Criar um mídia kit é um passo fundamental para quem deseja trabalhar com… mídia! rs Na verdade, aprender como fazer um mídia kit é uma das etapas do trabalho de quem deseja oferecer seus próprios canais de comunicação, como blog e redes sociais, para que outras empresas utilizem em suas estratégias de divulgação. Um bom mídia kit apresenta:
- informações sobre você;
- informações sobre suas plataformas;
- detalhes sobre seu público;
- os valores preestabelecidos para parcerias e as opções que você oferece;
- exemplos de campanhas anteriores e números alcançados (caso você tenha material anterior);
- sua informação de contato.
Se você tem um blog, uma rede social com vários seguidores, um canal do Youtube com bom número de visualizações, o mídia kit é um excelente aliado para atrair parceiros e monetizar sua plataforma.
Seus números mostram que você produz um bom conteúdo e que um público se interessa por ele.
Dentro das novas estratégias de marketing, centrado em plataformas digitais, muitas marcas estão investindo em diferentes tipos de influenciadores digitais, para lançar público e reforçar seu nome.
Diferentes empresas podem se interessar em seu canal para chegar até o público que você atende e usar sua credibilidade para se apresentar ou associar sua marca a deles.
Aprendendo como fazer um mídia kit você compartilhará, com os possíveis parceiros da marca, informações relevantes sobre você e seus canais.
As marcas usarão isso para entender melhor como e por que trabalhar com você se ajusta aos objetivos estratégicos deles.
O mídia kit não é uma ferramenta nova. Desde que anúncios em jornais, revistas, rádio e televisão começaram a ser veiculados, o mídia kit é usado para atrair parceiros de publicidade, e sempre funcionou muito bem!
Como fazer um mídia kit: 6 tópicos que precisam estar em seu material
1. Informações sobre você – uma breve biografia
É bem provável que o parceiro comercial já tenha ouvido falar de você e do seu canal, entretanto, nem sempre ele sabe detalhes que são relevantes para a parceria. Por isso, a biografia é importante, afinal deve incluir informações sobre:
- quem é você;
- de onde você é;
- o que faz e quais os seus hobbies;
- interesses específicos.
A ideia é mostrar para a empresa em questão quem é você. A partir disso a empresa poderá ver se você combina com as características, valores e personalidade da marca!
Essa é uma maneira da marca se conectar a você.
Não há conteúdo certo ou errado para escrever aqui, apenas seja honesto sobre suas preferências. Se a marca se interessar, alguns responsáveis pelo marketing vão acessar suas redes e precisam identificar tudo o que você falou, na prática.
2. Estatísticas
Essa é provavelmente a primeira coisa que as marcas procuram enquanto realizam suas pesquisas sobre influenciadores. Eles precisam saber se você tem alcance e engajamento suficientes para realmente impactar nos resultados da empresa.
Entre as métricas que você pode incluir, estão:
- número de seguidores;
- média de curtidas e comentários por postagem;
- frequência com que você faz publicações.
Esses detalhes fornecerão às marcas uma ideia sobre o alcance e as taxas de engajamento de suas postagens.
Se você estiver em várias plataformas de mídia social, forneça esses números para todas as suas contas de mídia social.
3. Informações do público-alvo
O próximo passo é mostrar para a empresa interessada se o público como o qual você se comunica é o público (ou parte do público) que ela deseja atingir.
Algumas informações são importantes e básicas, entre elas:
- idade;
- sexo;
- localização;
- interesses;
- comportamentos comuns.
Ao aprender como fazer um mídia kit você pode compartilhar as personas que definem seus seguidores.
Ao fornecer essas informações você ajuda as marcas a entenderem se seu público-alvo corresponde ou não ao segmento de clientes-alvo deles.
4. Resultados de campanhas anteriores bem-sucedidas
O próximo passo de como fazer um mídia kit é provar que você pode trazer resultados para uma marca.
É claro que se você nunca fez nenhuma campanha anteriormente, você pode excluir esse tópico de seu mídia kit.
Nesses casos, uma dica é propor uma campanha gratuita para alguma empresa interessante, que você já tenha algum laço. Assim, você terá números, o que é muito atrativo para outras marcas, que vão realmente investir no seu trabalho.
Nesta seção, de como fazer um mídia kit você pode:
- mencionar as marcas com as quais trabalhou;
- os tipos de conteúdo que você produziu;
- os resultados alcançados.
Mostre alguns relatórios de análise do desempenho de suas campanhas e também depoimentos das empresas que realizaram as campanhas com seus canais.
Ler depoimentos positivos de outras marcas, vai ampliar a confiança para trabalhar com você.
5. Valores
Crie opções de pacotes para uma campanha, descreva o que a mara pode esperar de você, em cada uma deles e insira o valor que será cobrado para a parceria acontecer.
Fornecer preços claros e específicos para cada tipo de colaboração ajudará a tornar o processo de negociação mais rápido e suave.
As marcas saberão exatamente o que esperar, já que você já especificou suas expectativas.
6. Contato
Por último, mas não menos importante, não esqueça de inserir suas informações de contato.
Você deve fornecer seu endereço de e-mail e número de telefone. Não se esqueça de incluir links para todas as suas contas de mídia social para que as marcas possam visualizá-las rapidamente.
Esperamos que essas dicas de como fazer um mídia kit te ajudem a criar um material que traduz todo o seu poder de comunicação e o alcance dos seus canais, gerando mais negócios para você, como influenciador digital.
Cada dia mais as empresas estão em busca de como fazer marketing digital com influenciadores, afinal, percebem nessa estratégia, uma maneira eficaz de chegar até um público fiel e aproveitar a imagem do influencer para acrescentar personalidade à sua própria marca.
#Bônus Não se esqueça de deixar o mídia kit com um layout bem bonito! Se você não sabe mexer com plataformas de design vale o investimento em contratar um profissional!
Então, o que você está esperando? Comece a colocar em prática as dicas de como fazer um mídia kit e encontre parceiros para entrar nessa com você!
Este artigo, foi escrito pela Ramper, a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.