Webinar é uma estratégia de marketing digital que consiste em um seminário online em vídeo transmitido pela internet. Gravado ou ao vivo, o webinar aborda um tema específico e, por conta disso, é voltado para um público também específico.
O webinar é uma excelente alternativa para gerar leads e facilitar o avanço deles pelo funil de vendas. Além disso, é uma oportunidade para geração de conteúdo rico que não seja em texto, formato que nem sempre é consumido com boa vontade pelo público por conta do seu tamanho.
Para se ter uma ideia, dados mostram que 59% dos usuários preferem assistir a um vídeo do que ler um texto na internet, e que pessoas que veem vídeos retêm 95% da informação que lhes foi passada, contra apenas 10% de quem lê um texto.
Neste post veja como fazer um webinar de sucesso para aproveitar esse comportamento a seu favor e gerar melhores resultados para a sua empresa. Acompanhe!
Como fazer um webinar de sucesso: passo a passo
Fazer um webinar de sucesso exige organização e planejamento. Pensando nisso, separamos nossas dicas em diferentes etapas. Confira:
1 mês antes
Definição do tema
Definir o tema que será abordado no webinar é a pedra angular do projeto. Baseado nas vantagens e nos objetivos que citamos acima, avalie as necessidades da sua empresa e veja qual assunto vale a pena tratar e qual o interesse do seu público no tema.
Escolha da data
Se você está pensando em como fazer um webinar de sucesso, saiba que um planejamento bem feito é fundamental. Seja gravado ou uma transmissão ao vivo, com convidados de fora da empresa ou não, é preciso definir uma data e um horário para o evento.
Isso é fundamental não apenas para organizar o webinar e evitar, por exemplo, que ele caia no mesmo horário de algum evento importante que possa comprometer sua audiência, mas principalmente para divulgá-lo da forma adequada, gerando um sentimento de urgência no público.
Convites
Muitas empresas preferem abordar os temas do webinar com a presença de um palestrante especialista no assunto. Pode ser um convidado de fora ou até mesmo um profissional da sua própria empresa. Para isso, é preciso enviar o convite com antecedência para que a pessoa tenha tempo de se planejar e preparar o material para o dia do evento.
15 dias antes
Criação do evento
Existem muitas ferramentas para webinar, mas a mais utilizada hoje em dia é o YouTube Live. Essa plataforma permite a criação de eventos com bastante antecedência, ajudando na divulgação e a gerar sentimento de antecipação.
Criação de landing page
Esse passo é importante para que o público possa se inscrever no evento e, ao fazê-lo, forneça ao menos seu email para que possam receber atualizações e novidades. Além disso, ao recolher o contato das pessoas interessadas, elas se transformam em leads. É importante que a landing page deixe claras as principais informações do webinar, como tema, data, horário, palestrante etc.
Envio de email marketing
Se a sua empresa já possui uma base de leads, prepare uma campanha de email marketing para convidá-los para o webinar. Os cuidados são os mesmos: envie as informações completas e não se esqueça de um link para a página de inscrição.
Divulgação
Passos anteriores estruturados, é hora de divulgar o webinar. Faça postagens nos seus perfis nas redes sociais convidando os usuários para o evento e direcionando-os para sua landing page.
Uma dica para potencializar a atração de audiência é utilizar as características de cada plataforma a seu favor: faça banners chamativos para Instagram e Twitter, produza teasers em vídeo para Facebook, Instagram e YouTube e crie stories para Instagram e Facebook.
Importante lembrar que a divulgação também envolve mídias pagas. Caso tenha verba para isso, prepare anúncios no Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads. Por fim, não se esqueça de criar banners e CTAs no site da empresa e também no blog, alertando os visitantes sobre o evento.
7 dias antes
Acompanhamento das inscrições
Verifique em que pé estão as inscrições para o evento, quantos leads já se manifestaram e se é necessária alguma ação para reforçar a divulgação e o apelo do webinar.
Estruturação do roteiro
Nem todo mundo que sabe faz ao vivo. Por isso, monte um roteiro com a estrutura do webinar. Não precisa ser nada muito elaborado: tópicos já bastam para guiar o que vai ser discutido, manter uma ordem coerente e evitar que assuntos importantes fiquem de fora. Ao lado de cada ponto, anote uma previsão de tempo para cada assunto, evitando que se alonguem demasiadamente.
Preparação do material
Quem sabe como fazer um webinar de sucesso certamente entende que, geralmente, eles são acompanhados de um apresentação de slides na tela. Isso serve para facilitar a compreensão do tema pela audiência e para guiar o apresentador ou palestrante. Esse material pode ser feito em qualquer ferramenta, desde PowerPoint e Google Slides até Prezi ou SlideShare.
Envio de lembrete
Planeje o disparo de uma mensagem lembrando os leads da realização do webinar, reforçando as principais informações e, se possível, enviando algum material de apoio.
Na véspera
No dia anterior ao webinar, organize o espaço em que o evento será realizado e cheque todos os equipamentos: verifique o posicionamento das câmeras, veja se os microfones estão funcionando, confira a iluminação, garanta que há tomadas disponíveis e que a internet está funcionando.
No dia
Chegue mais cedo e confira tudo novamente. Prepare um email para relembrar os leads algumas horas antes do início do evento. Alguns minutos antes, comece a interagir com os participantes que já estão no chat e estimule-os a enviar perguntas e comentários. Não se esqueça de agradecer a presença de todo.
No dia seguinte
Organizar um webinar de sucesso não termina com o fim da transmissão. No dia seguinte, é preciso continuar o trabalho e manter o engajamento no público. Afinal, o conteúdo ficará disponível na plataforma de vídeo e pode continuar gerando frutos para a empresa. O primeiro passo é enviar um email para os participantes disponibilizando o link para o vídeo e para os slides que foram utilizados na apresentação.
Em seguida, faça uma pesquisa de satisfação com quem participou. Isso pode ser feito por meio do envio de um formulário de pesquisa para os leads. Esse feedback é importante para aprimorar eventos futuros e para entender as motivações do público e o que mais lhes interessa.
Por fim, não se esqueça de alterar os textos que você criou sobre a transmissão, como na landing page (que pode continuar no ar, mas agora permitindo que as pessoas assistam ao vídeo) e nos emails de agradecimento.
Vale a pena investir em webinars como estratégia de marketing digital?
Agora que já sabe como fazer um webinar de sucesso, fica a pergunta: vale a pena investir nessa estratégia? A resposta é: sim! Se você contatou que seus leads gostam e consomem esse tipo conteúdo, não perca mais tempo e inclua os webinar nas suas ações de marketing digital!
E se você quiser tornar sua estratégia ainda mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.
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