Marketing

Como conseguir leads em 4 passos

Existe alguma empresa que não precise de clientes? De fato, a resposta óbvia é não. Por isso, saber como conseguir leads é um dos cuidados essenciais para a sobrevivência de uma organização.

Então, para te ajudar a alcançar e conquistar os contatos certos para o seu negócio, na sequência você aprende:

  • O que é um lead;
  • 4 estratégias para chegar até eles.

Mas, atenção, para garantir que o que vai aprender dê certo, conheça a Linkseller e invista em um sistema de CRM.

Afinal, essa é uma plataforma completa, tanto para a gestão do time comercial quanto para a dos clientes. Além disso, por lá, você tem informações cruciais para a captação e fidelização.

Boa leitura!

Antes de como conseguir leads, o que é um lead?

Primeiramente, você já sabe que toda empresa precisa de clientes para sobreviver. Porém, antes de eles comprarem efetivamente, pode-se dizer que essas pessoas são contatos, indivíduos com os quais uma organização está criando relacionamento.

Portanto, os leads são esses nomes, e-mails e telefones que uma empresa consegue captar para iniciar a relação comercial. Entretanto, no processo de como conseguir leads, é fundamental entender que eles vão além disso.

Então, mais do que dados, eles são seres humanos, com motivações, desejos, necessidades e hábitos, por exemplo. Ou seja, é preciso compreender quem é essa pessoa, o que ela busca e porque se interessou pela sua oferta.

Dessa forma, ficará mais fácil encontrar as pessoas certas e ter um processo de vendas mais assertivo. Assim, veja o que fazer para alcançá-las na sequência.

Como conseguir leads em 4 passos

Como conseguir leads_passos

Bom, o passo zero em como conseguir leads é o que você viu acima: criar um perfil do consumidor ideal do produto ou serviço. Apenas com essa persona em mãos é que você poderá criar ações que de fato te levem a captura do contato certo. Veja, então, abaixo, os passos desse caminho!

1) Entenda a jornada de compra

Em primeiro lugar, ao compreender o caminho percorrido pelo lead até a compra você terá condições de identificar:

  • Os canais mais usados, inclusive online e offline;
  • Possíveis objeções;
  • Atalhos para reduzir o processo de vendas;
  • O quanto a pessoa está disposta a pagar, o que ajuda na determinação da chamada ZOPA (Zona de Possível Acordo), essencial para a negociação;
  • Necessidades existentes e latentes;
  • Mensagens e temas que podem ser trocados entre o vendedor/empresa e o contato, entre outros.

Portanto, comece por aí, pois esses dados serão complementares ao perfil ideal.

2) Como conseguir leads passa por oferecer informações

Em segundo lugar, o Marketing de Conteúdo e as ações de Inbound Marketing são seus principais aliados na conquista de contatos.

Dessa forma, invista em formatos e canais variados. Afinal, quanto mais leads você captar, maiores serão as chances de fechamento. Então, pense em:

  • Criar ebooks que serão enviados mediante o preenchimento de um formulário;
  • Ter um canal no Youtube, pois cada inscrito é um lead em potencial;
  • Fazer um webnário; 
  • Compartilhar planilhas e templates que ajudem a rotina das pessoas, também a partir de cadastro;
  • Elaborar séries de conteúdos, assim como de materiais informativos, como tutoriais, por exemplo. Dessa forma, você engaja e atua em como conseguir leads ao mesmo tempo;
  • Oferecer um curso online. Então, a participação será por cadastro;
  • Fazer kits de conteúdos, como, por exemplo, para iniciantes na área de vendas, com um ebook e uma planilha;
  • Publicar campanhas nas redes sociais e no site;
  • Reforçar a assinatura a newsletters nos seus blog posts (CTA), entre outros.

Portanto, repare que todas são ações que podem ser feitas em conjunto e que não possuem um custo tão alto. Assim, você também mantém seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) em um bom patamar.

Confira também esses artigos:

👉  Automatização de processos, porque é importante e 3 ferramentas para investir

👉  Como prospectar clientes B2B com mais eficiência?

3) Otimize todos os seus canais como parte do processo de como conseguir leads

Além de trabalhar os conteúdos certos e na linguagem adequada em cada canal, use estratégias de SEO (Search Engine Optimization) em todos os textos, vídeos, fotos e site, por exemplo.

Afinal, com essas otimizações, fica mais fácil direcionar tráfego para os seus endereços eletrônicos e aumentar a relevância da sua URL nos buscadores.

4) Aposte em um sistema de CRM

Por fim, com todos os passos acima, pode ter a certeza de que você terá sucesso no caminho de como conseguir leads. Porém, mais do que captar, é fundamental nutrir e trabalhar bem o funil de vendas para qualificar e aumentar as chances de fechamento.

Então, é exatamente desde a captação ou pré-venda até a qualificação e aquisição que um sistema de CRM pode te ajudar. Conheça todos os recursos da Linkseller aqui e aproveite para fazer um teste grátis por sete dias e começar a trabalhar e conquistar seus leads do jeito certo. Boas vendas!

Sumário.

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