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Copy para Instagram: o que é, para que serve, como fazer e exemplos para se inspirar

O Instagram é uma das redes sociais mais relevantes para empresas que querem aumentar a sua presença no ambiente online, divulgar suas soluções, fortalecer a sua audiência e conquistar mais clientes.

E para fazer um bom uso dessa rede social de modo a alavancar o seu modelo de negócio, é imprescindível saber criar um bom copy para Instagram.

Com textos bem escritos nas legendas dos seus posts, é possível engajar os seus seguidores, ampliar o alcance da sua página e atrair novas oportunidades de vendas para a sua empresa.

Neste artigo, você vai descobrir o que é copy para Instagram e conferir também algumas dicas de copy para Instagram:

  1. Conheça o perfil da sua audiência;
  2. Tenha clareza sobre o objetivo de cada copy;
  3. Mantenha o foco na solução que você oferece;
  4. Fisgue a atenção logo no início.

Além disso, vamos mostrar também alguns exemplos de copy para Instagram que vão servir de inspiração na hora de criar os textos para as legendas das suas publicações. 

O que é e para que serve copy para Instagram?

Um erro muito comum que as pessoas que utilizam o Instagram como ferramenta de marketing é achar que basta criar um perfil para a empresa e sair publicando fotos e vídeos de maneira aleatória, sem nenhum critério.

Para que a estratégia de promoção do seu negócio seja bem sucedida nessa rede social, você precisa ter domínio sobre as técnicas de copy para Instagram.

Basicamente, o copy – ou copywriting – é uma estratégia de escrita utilizada com o objetivo principal de persuadir e convencer o leitor a tomar uma decisão ou executar alguma ação.

O copy serve também para que aquela página consiga se comunicar com o seu público de maneira mais próxima e se destacar dos demais conteúdos que são publicados a cada segundo no Instagram.

Tendo em vista que o Instagram serve como uma “vitrine” para exibir as soluções que uma empresa pode oferecer, fazer um bom copy é essencial para chamar a atenção da audiência e converter os leitores – seja para acessar o site da loja, baixar um material no blog, resgatar um brinde ou comprar um produto.

O copy é um tipo de escrita que busca acionar determinados gatilhos na mente do leitor e gerar uma conexão emocional com ele, conduzindo-o a determinadas ações.

4 dicas de copy para Instagram: como fazer?

Se você produz cursos online e outros infoprodutos ou atua como afiliado digital – vendendo infoprodutos que não são de sua autoria -, você já deve saber que o Instagram é um espaço promissor para construir uma audiência que se relaciona com seus conteúdos e se posicionar como autoridade em determinados assuntos.

Com um bom copy para Instagram, você poderá engajar os seus seguidores e atrair cada vez mais pessoas interessadas no que você tem a dizer. Como consequência, as vendas dos seus infoprodutos podem crescer de maneira significativa.

Ficou interessado e quer saber como fazer copy para Instagram? Continue a leitura e confira 4 dicas essenciais.

1  – Conheça o perfil da sua audiência

Uma das mais importantes dicas de copy para instagram é saber com quem você está falando.

Conheça bem o perfil da sua audiência. Isso vai te ajudar a utilizar a linguagem mais adequada, a produzir conteúdos sobre temas que mais interessam o seu público e no formato mais atraente, a descobrir quais sentimentos despertar para convencê-lo a tomar certas decisões e a entender suas preferências, desejos, receios etc.

2 – Tenha clareza sobre o objetivo de cada copy

De um modo geral, o objetivo do copy para Instagram é a conversão. Porém, nem sempre essa conversão é uma venda.

Por isso, é importante ter clareza sobre o objetivo de cada copy, pois isso vai orientar o tom do texto, os argumentos utilizados, o tema abordado e o conteúdo em si.

3 – Mantenha o foco na solução que você oferece

O seu objetivo maior com o copy para Instagram pode até ser aumentar as vendas do seu curso online, por exemplo. Porém, nos textos das suas publicações, o seu curso em si não deve ser o foco, mas sim a solução que ele representa para a sua audiência.

Na prática, isso significa que você deve se preocupar mais em mostrar como seu curso online – ou qualquer produto que seja – é capaz de solucionar os problemas e as dores que o seu público enfrenta.

4 – Fisgue a atenção logo no início

Os usuários do instagram levam alguns segundos – ou milésimos de segundo – para decidir se continuam em um conteúdo ou se rolam o feed para a publicação abaixo.

Sendo assim, é muito importante que o seu copy para Instagram consiga fisgar a atenção dos seguidores logo no começo.

Se você deixar a informação mais importante e valiosa para o final, há grandes chances da sua audiência nem chegar a ler e seguir para o próximo post da timeline. Novidades no instagram sempre são bem-vindas, mas não faça muito mistério sobre elas.

Exemplos de copy para Instagram

Além dessas dicas de copy para Instagram, separamos também alguns exemplos para você se inspirar na hora de criar os seus textos:

Exemplo de copy para Instagram esclarecendo as vantagens de uma serviço:

Copy de Instagram com título que desperta curiosidade:

Texto de Instagram com testemunhal:

Copywrite para Instagram destacando o influencer:

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Sumário.

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