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Como melhorar meu marketing pessoal: 8 dicas PRO para ampliar sua rede e seu nome

O marketing pessoal pode ajudar você a conquistar melhores cargos e salários, bem como destacar seu nome entre os grandes profissionais da área. Entretanto, para melhorar seus resultados nesse sentido, é importante que conheça e siga algumas dicas de como melhorar meu marketing pessoal.

Como melhorar meu marketing pessoal?

O marketing pessoal é o processo de desenvolvimento de uma “marca” que é criada em torno de uma pessoa, no caso você mesmo.

Não é preciso que você seja um influenciador digital nem diretor de uma multinacional para se preocupar com sua imagem.

A verdade é que todos deveria considerar aprender como fazer marketing pessoal para melhorarem a imagem que seus colegas de trabalho, gestores e toda sua rede de contatos, tem de você.  

Marketing pessoal não é sobre fingir ser alguém que você não é. Ao contrário, é sobre destacar suas características e pontos positivos. 

Mas como fazer isso? Como melhorar meu marketing pessoal? 

A seguir, criamos um guia dicas de marketing pessoal simples porém eficazes para todos os profissionais. 

1. Priorize sua capacitação

Cursos, certificações, títulos acadêmicos são importantes aliados para quem está em busca de como melhorar meu marketing pessoal

Eles ajudam a comprovar que você tem domínio sobre técnicas e métodos avançados dentro de sua área de atuação. 

Mantenha-se presente em eventos, leia portais de notícias relacionados a sua profissão, enfim, mantenha-se ativo em sua formação.

2. Crie canais de comunicação eficazes

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, blog … essas são algumas das plataformas que podem contribuir para expandir o alcance de sua marca pessoal.

Você não precisa estar ativo em todas essas redes mas algumas, como o LinkedIn, são essenciais.

Criar um blog também é uma boa ideia. Você poderá compartilhar conteúdos relevantes e isso vai contribuir para ampliar sua autoridade em determinados assuntos bem como no rankeamento do seu nome no Google. 

O Facebook, Twitter e Instagram possuem um caráter mais pessoal, logo, permita que esse lado da sua vida contribua para que sua imagem profissional se torne ainda mais autêntica.

3. Destaque seus pontos fortes

Isso é óbvio, mas muitas pessoas tem dificuldade em entender quais são seus pontos fortes e como trabalhá-los da maneira correta.

Algumas dicas para compreender quais são seus pontos fortes são:

  • converse com amigos e colegas de trabalho com quem tem mais intimidade e peça a opinião deles;
  • busque informações nas avaliações de desempenho que já recebeu no trabalho;
  • lembre-se de como contribuiu com os projetos da empresa e onde obteve mais sucesso. 

4. Compartilhe seu conhecimento

Aprender e reter conhecimento é algo tão antigo e ultrapassado quanto o orelhão de rua!

Se você quer uma dica de marketing pessoa é: compartilhe o que você sabe! Ajude seus colegas de trabalho a realizarem suas tarefas (cuidado para não se intrometer no trabalho do outro), compartilhe com a equipe seus conhecimentos, use seus canais digitais para oferecer conteúdo relevante e mais.

Fazendo da maneira certa você estará rodeado de pessoas gratas por sua ajuda, que te admiram.

Nada é mais forte do que isso no marketing pessoal. 

5. Saiba trabalhar em equipe 

É importante promover a sua marca pessoal, mas é tão importante promover os outros.

Reconhecer que o seu sucesso tem a participação de outras pessoas, destacar o trabalho dos colegas é uma das formas de criar uma imagem positiva em torno de você.

Ninguém vai acreditar que você é realmente um bom profissional se as pessoas que trabalham ao seu redor acham você esnobe e individualista. 

Seja parceiro e crie grandes projetos em parceria com grandes profissionais.

6. Tenha objetivos pessoais

Porque você está preocupado com dicas de como melhorar meu marketing pessoal? 

Qual é o objetivo da sua vida profissional?

Você deseja mudar de emprego? Conquistar um cargo mais alto? 

É preciso traçar metas a curto, médio e longo prazo. 

Essas metas vão deixar você ainda mais empolgado a cada conquista. 

É preciso manter o foco para que nossos objetivos se realizem. 

Além disso, ser um profissional focado também é uma característica valiosa no mercado de trabalho. Use-a!

7. Crie uma rede de contato 

Essa é a base de qualquer dica de marketing pessoal. 

Fazer networking e criar uma rede de contatos que conheça você como um profissional atualizado e criativo é algo de muito valor.  

Participe de eventos, converse com as pessoas nas conferências, tome aquela xícara de café com um estranho do trabalho, poste nas redes sociais todos os dias.

Quanto mais você interagir com as pessoas, maior será a sua rede.

Por meio do networking você expande seu alcance e aprofunda suas relações.

Com mais pessoas conhecendo você mais perto de uma indicação para um novo cargo em uma nova empresa você está!

Também é mais provável que você seja chamado para outros eventos e quem sabe seja convidado para dar uma palestra. 

Resumindo, quanto maior e melhor for sua rede mais oportunidades tendem a aparecer.

Pode colocar um asterisco nessa dica de como melhorar meu marketing pessoal!

8. Seja você mesmo

Brega, neh? Mas funciona!

Não é possível tentar fazer um guia sobre “como melhorar meu marketing pessoal” e não abordar essa questão.

Não tente ser quem você não é, apenas busque desenvolver novas habilidades e trabalhe seu autoconhecimento. 

Seja natural e mostre-se como você é.  

Construir uma marca pessoal exige tempo e esforço, mas vale a pena.

É com ela que você alcançará o sucesso que espera na sua vida profissional (e até na pessoal).

Falando nisso, lembre-se que seu relacionamento com as pessoas fora da empresa também é importante para a imagem que você deseja construir. 

Vá ao happy hour do trabalho e realize integrações. Estar em contato com outros profissionais fora do horário de trabalho cria uma importante conexão pessoal. 

Se você gostou dessas dicas de “como melhorar meu marketing pessoal”, você pode ter acesso a outras, no artigo “Como fazer marketing pessoal: 9 dicas para ganhar o mercado”.

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Sumário.

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