No marketing digital existem algumas formas de se obter um bom posicionamento nas primeiras páginas em sites de busca. Uma delas é desenvolvendo campanhas orgânicas, aquelas que não envolvem dinheiro, apenas técnicas de SEO, nas quais o resultado leva mais tempo para ser atingido.
A outra forma de posicionar sua marca, visando um google score positivo, é promovendo anúncios pagos.
Em tempos de crise sabemos que os investimentos em comunicação são reduzidos e as mídias sociais digitais surgem como uma alternativa às mídias tradicionais.
Pensando na maior rede social do mundo, o Facebook, com 1,4 bilhões de usuários cadastrados, dos quais, 900 milhões acessam a rede todos os dias, surge como uma excelente opção!
Pensando, ainda, que apenas de 1 a 3% destes usuários tem acesso ao seu conteúdo, caso não realize Facebook ads, fica clara a importância de saber como divulgar no Facebook.
Veja também: Como anunciar no Facebook e obter grandes resultados
Passo a passo: como divulgar no Facebook
1- Segmentação do público
A rede permite que você promova tanto seus próprios posts quanto a sua página. São duas formas diferentes de aplicar seu orçamento na plataforma. Para saber qual a melhor forma de anunciar seu negócio algumas perguntas devem ser respondidas.
A primeira delas: eu preciso de mais fãs em minha página ou de mais likes em meus posts numa campanha específica?
O investimento ideal para quem quer aumentar a base de fãs na página seria a promoção da própria página. Já para quem quer divulgar uma ação pontual, o impulsionamento mais indicado seria no próprio post.
Para segmentar seu público e atingir impressões mais qualificadas possíveis, devemos pensar na segmentação de público, sem isso, não tem como divulgar no Facebook.
Responda às perguntas:
- Com quem quero conversar?
- Para quem gostaria de vender?
- Qual a faixa etária do meu público?
- Em qual região ele se encontra?
- Quanto eu tenho para investir?
- Quais são os hábitos de consumo do meu público? O que eles estão procurando?
Quanto mais perguntas você conseguir responder, mais chances você terá de seu anúncio ser visualizado por quem realmente importa para o seu negócio.
Dentre os tipos de anúncios oferecidos pelo facebook, o mais indicado para atingir um maior número de fãs é o chamado ‘Promover Página’. O valor cobrado será debitado em sua fatura do cartão de crédito.
Então, muita atenção no momento de definir o orçamento.
2- Orçamento
Ao optar por promover a página, você deverá selecionar o público pela ‘localização’; ‘interesses’; ‘idade’ e ‘gênero’.
A partir dessas informações você terá uma prévia de quantas pessoas irá atingir. Assim, conseguirá definir um orçamento diário. O próprio facebook calcula a estimativa de likes por dia, de acordo com o seu orçamento especificado.
Depois disso, você deve definir a duração da campanha em dias e até qual data deseja que seja veiculada.
Insira os dados do cartão do qual será feito o débito e está pronto!
4- Formato da imagem
Para cada tipo de anúncio deve-se pensar em um formato de imagem. Se a sua imagem não corresponder ao tamanho ideal estipulado no facebook ads, ela será redimensionada e pode-se perder a qualidade do material!
Os anúncios de promoção de páginas podem ser inseridos no feed de notícias do desktop, no feed de notícias móvel (celular) ou na coluna da direita no facebook.
- Feed de notícias do desktop:
- Imagem: 470×174 pixels
- Texto: 90 caracteres
- Até uma linha da classificação da categoria de sua página será exibida
- Feed de notícias móvel (padrão de tela 640×1136 pixels):
- Imagem: 560×208 pixels
- Texto: 110 caracteres
- Até uma linha da classificação da categoria de sua página será exibida
- Coluna da direita:
- Nome da página: 1 linha
- Imagem: 254×94 pixels
- Texto: 90 caracteres
- Título: 25 caracteres
- Recomenda-se fortemente o uso de texto em apenas 20% da imagem.
Para identificar o percentual em que seu texto encaixa-se dentro da imagem, utilize a ferramenta do Facebook. Não tenha dúvidas, a escolha de uma bos imagem em seus anúncios é uma das melhores maneiras de
5- Métricas
Toda ação só é válida se soubermos nosso objetivo e se conseguimos alcançá-lo, certo?
Para saber se o impulsionamento de sua página apresentou o resultado esperado, visite o painel de gestão de anúncios do Facebook. Lembre-se, ele fica disponível apenas no perfil de quem realizou o impulsionamento.
Neste painel conseguimos visualizar todas as campanhas realizadas, se estão ativas ou inativas. Também identificamos quanto gastamos por campanha: custo por clique; valor diário e total. Bem como a data de início e finalização da campanha.
Preocupe-se com o custo por clique, acompanhe a taxa de cliques, o valor do lance no dia e quanto do seu orçamento tem sido consumido por dia.
Assim, fica mais fácil de identificar o custo por lead ou por objetivo esperado sobre o impacto geral causado pelos anúncios descobrir como divulgar no Facebook com estes anúncios esta impactando em seus custos.
6- Como saber se meus leads estão vindo do facebook?
É importante entendermos de onde os leads estão vindo, assim conseguimos alterar alguma campanha, modificar outra, ou investir mais em algo que esteja dando certo. Para isso, crie uma URL específica para sua campanha e monitore com o Google Analytics a origem de seus leads.
Outra maneira de como divulgar no Facebook é usando o Facebook Lead Ads, que já usa um formulário para o lead preencher e enviar os dados para você.
Com a LAHAR você monitora diretamente a origem dos leads e consegue ter um painel de controle sobre todas as suas ações de marketing digital. O que facilita o acompanhamento de dados e fortalece seu objetivo, mantendo o foco sempre à vista.
Além disso, a importância nos resultados não está centrada apenas no número total de fãs que sua página atingiu, mas se eles estão engajados em sua publicação, pois afeta diretamente o rank em que sua página estará posicionada no Google.
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