Marketing

Como ter mais seguidores no Twitter: 6 estratégias para aumentar o alcance da sua marca

Mesmo não tendo a mesma força de outras plataformas, como Facebook e Instagram, o Twitter segue sendo uma das redes sociais mais populares no Brasil. Prova disso é que o país aparece em sexto lugar na lista das nações com mais usuários ativos. São mais de 8,1 milhões de perfis conectados na rede, segundo informações do site Statista.

Estar presente nas redes sociais que seu público mais utiliza é fundamental para qualquer negócio. Sendo assim, seja para sua marca ou para o seu perfil pessoal, o Twitter representa um universo considerável de pessoas com as quais você poderia estar se comunicando – seguindo e sendo seguido.

Como em qualquer outra mídia, uma conta no Twitter só faz sentido se houver pessoas interessadas no que você tem a dizer e a oferecer a elas. E, para isso, é preciso atrair novos seguidores.

Neste post, veja como ter mais seguidores no Twitter e, assim, aumentar o alcance da marca nas redes sociais. Acompanhe!

Como ter mais seguidores no Twitter: 6 dicas para bombar o seu perfil

1. Interaja com seus seguidores

No Twitter, é fundamental mostrar para os seguidores que o seu perfil não é uma via de mão única. Para isso, é importante mostrar interesse pelo que eles têm a dizer.

Fique atento ao seu feed, leia os tuítes e, sempre que possível, comente, curta ou retuíte conteúdos que seus seguidores postaram e que sejam relevantes para a sua marca ou seu ramo de atuação..

como-ter-mais-seguidores-no-twitter

2. Compartilhe conteúdos relevantes

O seu perfil no Twitter não deve ser focado apenas em divulgar produtos, serviços e promoções. Para que as pessoas se mantenham interessadas, é preciso publicar conteúdos que tenham valor e que sejam relevantes para a sua audiência.

Isso não significa, porém compartilhar novidades aleatoriamente. Escolha aqueles conteúdos — notícias, artigos, infográficos etc. — que os seus seguidores gostariam de ver, transformando o perfil da sua marca em uma verdadeira fonte de informação interessantes.

Ao compartilhar conteúdos assim, você aumenta as chances de que os usuários retuitem suas postagens, atraindo ainda mais seguidores para a sua conta.

Para isso, no entanto, é preciso certificar-se de que o conteúdo publicado seja compartilhável. Ou seja, é preciso garantir que seja algo que as pessoas vão bater os olhos, se interessar, curtir e compartilhar.

Lembre-se de que o Twitter é um rede extremamente dinâmica e as pessoas estão em buscas de informações de fácil “digestão”. Por isso, tenha certeza de usar títulos objetivos e imagens atrativas e, de preferência, saiba resumir o conteúdo nos 280 caracteres a que você tem direito.

Leia mais: Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing

3. Retuíte postagens de outros perfis

Outra estratégia interessante para quem quer saber como ganhar mais seguidores no Twitter é retuitar postagens de outros perfis que tenham a ver com a sua marca e que possam interessar à sua audiência.

A melhor maneira de identificar esse tipo de conteúdo é por meio das hashtags que tenham a ver com o seu perfil e os seus objetivos, selecionando as publicações que sejam mais relevantes e que agreguem valor ao seu feed.

Além de gerar um relacionamento com outras contas semelhantes, essa é uma maneira de aumentar o engajamento e atrair mais seguidores.

4. Otimize seu perfil

Nome, foto, imagem de capa e duas centenas de caracteres descritivos: é isso que quem visita o seu perfil vê e é com esses elementos que você tem que fazer com que esse usuário se interesse pela sua conta.

Nesse sentido, o primeiro passo é definir a foto de perfil e a imagem de capa. Em perfis empresariais, o ideal é que a foto utilizada seja o logo da sua empresa. Em contas pessoais, é recomendado utilizar a sua própria imagem, para humanizar a sua identidade.

Em relação à capa, certifique-se de usar uma imagem em alta resolução e que atenda às dimensões padronizadas pelo Twitter. Uma boa imagem ajuda a passar credibilidade e autenticidade, além de ser uma ferramenta a mais para fortalecer a mensagem da marca.

Por fim, a descrição do perfil ou, como é mais conhecida, bio. Para que as pessoas se interessem em seguir você, é preciso criar uma descrição precisa, objetiva e atraente. Preferencialmente, indique quem você é, o que faz e quais são seus objetivos no Twitter.

como-ter-mais-seguidores-no-twitter

5. Saiba utilizar as hashtags

Para quem deseja saber como ter mais seguidores no Twitter, é essencial conhecer o poder das hashtags. Mais do que uma identificação dos assuntos tratados na postagem, as hashtags são a chance de fazer com que a sua marca apareça para mais pessoas.

Muitos usuários realizam pesquisas ou simplesmente clicam nas hashtags dos assuntos que mais lhes interessam. Sendo assim, antes de fazer uma nova postagem, pense bem nas hashtags que pretende usar. Sempre que for possível (e natural, sem forçar a barra), utilize os Trending Topics para aumentar o alcance e a exposição da sua marca.

Outra dica é utilizar as hashtags para encontrar pessoas que possam se interessar pelo seu perfil ou por assuntos semelhantes aos que você trata em sua conta.

6. Divulgue o seu perfil

Nossa última dica de como ter mais seguidores no Twitter pode parecer básica, mas é extremamente útil: para aumentar o alcance do seu perfil, lembre-se de divulgá-lo em outras plataformas.

Para isso, inclua o link do seu perfil na sua página do Facebook e na bio da sua conta no Instagram; coloque-o na assinatura padrão dos seus e-mails e também nos seus cartões de visita.

Por fim, não se esqueça de incluir botões de acesso para os seus perfis nas diferentes redes sociais no seu site e no seu blog. Uma dica para isso é criar uma sessão “siga-nos” no layout das páginas.

Leia mais: Como vender no Twitter: 8 maneiras de disparar suas conversões

Agora que você já sabe como ter mais seguidores no Twitter e como isso pode ajudar o seu negócio, saiba que é possível tornar sua estratégia de marketing ainda mais eficaz contratando um software de automação

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]