Aumentar o número de leads é sempre uma vontade de qualquer empresa e quanto mais qualificados eles forem melhor, por isso hoje falaremos como gerar leads no Google. A empresa tem lá suas restrições e no geral é bem rigorosa nesse processo, no entanto é uma ferramenta muito boa para isso.
O Google Ads é sem dúvida uma das ferramentas mais completas e com mais potencial na geração de leads hoje em dia, no entanto suas políticas de privacidade e regras podem ser um entrave na hora realizar campanhas e gerar leads.
Com a ascensão digital que vivemos gerar mais leads, sobretudo os mais qualificados possíveis, significa um ativo muito valioso para uma empresa e saber trabalhá-los pode gerar um aumento nas vendas do seu negócio.
Mas, como usar a principal plataforma digital do mundo a seu favor nesta batalha? É sobre isso que falaremos aqui.
Como gerar leads no Google?
Pois bem, se você já entendeu o valor que os Leads têm no seu negócio, vamos ver as formas de gerar esses ativos através do Google Ads. A plataforma proporciona 3 modalidades para geração de cadastros: Youtube, Rede de Pesquisa e Rede de Display.
Youtube
O Youtube vem se mostrando muito mais que uma plataforma de vídeos, mas também uma rede social e sobretudo uma grande fonte de pesquisas dentro da internet.
Atualmente ela só está atrás do Google e seus clientes em potencial provavelmente passam algum tempo nessa plataforma.
Dependendo do seu ramo, os vídeos podem ser uma fonte de pesquisa muito recorrente, afinal quem nunca procurou um vídeo que explicasse algo um pouco mais complexo de se entender apenas com palavras, não é mesmo?
Os formatos de anúncios mais comuns no Youtube são: TrueView In-Stream, Descoberta TrueView e Não ignoráveis.
O primeiro são aqueles exibidos no início, meio ou no fim do vídeo, o segundo serve para que o seu anúncio apareça no topo de uma página de pesquisa e o terceiro é aqueles que o usuário não pode “pular”.
Independente de qual dos 3 você utilizar, com exceção dos Não ignoráveis, onde o usuário é obrigado a ver o seu anúncio, se uma pessoa viu a sua propaganda até o final é um sinal de interesse no seu produto ou serviço que ela está dando a você.
Para que esse usuário do Youtube se torne um lead é preciso que seu anúncio tenha um botão, CTA, que o leve para uma página de captura onde ele precisará fazer um cadastro. Para conseguir isso é importante:
- criar anúncios interessantes que prendem a atenção do usuário até o fim
- oferecer um material de qualidade e relevante em troca do cadastro do usuário (um ebook, planilha, webinar etc),
- criar uma landing page bem estruturada para atrair o cliente a converter,
- Segmentar o público de forma correta.
Rede de pesquisa
Outra forma de conseguir entender como gerar leads no Google é através da Rede de Pesquisa.
A Rede de Pesquisa nada mais é do que os anúncios que aparecem relacionados a uma pesquisa.
Faça um teste agora mesmo, abra o Google e faça uma pesquisa, é provável que os primeiros resultados apareçam com a tag “anúncio”.
Isso significa que o dono daquele site pagou ao Google para que o seu site aparecesse bem rankeado para quando alguém fizesse uma pesquisa com uma palavra-chave como a que você acabou de usar.
Essa ferramenta é muito interessante quando você conhece bem o perfil dos seus clientes, suas personas, de forma conhecer o que eles pesquisaram de fato e atrair a atenção deles estando no topo das pesquisas.
Essa pessoa que fez essa pesquisa de palavras-chave provavelmente está interessada no que você tem a oferecer, por isso é importante saber quais keywords escolher para atrair o cliente que realmente está interessado.
Através dessa modalidade é possível direcionar a pessoa que clicar para uma Landing Page e tentar converter o visitante em lead por meio desta página.
Aprenda como anunciar no Google, com o vídeo abaixo.
Rede de Display
E por fim a última modalidade disponível para que você entenda como gerar leads no Google é a Rede de Display. Essa ferramenta permite que você anuncie em sites que estão inscritos no Google Ads.
Esses anúncios aparecem em forma de banners dentro dos sites e, quando feitos da maneira correta, podem gerar leads qualificados, mas para isso é preciso que você escolha bem os sites que vai anunciar.
Faça pesquisas sobre o seu segmento para não desperdiçar dinheiro.
Por exemplo, se você vende artigos de material esportivo pode ser uma boa utilizar banners de sites de notícias sobre esporte. Seus clientes, possivelmente, consomem esse tipo de conteúdo.
Aprender como gerar leads no Google contribui para o resultado da sua estratégia.
É claro que uma estratégia não acaba com a geração de leads. Fazer a gestão de leads é a próxima etapa para convertê-los em clientes.
Para isso você deve contar com sistemas de automação de marketing, que incluem ferramentas de captação de leads.
Se você não sabe ainda o que nem nem como usar a automação a seu favor, venha conferir nossa página com TUDO sobre automação de marketing:
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