Aprender como fazer um lançamento digital é um desafio com o qual muitos empreendedores precisam lidar, afinal, a cada vez que você coloca um novo produto dentro do seu e-commerce e precisa fazer com que ele seja vendido, é necessário criar ações de lançamento.
É claro que alguns produtos ganham mais destaque do que outros, e isso também impacta no tamanho do lançamento que é criado para apresentar o item para seus potenciais compradores.
Nesses casos, a preocupação sobre como fazer o lançamento de um produto se torna ainda mais evidente, afinal, os primeiros dias de venda de alguns itens podem determinar o sucesso ou fracasso dele ao longo do tempo em que permanecer na loja.
Além disso, fato é que produto parado no estoque é dinheiro parado também. E se concentrar em aplicar alguns tipos de lançamento digital pode te ajudar a recuperar o investimento feito na compra das mercadorias, com mais velocidade.
Dito isso, vamos direto ao assunto: como fazer um lançamento digital? Entenda a seguir!
Como fazer um lançamento digital: 8 estratégias
Listamos abaixo o passo a passo completo de como fazer um lançamento digital:
- Entenda quem é a persona atendida pelo produto
- Compreenda qual é a proposta de valor do produto
- Invista em um pré-lançamento
- Use seus leads para alavancar o lançamento
- Faça uma campanha para captar leads
- Inclua as redes sociais no plano
- Comece com uma oferta imperdível
- Use ferramentas de marketing para otimizar resultados
Entenda cada etapa, a seguir.
1. Entenda quem é a persona atendida pelo produto
Toda estratégia de marketing ou vendas começa com a compreensão sobre quem é a persona que será beneficiada pelo produto ou serviço em questão.
Talvez você já saiba qual é a persona, ou personas, da loja, mas será que sabe qual é a que mais pode se identificar com o produto?
Caso ainda tenha dúvidas sobre o público do produto a ser lançado, tente observar questões como:
- gênero,
- idade,
- comportamento,
- habilidades,
- hábitos,
- personalidade,
- necessidades e mais.
Feito isso, você terá uma ideia bem mais próxima sobre com quem falar e o que falar.
2. Compreenda qual é a proposta de valor do produto
O que o produto faz pela persona definida acima? Quais dores ele resolve?
Aqui não estamos falando apenas de aspectos técnicos do item, mas dos reais benefícios que ele traz para o consumidor.
É isso que faz alguém comprar um produto: o que ele faz para resolver alguma demanda ou necessidade existente.
Uma das formas de colocar em prática o que é um lançamento digital é usar esse tipo de argumento e apelo em suas campanhas, desde banners no site, até publicações nas redes sociais e e-mail marketing.
3. Invista em um pré-lançamento
Não deixe para falar sobre um produto apenas quando ele já está sendo vendido. Criar o senso de novidade é uma das ferramentas poderosas para fazer um lançamento digital.
Ao aprender como fazer um pré-lançamento, você faz com que seu público espere pelo produto que será vendido “em breve”.
Essa “ansiedade” gerada em torno do item pode ser muito benéfico para fazer as vendas explodirem logo nos primeiros dias.
Com isso você pode passar a usar outros gatilhos mentais como o de urgência e escassez.
Lembre-se apenas de não frustrar expectativas dos consumidores. Faça um pré-lançamento que esteja alinhado à realidade do produto para que seus clientes não se sintam decepcionados.
O objetivo do pré-lançamento é gerar o efeito “uau” e não “nossa, mas era só isso?”.
4. Use seus leads para alavancar o lançamento
Quando você já tem uma base de clientes em seu banco de dados é importante que saiba como usá-los para lançar produtos.
Essas pessoas já conhecem a sua empresa e é muito mais fácil convencê-las a fazer uma compra do que converter novos consumidores que nunca ouviram falar sobre seu negócio.
Uma das formas de se comunicar com a sua base é compartilhar vantagens exclusivas com a base de clientes que já estão cadastrados em sua empresa.
Com isso, você faz com que eles se sintam importantes e interessados em adquirir algo antes de todo mundo, com uma vantagem especial.
5. Faça uma campanha para captar leads
Usar os leads que estão na sua base é uma ótima oportunidade de venda, entretanto, manter a captação contínua de novos leads também deve ser uma preocupação e uma estratégia que faz parte das ações de lançamento.
A captação de leads é uma importante estratégia de marketing para e-commerce e deve estar presente em ações que se preocupam em como fazer o lançamento de um produto.
Coloque pop-ups em seu site incentivando o cadastro dos clientes, usando argumentos como “receba novidades e descontos”, use as redes sociais para captar leads, crie banners que levar para landing pages de “Vem aí. Seja o primeiro a conhecer”, e mais.
6. Inclua as redes sociais no plano
O marketing em redes sociais é indispensável para uma loja virtual e ter uma importância ímpar quando o assunto é como fazer um lançamento digital.
Por meio do uso correto desses canais sua empresa é capaz de ampliar o alcance dos produtos, chegando a mais pessoas em canais em que elas estão acostumadas a lidar com o impacto de conteúdos de empresas, como o Instagram.
Inclua em seu checklist de lançamento anúncios pagos e a produção de conteúdo orgânico relevante.
Atualmente, uma ferramenta que pode contribuir para as vendas da sua loja é o Instagram Shopping.
As redes sociais podem e devem ser usadas desde o pré-lançamento.
7. Comece com uma oferta imperdível
Quer começar vendendo muito? Se você seguiu as dicas acima, pode usar como a cereja do bolo o incentivo financeiro: uma oferta imperdível para os primeiros compradores.
Essa oferta não precisa ser apenas desconto, mas formas de pagamento diferenciadas, brindes exclusivos e/ou cashback.
Mais uma vez você pode priorizar seus clientes antigos para criar um senso de pertencimento e contribuir para a fidelização de consumidores.
8. Use ferramentas de marketing para otimizar resultados
Uma ferramenta de automação de marketing, por exemplo, contribui diretamente para a aplicação de um plano de lançamento de produto.
Isso acontece porque a equipe, ainda na fase de planejamento, pode programar todas as mensagens que serão compartilhadas, seja por e-mail, SMS e redes sociais, criando um fluxo inteligente de mensagens que vão levar os usuários pelas etapas do funil de vendas.
Além disso, o software de automação de marketing ainda permite a criação de landing pages para captura de leads e facilita a gestão desses contatos por meio de fluxos de nutrição pré-programados.
O sistema ainda garante a segmentação da base de contatos, para garantir a relevância das mensagens que chegarão a cada lead.
Qualificação de leads, lead tracking e monitoramento de resultados também são recursos desses softwares.
Se você está em busca de uma ferramenta como essa, que te ajude a colocar em prática a lista de estratégias de como fazer um lançamento digital entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados de vendas.