leads qualificados e investir neles;
- Ficar atento às metas, assim como as métricas, como Taxa de Churn, Ticket Médio e Custo de Aquisição de Cliente (CAC), por exemplo;
- Utilizar as ferramentas e tecnologias disponíveis no momento de contato certo.
A tecnologia no dia do vendedor
Por fim, como você viu, a complexidade da profissão é grande e os desafios nunca param. Então, é importante falar também sobre o papel da tecnologia e dos recursos digitais na rotina de trabalho desse profissional.
Afinal, hoje, tanto as redes sociais quanto o uso de softwares, como um CRM de vendas, são essenciais para melhorar a performance.
Dessa forma, o vendedor precisa estar em constante aprendizado, sabendo as melhores estratégias de venda para usar em cada momento de contato com os leads e clientes e em cada plataforma.
Assim como, deve acompanhar os concorrentes e novidades para chegar na hora certa, com a linguagem adequada e com a oferta certeira nos consumidores em potencial.
Por tudo isso é que a Linkseller reforça que o dia do vendedor é todo dia. Aqui, existe a preocupação e a valorização real desse profissional diariamente, o ano todo.