Você já deve ter ouvido a frase: “planejamento é tudo”, não é mesmo? Quando uma empresa quer ter sucesso é essencial que seu setor de marketing tenha um cronograma de comunicação como guia para suas ações. Veja neste artigo como criar o seu em 6 passos.
O que é e para que serve um cronograma de comunicação?
Antes de seguirmos para o passo a passo de como criar o seu cronograma de comunicação, é preciso entender primeiro do que se trata, qual a finalidade de se ter um cronograma e quais suas funções.
O setor de comunicação e marketing de uma empresa tem como finalidade promover a marca e atrair mais clientes para conhecer e consumir os produtos ou contratar os serviços de uma empresa, mas para alcançar isso é preciso se planejar.
Se existe um objetivo a ser alcançado, a forma mais eficaz para se ter maiores chances de êxito é traçar um plano certo? Quando você vai viajar, por exemplo, você consegue aproveitar muito mais quando planeja a viagem do que quando deixa para resolver na hora.
A ideia do cronograma de comunicação é justamente essa. Estamos falando de uma forma de organizar a comunicação da empresa, definindo o que deve ser feito e quando precisa ser feito.
Dessa forma, além de guiar as ações em prol de um objetivo, o cronograma poupa tempo, uma vez que tudo foi programado antes de ser executado. Todos os passos estão previstos e são pensados e avaliados antes de serem aplicados.
Quais perguntas um bom cronograma de comunicação deve responder?
O cronograma deve ser de fato o guia para toda a equipe, ele precisa falar por si só. Por isso, ele precisa responder algumas perguntas como:
- Como a empresa se portará diante da concorrência?
- Qual a política esse plano segue?
- Quais os objetivos deste plano?
- De onde vem cada demanda deste plano?
- Quais as metas de cada etapa e para cada setor?
- Quais os públicos eu irei abordar?
- Em que canais eu irei atrás deste público?
- Qual a linguagem será usada?
- Quais as estratégias e ferramentas serão usadas para cada etapa?
- Quais resultados são esperados?
- Quais os recursos necessários ou disponíveis para a execução?
- Quem são os responsáveis?
- Quais os prazos de cada etapa?
Como fazer um plano de comunicação: 6 passos essenciais
Agora que você já viu o que é e para que serve um cronograma de comunicação, vamos listar 6 passos de como fazer um plano de comunicação completo do zero para que você possa fazer o seu.
1. Defina os objetivos e metas do seu cronograma de comunicação
O cerne de um cronograma precisa ser os objetivos do plano de comunicação, afinal, o que ele visa alcançar? Aumentar as vendas? Crescer a força da sua marca? Se recolocar no mercado? Conheça bem a situação da sua empresa e defina o que você quer atingir.
Dentro disso, é sempre importante estabelecer metas reais e possíveis, sempre vislumbrando um cenário pessimista, realista e otimista de cada etapa e preparando “saídas” possíveis para cada situação.
2. Saiba para quais públicos seu plano será direcionado
Os públicos que você pretende atingir também precisam estar definidos, eles vão definir uma série de outros pontos que virão a seguir. Por conta disso, é fundamental que você pesquise e conheça seus clientes em potencial para encontrar as formas mais eficazes de atingi-lo.
Por isso, é vital que você crie as personas do negócio e use as informações de cada uma para criar o plano de ação e o cronograma. Para saber mais sobre como criá-las, veja o vídeo abaixo:
3. Estabeleça um orçamento e defina a ordem das ações
Outro ponto fundamental de como fazer um plano de comunicação é ter clareza sobre o orçamento disponível para as suas ações, o valor será fundamental para que você possa distribuir os recursos da forma mais rentável possível.
Também é uma forma de estabelecer prioridades, isso porque nem sempre é possível fazer tudo o que se entende como ideal, neste casos a inventividade e a criatividade da equipe serão fundamentais. Sem esquecer que a análise dos indicadores de marketing e o resultado das ações vai te ajudar a identificar onde vale mais a pena investir seu capital.
4. Alinhe discurso e parte visual
É preciso considerar também o alinhamento da identidade visual com os elementos gráficos e o discurso que o cronograma de comunicação está prevendo.
5. Treine o seu time
Mesmo as equipes mais completas e competentes podem sempre melhorar, não é verdade? Com o mercado em constante evolução e tendências indo e vindo, é sempre importante manter seu time atualizado e qualificado para aumentar a capacidade deles de tomarem boas decisões.
6. Faça testes, avalie e faça alterações pertinentes
Um plano de comunicação deve ter ações pré-determinadas, mas isso não significa que elas têm o sucesso garantido apenas por serem executadas. É por isso que o cronograma deve constar o período de testes que precisaram ser feitos durante o processo.
Apesar de ser o guia principal, o planejamento não pode ser um entrave e nem engessar mudanças que se mostram necessárias. Muitas vezes algo planejado não sai da forma que se pensou ou uma ação pode não ter o resultado que se esperava.
Por isso, suas estratégias devem ser sempre monitoradas e serem revistas caso o resultado não esteja vindo no prazo que se pensou.
E aí, já sabe como criar seu cronograma de comunicação? Uma das ferramentas que podem ajudar muito nesses e em outros processos diários do marketing são os softwares de automação.
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