Marketing

Como ser autoridade no seu nicho: o que não pode faltar? 5 estratégias de ouro

“Como ser autoridade no seu nicho?”. Essa é uma pergunta cada vez mais comum, afinal, destacar o seu nome ou a marca da sua empresa, amplia suas chances de ter acesso a benefícios como aumento de alcance, maior procura de clientes, melhores taxas de conversão e muito mais.

Seja você um empreendedor que deseja aumentar o alcance da sua empresa ou alguém que pensa em se tornar um influenciador digital, aprender a gerar autoridade vai te levar a outro patamar, fazendo com que as pessoas venham até você. 

Ser uma autoridade em algum assunto ou nicho faz de você, ou da sua marca, alguém respeitado por dominar conceitos importantes e alcançar resultados relevantes. 

Para a empresa, ser uma autoridade no seu nicho tem o potencial de:

  • gerar mais negócios,
  • atrair mais clientes,
  • ampliar a vantagem competitiva,
  • se tornar líder de um setor. 

Contudo, a pergunta permanece: como criar autoridade no marketing digital?

Sem dúvida a transformação digital abriu portas para que mais pessoas – e empresas – buscassem o tão sonhado lugar de autoridade. 

Se antes da internet apenas as pessoas e empresas com a possibilidade de aparecer no horário nobre da TV ou em uma revista e jornal de sucesso podiam buscar esse objetivo, hoje todo mundo pode ocupar esse lugar.

É claro que para isso é preciso mais do que seguir as técnicas de marketing de autoridade que vamos ensinar. Afinal, é preciso, de fato, ter o conhecimento e a capacidade profissional para alcançar este objetivo.

O que significa ser uma autoridade?

Criar autoridade no marketing digital é se tornar uma referência no segmento em que atua, seja para concorrentes, parceiros e consumidores. 

Geralmente, ao se tornar uma autoridade, o mercado passa a confirmar no que é dito por você e a confiar no que você entrega. 

Quando o assunto é jornalismo ou entretenimento, por exemplo, a Globo é uma autoridade. Se temos dúvida sobre um acontecimento é nos canais de comunicação dela, como o G1, que buscamos a confirmação ou não da informação. 

Quando o assunto é tecnologia, a Apple é a referência da área por estar a frente em relação ao design, recursos e oferecer qualidade em seus equipamentos. 

Uma empresa não é referência apenas pelo número de compradores ou clientes, mas por sua capacidade de:

  • oferecer segurança,
  • gerar inovação,
  • entregar resultados,
  • comunicar tudo isso de maneira eficiente ao mercado

Nesse sentido, aprender como criar autoridade no marketing digital é um dos caminhos que você e seu negócio podem seguir para alcançar o topo.

Como ser autoridade no seu nicho: 3 estratégias para começar 

Confira o checklist de como ser autoridade no seu nicho:

  1. Saiba qual é o público que você deseja atingir
  2. Produza e compartilhe conteúdo relevante e autoral
  3. Apresente seus resultados
  4. Faça parcerias
  5. Invista em SEO

Entenda como colocar em prática cada passo, a seguir.

1. Saiba qual é o público que você deseja atingir

Se você quer gerar autoridade para a sua empresa é preciso definir o nicho de atuação e o público que vai ser atingido.

Afinal, você quer ser uma autoridade em que? Para quem? 

Entender quem é o público que você deseja atingir e para o qual deseja ser uma autoridade, seja como empresa ou como pessoa, é fundamental para entender o que é relevante para aquele grupo de pessoas.

A partir dessa definição você pode usar essas questões para produzir conteúdo relevante, focado em responder às dúvidas, necessidades, ajudar a solucionar problemas e a abrir o horizonte desse mercado. 

Essa fase é muito importante para empresas que desejam gerar autoridade, porque, ao entender bem quem é o público que você deseja atingir, você passa a compreender quais são as dores dele e quais são as lacunas que o mercado apresenta.

Com isso, é possível criar estratégias para resolver esses “buracos” e, consequentemente, se tornar alguém admirado por quem conseguiu soluções a partir da sua ajuda.

Para que você tenha mais facilidade em construir a persona do seu público ideal, indicamos que assista ao vídeo abaixo. 

2. Produza e compartilhe conteúdo relevante e autoral

Falar o mesmo que todo mundo fala não vai te ajudar a se tornar uma autoridade no marketing digital. 

Busque conteúdos fora da caixinha, soluções alternativas, materiais e tendências que ainda não chegaram no Brasil.

Apresentar a sua opinião sobre notícias dentro do seu nicho é uma estratégia super interessante para que a voz da empresa seja ouvida.

Além do conteúdo, pense também no formato de distribuição, por exemplo, vídeos e podcasts vem se tornando importantes espaços para apresentar temas de forma mais aprofundada.

Já as redes sociais funcionam como um impulsionador desse tipo de conteúdo. Além disso, se você deseja criar autoridade no Instagram, uma boa pedida é compartilhar pílulas de conteúdo relevante ao longo da semana, especialmente usando os stories para isso e salvando como Reels ou nos destaques.

Use também os stories para se posicionar sobre alguma novidade em última mão ou falar sobre um evento que você está visitando, ou mesmo para conversar com um cliente e compartilhar com seguidores.

Além das redes sociais, invista em diferentes canais de compartilhamento de conteúdo, entre eles:

  • blogs, 
  • redes sociais, 
  • podcasts, 
  • canal no Youtube. 

Use números e pesquisas para comprovar o que você diz. 

Lembre-se de gerar materiais ricos como:

  • ebooks, 
  • planilhas, 
  • checklists e mais. 

3. Apresente seus resultados

Para ser autoridade no seu nicho você vai precisar provar que sabe do que está falando e que é realmente um bom profissional. O público está cada vez mais atento a “falsos gurus”.

Por isso, invista na apresentação de cases de sucesso, depoimentos de clientes e resultados obtidos. 

Para isso, faça entrevistas com clientes e parceiros, apresente dados, pesquisas e conte um pouco do seu processo de execução do trabalho.

Para dar um toque ainda mais pessoal, é possível, por exemplo, fazer uma web serie com algum cliente que chegou na sua empresa quase falindo e depois alcançou números crescentes. 

Uma outra boa ideia para gerar engajamento é criar um webinar mensal ou podcast semanal com outros profissionais com boa autoridade, clientes e pessoas que trabalham com você.  

Leia também: Tutorial | Como fazer um webinar: 9 etapas para gerar vendas

4. Faça parcerias

Parece contraditório, mas uma boa estratégia para ser autoridade no seu nicho você pode aproveitar a relevância de algum outro profissional, por meio de uma parceria inteligente.

Essa é uma forma eficiente de conquistar links externos e aumentar o alcance da sua empresa e do seu nome. 

Por exemplo, talvez você já tenha ouvido falar sobre a advogada Gabriela Priori que hoje é uma influencer de política e também apresenta programas de TV fechada. Logo no início da sua carreira digital ela iniciou uma parceria com um canal voltado para o público feminino, o @garotasestupidas, onde fazia um giro de notícias sobre política, na segunda-feira. 

O canal em que o conteúdo é compartilhado tem mais de um 1 milhão de seguidores, e com toda certeza essa parceria colaborou para que a advogada desenvolvesse sua autoridade digital, e também para que o canal ampliasse o leque de conteúdos oferecidos.  Tudo isso ampliou o alcance e a relevância de ambos. 

Como criar autoridade no marketing digital

5. Invista em SEO

Especialmente se você quer gerar autoridade para uma empresa, o SEO é uma das estratégias de marketing digital indispensáveis. Isso porque o conjunto de técnicas ajuda a colocar as páginas da sua empresa nas primeiras posições do Google, sem precisar de anúncio. 

Algumas pesquisas revelam que 70-95% dos usuários preferem clicar nos resultados orgânicos de uma pesquisa no Google, contra 5 a 30% que clicam nos links patrocinados.

Isso acontece pela credibilidade dos resultados orgânicos, afinal, as páginas que estão ali não pagaram para ocupar esse lugar.

Elas estão entre os primeiros porque o Google entende eles como os melhores resultados para a pesquisa feita pelo usuário. 

Uma vez que autoridade está relacionada à confiança, estar entre os primeiros resultados orgânicos do Google amplia a confiança do usuário no seu conteúdo. 

Essas cinco estratégias não são as únicas, mas são as mais relevantes para quem precisa dar os primeiros passos rumo a como criar autoridade no marketing digital.

Manter o relacionamento com os usuários por meio de conteúdos periódicos e canais como e-mail marketing também é fundamental para manter e ampliar seu espaço no mercado. 

Se você ainda não sabe como usar essas ferramentas a seu favor indicamos que acesse o checklist para criar sua campanha de e-mail marketing sem esquecer nenhum detalhe!

Sumário.

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