A base da pesquisa na internet são as palavras-chave. Então como colocar palavras chaves no site para que as páginas da sua empresa sejam encontradas nesses canais?
Uma das mais relevantes estratégias de marketing digital da atualidade é o SEO.
O SEO tem o objetivo de otimizar as páginas de um site ou blog para que elas sejam melhor rankeadas como resultado de uma pesquisa realizada em um mecanismo de busca como o Google.
De maneira geral, quanto melhor rankeadas maiores são as chances de uma página ser acessada pelo usuário que realizou a pesquisa.
Como colocar palavras chaves no site?
Aprender como colocar palavras chaves no site não é simplesmente distribuir esses termos aleatoriamente em sua plataforma.
A seguir você vai aprender como realizar as 3 etapas para fazer isso de maneira estratégica:
- selecione palavras-chave corretas;
- ferramentas de SEO para encontrar palavras-chave;
- onde colocar as palavras-chaves no site.
#1 Selecione palavras-chave corretas
A primeira etapa para colocar palavras chaves no site é descobrir quais são os termos estratégicos para seu negócio.
Quais são as palavras-chave que as pessoas estão usando para pesquisar sobre suas necessidades?
Quais termos correspondem ao seu negócio?
Entender quais são as palavras-chave que devem estar em seu site ou blog é o primeiro passo para sua estratégia de rankeamento orgânico dar certo.
Uma forma de encontrar palavras-chave com facilidade é simplesmente começar a digitar uma frase relacionada ao seu negócio, no Google, e ele começará a exibir várias opções, como no exemplo abaixo:
O Google também exibe palavras-chave relacionadas aos termos de pesquisa no rodapé da página de resultado de pesquisa.
Esses são os termos que o mecanismo de busca considera mais relevantes para a consulta e os sugere na tentativa de ajudar o usuário a encontrar conteúdos específicos e de acordo com suas reais intenções de busca.
Abaixo, você verá os termos de pesquisa relacionados do Google:
#2 Ferramentas de SEO para encontrar palavras-chaves
Além das duas formas de encontrar palavras-chaves que listamos acima, você também pode contar com ferramentas de SEO voltadas para essa função.
Além de uma lista de termos para serem inseridos no site, as ferramentas ajudam na análise da plataforma e oferecem uma lista de melhorias.
Entre as ferramentas mais conhecidas e utilizadas estão:
- SEMrush – ferramenta paga;
- Google Keyword Planner – ferramenta gratuita.
#3 Onde colocar as palavras-chaves no site
Além de saber quais palavras-chave inserir no seu site é importante entender onde utilizá-las!
Agora que você conheceu algumas maneiras de como colocar palavras chaves no site.
Para otimizar suas páginas de conteúdo você deve inserir as palavras-chave em:
- Meta-títulos;
- Meta descrições;
- imagem Alt;
- H1 (título 1);
- H2 (sub-títulos);
- ao longo do corpo do texto do blog ou na descrição da página.
A inserção desses atributos em um conteúdo pode ser feita facilmente com o uso de plugins como o Yoast, que é gratuito para os usuários da plataforma WordPress.
#4 Use palavras-chave de cauda longa
Ao aprender como colocar palavras chaves no site priorize o uso de termos compostos pode mais de três palavras, como por exemplo, “como fazer controle financeiro”.
Além de terem menos concorrência essas palavras-chave geram tráfego qualificado para o conteúdo e para a página, pois responde exatamente a pergunta que o usuário está procurando.
Caso você tenha uma loja virtual considere a intenção de compra ao criar suas páginas. A partir disso, otimize-as para keywords longas, como “máquina de lavar louça mais vendida de 2020”.
Crie conteúdos que respondam às palavras-chaves longas e receba tráfego interessado.
#5 Gere conteúdos robustos
Mesmo para páginas de produtos, o Google gosta de conteúdo robusto. Isso quer dizer que o ideal é que você produza conteúdos de 1.000 a 1.500 palavras por página.
Além do tamanho, a qualidade também é importante quando falamos de robustez de informação.
Por isso inclua em sua estratégia de como coloca palavras chaves no site:
- links internos e externos que acrescentem informações ao usuário;
- vídeos, imagens e infográficos;
- conteúdo rico como ebooks e webinars (aproveite para captar leads).
#6 Mantenha a produção de conteúdo contínua
O processo de como colocar palavras chaves no site e otimizar o conteúdo deve ser contínuo.
Sua equipe vai precisar adicionar regularmente novas páginas ao seu site que se concentram nas palavras-chave que você deseja classificar.
O Ramper Marketing é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico, painel de palavras-chave e muito mais.
Com o painel de palavras-chave você poderá escolher as que efetivamente contribuem para o crescimento do seu negócio e nosso software de Inbound Marketing irá gerar um painel de informações demonstrando os indicadores mais importantes e relevantes para um posicionamento digital adequado.
Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.