Marketing

Como fazer um texto persuasivo? 8 dicas poderosas para prender o seu leitor

Algumas perguntas são importantes para quem deseja melhorar suas ações de marketing e realizar mais vendas. E uma delas é “como fazer um texto persuasivo”. Logo, ter bons argumentos e usar técnicas de copywriting são algumas respostas tendenciosas, mas não os únicos aspectos considerados.

Persuasão é uma estratégia de comunicação que utiliza recursos emocionais para induzir alguém a aceitar uma proposta. No marketing, pode ser vista em frases de efeito, como “compre” ou “assista”, por exemplo.

Mas os tempos mudaram e hoje essas frases dificilmente convencerão seu cliente a comprar seu produto. 

Nesse novo cenário de clientes mais exigentes e preparados para a compra, o marketing de conteúdo surgiu para convencer seus usuários. No lugar de slogans simples e curtos, temos a necessidade de convencer por meio de argumentos.

É por isso que criamos este guia com a intenção de ajudá-lo a aprender como fazer um texto persuasivo dentro dessa nova realidade do marketing. Vamos lá?

Como fazer um texto persuasivo: 8 dicas simples e eficazes! 

1. Saiba para quem você está escrevendo

Conhecer suas personas é fundamental para compreender quem é o público com o qual você deseja falar.

Essa análise vai permitir que você entenda quais são seus objetivos, necessidades, desejos e questionamentos.

Com isso em mãos, tudo fica mais fácil, inclusive definir o que será escrito. 

Ao saber quem é seu público e tirar suas dúvidas e aflições, você poderá fazer uma escrita persuasiva para chamar atenção dos usuários certos.

2. Considere as diferentes etapas do funil de vendas

Personas podem estar em diferentes fases da jornada do cliente. Por isso, é importante que você desenvolva conteúdos para cada uma das etapas do funil de vendas.

Como fazer um texto persuasivo

Faz parte da compreensão de como criar um texto persuasivo entender os problemas e saná-los no momento certo.

Clientes em fases diferentes possuem dúvidas distintas. Com isso em mente, seu objetivo deve ser produzir textos convincentes que levem leads e usuários ao funil de compras.

3. Defina o assunto

A próxima etapa para fazer um texto convincente é a escolha do assunto.

A análise de personas e o funil de vendas ajudam a chegar aqui, mas não representam tudo.

Usar plataformas como o Google Keyword Planner é imprescindível para entender quais assuntos estão em alta nas buscas no mecanismo de pesquisa e, consequentemente, vai auxiliar em sua estratégia de SEO.

Saiba também que a plataforma irá fazer você identificar os principais conflitos de seus clientes em potencial e criar conteúdos específicos e completos.

4. Defina o argumento central do texto

Você já tem o assunto, mas não sabe qual argumento irá defender, não é?

Para isso, reúna uma lista de dados, informações, depoimentos que provem a “força” do argumento e que impactará o seu leitor.

Cite também argumentos contrários, ou seja, jogue dados que o faça refletir, como, por exemplo, “não ler esse artigo poderá fazer perder dinheiro”. Isso é muito importante para que leitor conheça a profundidade da sua pesquisa e saia do seu texto sem “pulgas atrás da orelha”.

5. Apele para as emoções humanas 

Nem tudo é razão quando falamos sobre como fazer um texto persuasivo.

Usar gatilhos mentais estimulam as emoções e conectam realmente com o leitor. A ideia é que você use argumentos racionais para reforçar suas ideias, mas combine uma dose de sentimento e emoção para trazer o leitor definitivamente para você.

Por exemplo, você está tentando provar que um software de gestão financeira para microempresas vai permitir que o empreendedor tenha mais tempo para a vida pessoal, correto? 

Uma forma de usar a emoção é falar sobre os momentos em que ele deixa de estar com o filho para fazer balanços do fluxo de caixa.

Mas fique atento: não seja apelativo! Use essa estratégia com sabedoria e elegância.

6. Aplique técnica de copywriting 

O copywriting é um conjunto de técnicas de escrita usado para transmitir uma mensagem e alcançar determinado público de maneira a produzir alguma ação.

Geralmente, os redatores web são copywriters, pois eles sabem como organizar o texto de forma a convencer o usuário sobre seus argumentos.

Umas dessas técnicas é usar bullet points quando pretende listar mais de 3 tópicos. Essa tática gera fluidez e leveza ao texto, além de ajudar o leitor a entender com clareza seus argumentos.

Como fazer um texto persuasivo

Se você é um profissional de marketing e deseja aprender como fazer um texto persuasivo, vai precisar dominar algumas técnicas dessa área.

7. Crie uma boa introdução

As primeiras linhas do seu texto são decisivas, pois elas determinarão se um leitor permanecerá com seu texto ou irá procurar outra fonte que responde melhor a sua pergunta.

De nada adianta criar um texto excepcional e ninguém ler além do primeiro parágrafo.

Por isso, a busca por como fazer um texto persuasivo para vendas deve começar com a introdução do blog.

Entre as técnicas que você pode aplicar está o uso de algum argumento que desperte emoção, por exemplo, uma frase que comece com “você já passou por isso” ou “já deve ter vivido aquilo”.

Conhecendo bem sua persona, você saberá quais frases usar.

8. Finalize seu artigo com maestria 

Normalmente, o seu poder de convencimento gera uma ação que deve ser estimulada, no final do texto.

Assim como a introdução, a conclusão de um conteúdo é fundamental para “amarrar o leitor” e impedi-lo de sair da sua página sem confirmar que compreendeu e concordou com a sua escrita.

Resumir os principais pontos do seu argumento é uma boa forma de concluir um texto. Entretanto, aproveite para instigar seu leitor a fazer algo, seja:

  • ler outro artigo;
  • se inscrever em um curso;
  • baixar um ebook;
  • comprar seu produto.

Mesmo que seu artigo tenha sido convincente, você vai precisar se esforçar para mostrar que o usuário pode aprender mais se seguir o caminho indicado.

Diferença entre texto persuasivo e argumentativo 

Embora você use argumentos no seu texto persuasivo, a intenção de determinados tipos de conteúdos são diferentes. 

Neste caso, um texto persuasivo destina-se a convencer o leitor a fazer ou não as coisas certas, sendo então um objetivo único. Já o texto argumentativo busca fazer com que o leitor pense em duas opções e escolha a melhor, dando-lhe a chance da dúvida, compreende?

Texto persuasivo: exemplos 

Para entender melhor como funciona uma escrita persuasiva, listamos alguns exemplos.

1. Com o intuito de fazer com que o cliente compreenda seu produto

Ex: Nós ajudamos você a envolver pessoas com diferentes objetivos em direção a uma meta: fechar um projeto juntos.

2. Usando escrita simples com bullet points e explicações

Ex: Para usar o MailChimp, você deve:

  • ter pelo menos dezoito (18) anos e poder assinar contratos;
  • completar o processo de registro;
  • concordar com os Termos; e fornecer informações de contato verdadeiras, completas e atualizadas.

3. Texto curto e direto

Ex: Seja a marca que você deseja com um marketing mais inteligente criado para grandes coisas. Inscreva-se gratuitamente.

4. Focado nos benefícios do produto

Ex: Tudo no Evernote é sincronizado instantaneamente em qualquer computador ou telefone que você usa. Comece a trabalhar em um dispositivo e continue em outro sem nunca perder o ritmo.

Conclusão 

Neste artigo, percorremos os passos essenciais de como fazer um texto persuasivo e preparamos algumas dicas para cada etapa do seu artigo.

Agora é a sua vez de colocar tudo isso em prática e criar um texto persuasivo poderoso. 

Sumário.

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