Marketing

Tutorial | Como fazer um webinar: 9 etapas para gerar vendas

Aprender como fazer um webinar vai enriquecer sua estratégia de marketing de conteúdo e ampliar sua capacidade de captação de leads qualificados.

Um webinar produzido por uma empresa tem o objetivo de atrair usuários, engaja-los e, então, vender ferramentas, produtos ou informações.

O comportamento do consumidor mudou e parte da nova postura dos clientes é a busca por informação, provas sociais e conteúdo que ajudem no processo de tomada de decisão.

Mas como fazer um webinar vai ajudar seu negócio?

Ao interagir com seu público, apresentar seu conhecimento e oferecer valor imediato aos consumidores, a consequência é o aumento das vendas.

Se tudo isso te interessa, você está no lugar certo! A seguir criamos um passo a passo de como fazer um webinar. Tudo sem mistério!

Como fazer um webinar: passo a passo

1. Escolha um problema (ou tema)

Qual é o problema do seu público?

A ideia geral é que o tema do seu webinar responda a dúvidas ou problemas de seus potenciais clientes.

Você também pode fazer um webinar para apresentar um novo produto ou serviço, os resultados de uma pesquisa ou qualquer outro assunto que possa interessar o público que você deseja atingir.

Seja qual for a sua escolha lembre-se que um webinar deve oferecer uma informação útil para ser posta em prática imediatamente!

Conhecer quem são as personas de seu negócio vai ajudar na formulação da temática e abordagem do webinar.

Você também pode usar ferramentas como o Google Trends para ter acesso aos termos que estão em alta nas pesquisas realizadas pelo mecanismo de busca.

Usar as redes sociais para pedir sugestões de tema também é uma boa forma de descobrir assuntos de interesse geral.

Nessa etapa de como fazer um webinar o objetivo é identificar um problema comum e transformá-lo no tema de seu evento.

2. Defina uma solução para o problema (tema) escolhido

Com o tema em mãos é hora de definir as soluções.

Quanto mais específico for a questão que você irá tratar mais fácil será transmitir um conhecimento prático sobre ela.

É bem provável que uma das soluções apresentadas seja o produto ou serviço que a sua empresa vende, mas atenção para não tornar o webinar um comercial de TV.

Você precisa ter uma solução convincente para o problema que escolheu.

3. Estabeleça uma conexão inteligente com o que você vende

Nós já falamos aqui que aprender como fazer um webinar deve fazer parte de suas estratégias para atrair clientes.

Por isso fique atento em fazer uma ligação clara entre o problemas, as soluções e o recurso que a sua empresa oferece.

Não pense apenas na etapa de atração das pessoas que vão participar de seu webinar, mas também em como fazê-las avançarem nas etapas do funil de vendas.

Nesse processo de como fazer um webinas ser transparente é fundamental.

Deixe bem claro para quem está assistindo ao evento o que é informação e o que é argumento de venda.

Quer uma medida mais exata de como dividir o seu conteúdo? Quem tal 90% educacional e 10% de vendas?

4. Considere ter um convidado

Talvez você esteja pensando em fazer seu webinar sozinho, mas pode ser interessante contar com o apoio de mais um profissional da sua empresa, um cliente, um parceiro.

A apresentação em dupla ou trio pode tornar o webinar mais dinâmico e agradável.

Além disso, a experiência de mais de um profissional pode ajudar você a ampliar a credibilidade de seu evento. 

5. Planeje os elementos visuais de seu webinar

Ao aprender como fazer um webinar é importante considerar elementos como apresentação em slide.

Esse tipo de elemento apoia o apresentador do webinar e tornar mais fácil a visualização prática do que está sendo abordado na teoria. 

Um aspecto importante é contar com a ajuda de profissionais que possam garantir a qualidade de imagem e som. 

6. Selecione uma ferramenta de webinar

Como fazer um webinar sem uma ferramenta de apoio e transmissão? Impossível! 

Entre as ferramentas mais usadas do mercado estão:

7. Divulgue seu webinar

E ai? Entendeu como fazer um webinar? Gostou das dicas?

Agora é hora de angariar público!

Para isso você pode usar uma série de ferramentas de marketing como:

  • criação de uma landing page específica para captar leads interessado no Webinar, com formulário simples. Leia mais em: “Receita de bolo para otimização de landing page focado em conversão”.
  • no site da sua empresa use pop-ups e banners de divulgação;
  • insira links para a landing page em postagens do blog que tenham relação com a persona com a qual o webinar se identifica;
  • envie um e-mail marketing para sua base de leads, com um CTA estimulando a inscrição;
  • use as redes sociais para divulgar o evento e atrair mais participantes;
  • ative outras empresas que já são parceiras da sua para ampliar o alcance da divulgação.

Leia mais: Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos

8. Recompense os participantes

Oferecer algo de valor no final do webinar vai aumentar suas chances de transformas esses participantes em clientes, ampliando assim a taxa de conversão e ROI do webinar. 

Esse incentivo serve como um empurrãozinho para concretizar uma venda!

Um desconto, upgrade de plano ou bônus são bons exemplos do que você pode oferecer. 

9. Faça um pós-webinar

Um pós-evento é fundamental para manter sua empresa próxima aos participantes que não converteram ainda!

E-mail marketing e redes sociais são excelentes canais para essa fase.

Continue a conversa após o webinar e crie as bases para futuras oportunidades de relacionamento e vendas.

Insights finais

Ao aprender como fazer um webinar você oferece algo de valor a seus prospects, em vez de simplesmente tentar obter algo deles.

Contar com o software de Inbound Marketing vai te ajudar a realizar as etapas pré e pós webinar como:

  • captação de leads;
  • envio de e-mail marketing;
  • criação de landing page;
  • gestão das redes sociais;
  • gestão de leads;
  • fluxo de automação pós-evento.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing que auxilia sua estratégia e contribui para o aumento de seus resultados e para a economia de tempo e pessoal. Quer saber como ela aumenta os resultados de seu negócios? Entre em contato com a nossa equipe e experimente grátis.

Sumário.

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