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Como usar o Google Search Console: instalação e benefícios

Ao aprender como usar o Google Search Console você poderá acompanhar como a ferramenta de busca está indexando as páginas de seu site.

Além de usar o Google Search Console para enviar sitemap para o Google e assim ajudar o mecanismos de pesquisa a encontrar as páginas do seu site ou blog, sua equipe também poderá usar o Console para ter acesso a insights e informações importantes para a tomada de decisão em sua estratégia de SEO e marketing, de maneira geral.

O que é o Google Search Console?

O Search Console do Google é uma ferramenta gratuita que foi criada para ajudar e acompanhar o desempenho de seu site ou blog.

Por meio da plataforma você pode enviar sitemap com as páginas de seu site ou blog. O sitemap, basicamente, serve como um mapa que ajuda o Google a encontrar suas páginas, imagens e vídeos, e indexá-las.

Para saber como fazer isso, acesse o artigo; “Tutorial | Como enviar sitemap para o Google e otimizar seu SEO”. 

Uma outra função da plataforma é indicar informações variadas sobre:

  • o desempenho de seus links;
  • quais aspectos precisam de melhoria;
  • o que deveria funcionar melhor;

Oferecendo acesso a todas essas informações, recomendamos que você conecte seu site ao Google Search Console para aproveitar todos os insights que a ferramenta pode trazer para suas estratégias.

Você pode estar pensando que essa ferramenta é a mesma coisa que o Google Analytics, mas eu já adianto que não!

As informações coletadas nas duas ferramentas são diferentes, mas podem ser cruzadas para melhor compreensão geral sobre o assunto. Entretanto, vamos deixar para falar sobre isso mais adiante.

Vantagens do Google Search Console

Para que você aprenda como usar o Google Search Console em sua totalidade é preciso que compreenda os principais benefícios da ferramenta.

A seguir listamos algumas dessas vantagens que acreditamos serem indispensáveis em uma boa estratégia de SEO.

1. Análise de como os usuários estão interagindo com o seu site

O Google Search Console mostra dados que permitem que sua equipe analise como os usuários da plataforma de pesquisa estão se relacionando com suas páginas. 

Entre as informações que podem ser coletadas e aplicadas em suas estratégias estão insights relevantes, por exemplo, sobre quais são as palavras-chave que geram tráfego.

2. Identificação de erros de rasteio

Com  seu site cadastrado no Google Search Console sua equipe poderá identificar problemas de rastreamento e corrigi-los.

Se você está em busca de soluções que vão ajudar a rankear seu site no Google essa etapa é indispensável.

Se você usa WordPress e tem o plugin Yoast SEO você pode ver e corrigir os erros de rastreamento identificados no Search Console diretamente pelo plug-in.

3. Informações complementares ao Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma que se dedica a fornecer informações sobre o fluxo de usuário em seu site. Por ela você pode acessar dados como:

  • qual é o tráfego no site;
  • por quais canais os visitantes estão chegando ao site;
  • quanto tempo os usuários ficam em seu site.

O Google Search Console, por outro lado, é voltado para informações relacionadas a otimização do seu site para os mecanismos de busca, entre elas:

  • quais links apresentam erros de rankeamento;
  • quais palavras-chave seu site está rankeando e mais.

Leia também: Será que deve investir numa plataforma de Análise Web Pago?

Para aproveitar as informações fornecidas pelo Search Console e pelo Google Analytics é interessante vincular ambas as contas.

No painel do Search Console, clique no site que você deseja vincular à sua conta do Analytics. Depois escolha a opção “Propriedade do Google Analytics“.

Como usar o Google Search Console

Isso levará você a uma lista de contas do Google Analytics. Escolha a conta desejada e clicar em “Salvar“.

Como usar o Google Search Console?

1. Adicione seu site ao Search Console

Se você ainda não tem uma conta no Google Search Console, precisará adicionar e verificar seu site.

Isso vai provar que você é proprietário ou webmaster da plataforma que deseja acessar.

Somente com essa confirmação o Google permitirá que você acesse certos dados sobre o desempenho do site.

Para cumprir essa primeira etapa acesse o Google Search Console e faça login.

Digite o URL do site que você deseja acompanhar.

Clique em “Adicionar propriedade”.

Como usar o Google Search Console

Parabéns, seu site agora está adicionado à sua conta do Search Console.

Existem algumas maneiras diferentes de verificar a conta.

Você pode adicionar até 1.000 propriedades à sua conta do Google Search Console.

2. Verifique sua conta

Existem várias maneiras de verificar seu site, mas vamos ensinar a mais fácil: obter o código de autorização para colar no Yoast SEO.

Clique em HTML TAG como apresentado na imagem abaixo.

Como usar o Google Search Console

Copie a meta tag.

Como usar o Google Search Console

Os próximos passos são:

  • Faça o login no seu site WordPress.
  • No menu lateral clique em “SEO”.
  • Selecione a opção “Geral“.

Como usar o Google Search Console

A seguir:

  • Clique na guia “Ferramentas do Google para webmasters“;
  • Cole o código no campo do Google e clique em “Salvar alterações”;
  • Volte para o Google Search Console e clique em “Verificar”.

Como usar o Google Search Console

Parabéns! Você conectou seu site ao Google Search Console! Agora que você verificou e vinculou seu site, pode enviar seu sitemap e acessar todas as informações disponíveis para sua estratégia.

E aí, aprendeu como usar o Google Search Console?

Como você pode ver, a ferramenta é estratégica para quem deseja ter uma estratégia de SEO eficiente, conquistando melhores e mais posições no ranking de pesquisa do Google.

O SEO é uma estratégia bastante completa e para alcançar o sucesso é preciso se capacitar. Acesse o artigo; “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site e aprenda mais sobre como alcançar seu lugar de sucesso!

Qualquer dúvida deixe em nossos comentários.

Leia também: SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro

Este conteúdo foi escrito pela LAHAR. Somos uma plataforma que pode ajudar você e seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe.

Sumário.

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