Marketing

Como fazer marketing na internet: 5 estratégias para começar

Foi-se o tempo que aprender como fazer marketing na internet era um diferencial.

Atualmente, esse tipo de conhecimento é uma obrigação para  profissionais e empresas da área que desejam ampliar o retorno sobre investimento em suas ações.

Dominar as estratégias do marketing na web é imperativo para quem deseja captar e fidelizar clientes, nos dias de hoje.

A transformação digital revolucionou a comunicação entre empresas e clientes, mas muitas dúvidas ainda giram em torno de como fazer marketing na internet.

Afinal, quais estratégias são as mais importantes? 

Essa resposta varia de acordo com o seu tipo de negócio, os objetivos estratégicos da empresa e, claro, do público que você deseja alcançar.

Entretanto, algumas ações podem ser vistas como universais, atendendo a quase todos os tipos de negócio.

É sobre elas que falaremos a seguir! 

Neste artigo, vamos apresentar como fazer marketing na internet apresentando os benefícios e conceitos principais do:

  • SEO;
  • marketing de conteúdo;
  • marketing em redes sociais;
  • anúncios pagos;
  • e-mail marketing.

Confira!

Como fazer marketing na Internet: 5 táticas indispensáveis

1. SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português podemos traduzir para otimização para mecanismos de busca.

Isso quer dizer que o SEO é uma estratégia que se preocupa em tornar as páginas do seu site mais atrativas para os mecanismos de busca como o Google.

O objetivo é fazer com que essas páginas fiquem em posições mais altas dentro da lista de resultados de uma pesquisa.

Isso é importante porque páginas melhores rankeadas são mais acessadas. Páginas mais acessadas levam mais usuários para o seu site.

Tudo isso é feito organicamente, ou seja, você não paga para estar listado entre os melhores resultados do Google.

Para classificar bem organicamente, você precisará fazer uma extensa pesquisa de palavras-chave e saber como escrever um conteúdo excelente focado nesses termos.

Quer saber mais sobre o SEO? Separamos dois conteúdos para que você possa aprofundar sua pesquisa:

2. Marketing de Conteúdo

Como o próprio nome sugere, neste tipo de marketing o conteúdo é o centro da estratégia.

Acima falamos sobre SEO e para essa estratégia o conteúdo é fundamental.

A produção de conteúdo relevante pode envolver:

  • post em blog próprio;
  • e-books
  • cases;
  • vídeos e mais.

É claro que não basta sair escrevendo igual um maluco! Você precisa de estratégia, compreendendo:

  • para quem você está escrevendo (quem é o seu público);
  • o que você vai escrever (quais são as dúvidas do seu público);
  • a tendência de pesquisa nas plataformas de busca (o que o seu público está pesquisando).

É fundamental que você leia o artigo, “Estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo”.

3. Redes Sociais

É provável que seu negócio já tenha uma página no Facebook ou no Instagram.

Caso não tenha ainda, a possibilidade de criar já deve ter passado pela sua cabeça.

As redes sociais foram um marco importante na mudança da forma de comunicar entre marcas e clientes.

Elas permitiram uma troca de mensagens em tempo real e ao vivo para quem quisesse ler e acompanhar!

O marketing para redes sociais envolve dois elementos principais:

  • produção de conteúdo;
  • compra de “espaço publicitário”.

Novamente é preciso entender quem é seu público e, agora, onde ele está! No Facebook? Instagram? LinkedIn?

Depois disso crie uma estratégia de conteúdo que seja atrativa e engaje seus seguidores.

Faça anúncios para gerar mais alcance para sua marca.

Leia também: Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing

4. Anúncios Pagos

Anúncios pagos ou links patrocinados, em geral são cobrados por CPC, ou custo por clique.

Existem estratégias de anúncios pagos dentro das redes sociais e também nas plataformas de pesquisa, como o Google.

Você já deve ter ouvido falar em Google Adowords, por exemplo.

Dentro dele existem outras divisões de tipos de anúncios como:

  • display;
  • pesquisa;
  • Google Shopping.

A escolha ideal vai depender do tipo de produto ou serviço que você vende.

Nas redes sociais você pode usar as ferramentas de anúncio:

Sugerimos que antes de iniciar uma campanha de compra de mídia, você leia o material com passo a passo, “Como criar campanhas de Google Adwords”.

5. E-mail marketing

Por fim, mas não menos importante, uma das formas de como fazer marketing pela internet mais promissoras é usando o e-mail marketing.

Ele é a estratégia com maior ROI de todo o leque digital, alcançando um retorno de $38 a cada $1 investido.

Dentro de uma estratégia de e-mail marketing é preciso considerar as etapas de:

  • captação de leads (contatos);
  • nutrição de leads;
  • conversão.

Essa é basicamente uma estrutura simplificada do que atende a todas as etapas do funil de vendas.

O e-mail marketing é uma das maneiras de como fazer marketing na internet que mais ampliam a conversão.

Algumas dicas, entretanto, são importantes para você aprender a fazer um e-mail marketing que realmente traga resultado para suas campanhas. Para isso sugerimos a leitura de “Os 10 segredos sobre como fazer Email Marketing”.

Use a tecnologia para gerenciar tudo isso!

Como você deve ter percebido são muitas estratégias, conceitos e ferramentas para gerenciar quando o assunto é: como fazer marketing na internet?

Mas fique calmo! Com a prática o dia a dia fica mais fácil de gerenciar e as ações vão se tornar mais naturais.

Leia também: 5 exemplos de marketing digital: cases do Airbnb à Heineken

Entretanto, contar com a tecnologia se torna fundamental para que você possa avançar rumo às etapas que oferecem melhor retorno para seu negócio, mas são de níveis mais avançados.

Um software de automação de marketing é capaz de te ajudar em todo essa processo de implantação e gestão de suas ações de marketing.

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Sumário.

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