Marketing

Como aumentar a interação da audiência com sua empresa no Instagram

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais com maior potencial para gerar resultados, e os números comprovam isso. Conforme informações da própria rede social, o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo, sendo que 85% dos usuários seguem ao menos um perfil comercial.

Além disso, há muito conteúdo sendo publicado na rede: diariamente, são mais de 60 milhões de fotos postadas, que geram 1,5 bilhão de curtidas todos os dias.

Mas não basta ter uma conta e obter um certo número de seguidores. Para gerar os resultados pretendidos, é preciso criar engajamento com esses seguidores. E, nesse sentido, o IG também oferece mais oportunidades: ele é, em média, 15 vezes mais interativo do que o Facebook.

Assim, tudo o que você precisa fazer é investir nas estratégias certas para descobrir como aumentar a interação no Instagram com seu público. E é sobre esses métodos que falaremos neste post.

Acompanhe e boa leitura!

Como aumentar a interação no Instagram: 6 dicas de sucesso para aumentar o número de seguidores e o engajamento

1. Crie conteúdo de qualidade

A primeira dica de como aumentar a interação na rede social é: fazer um perfil no Instagram não é garantia de que seu público-alvo vai automaticamente engajar com suas publicações.

Para isso, você precisa criar um conteúdo de qualidade, que seja ao mesmo tempo acessível, atrativo e completo. É isso que vai aumentar o compromisso e interesse dos usuários com a sua empresa no IG.

Para começar, tenha uma foto de perfil com boa qualidade e que esteja claramente relacionada à sua marca. Pode ser seu logo, por exemplo. Outro aspecto importante é ter uma biografia que deixe explícito o que você faz e por que sua audiência deve seguir você.

Coloque também seu site para que as pessoas possam encontrar mais informações sobre seus produtos e serviços. Isso também vai ajudar a levar tráfego para o seu site ou para a página que você escolher direcionar as pessoas (pode ser seu blog ou uma landing page também).

E, é claro, não se esqueça do seu conteúdo na linha do tempo, no stories ou mesmo nos anúncios patrocinados no Instagram. Preste atenção aos mínimos detalhes: escolha imagens com boa qualidade e que estejam ligadas ao seu mercado. É essencial que esse conteúdo seja interessante para seu público, pois só assim você atrairá a atenção dele e estimulará a interação.

Um ótimo exemplo é a conta da National Geographic, a @natgeo. O conteúdo é tão bom que, não à toa, a empresa tem mais de 120 milhões de seguidores, e o engajamento em cada conteúdo é bastante alto.

Como aumentar a interação no Instagram

2. Incentive a interação com os usuários

Se você quer aprender a aumentar a interação no Instagram, interaja. Sim, é você que precisa dar o passo inicial, respondendo aos seus seguidores o máximo possível. Afinal, é isso que eles esperam quando mandam algum comentário ou pergunta, e eles valorizarão sua postura na rede social se você cumprir com essa expectativa.

Ter essa atitude faz parte do relacionamento que você precisa estabelecer com seu público-alvo, até para dar mais credibilidade à sua marca.

Se você tiver muitos seguidores, pode ser que essa interação tome mais tempo. Nesses casos, usar algumas ferramentas para Instagram pode resolver essa necessidade, e ajudará a administrar a sua conta.

Um exemplo é o Iconosquare, que oferece acesso a diferentes métricas que ajudam a avaliar o desempenho da marca dentro da rede social e o engajamento dos seus seguidores, como média de curtidas, média de comentários, publicações mais curtidas, entre outras.

Com essas ferramentas, você pode criar uma mensagem direta padrão automática, que pode ser enviada para quem seguir sua página ou em resposta automática. Contudo, esse tipo de tática não deve substituir completamente a interação individual. Por isso, fique de olho para evitar deixar seus seguidores sem resposta.

3. Publique com frequência…

Outra dica para aprender como aumentar a interação no Instagram é entender que, embora o forte do IG sejam as imagens, não é só delas que depende o sucesso da sua conta. Ela também precisa de periodicidade.

Sendo assim, você precisa publicar com frequência e ter uma presença ativa. Qual é essa frequência? Isso dependerá do seu mercado. Para ter uma ideia, a melhor forma é testar. Vá publicando e medindo o engajamento do público.

Quando sentir que a interação está caindo, pode ser um sinal de que você está publicando conteúdo demais; neste caso, dê um passo para trás e volte à frequência anterior. A produção de conteúdo relevante deve se sobrepor à frequência.

4. E publique nos momentos adequados

Nem toda a hora é hora: há momentos bons e ruins para se publicar conteúdo no Instagram, assim como em outras redes sociais. Isso porque muitos usuários usam o IG em determinado período do dia e, portanto, é nesse horário que você deve focar seus esforços de publicação. Isso fará com que você gere mais curtidas, engajamentos e até mesmo tráfego a partir de sua conta.

Mas, afinal, qual é o melhor horário para postar no Instagram? Bom, isso depende. Nosso guia com os melhores horários para postar nas redes sociais indica que melhor hora para postar no Instagram é:

  • Quarta-feira às 15h 
  • Quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h 
  • Sexta-feira às 5h da manhã.

Mas isso não significa que  funcione para todo mundo: sua audiência é singular, e pode ter um comportamento diferente. Por isso, o melhor a fazer é estudar seu público e entender quando ele é mais ativo. A partir daí, agende suas publicações para esses momentos, a fim de aumentar o engajamento dos usuários com a postagem.

5. Use Calls-to-Action (CTAs)

As chamadas para a ação ou também conhecidas como Call-to-action, são uma forma de indicar ao seu público-alvo o que você quer deles e também de divulgar sua empresa no Instagram. O IG oferece algumas escolhas que você pode usar, seja na legenda da foto ou criando imagens que já tenham a call-to-action nelas.

Por exemplo, publique fotos de seus produtos e peça para que seus fãs curtam os favoritos, ou que marquem alguém que possa gostar de certo produto. Os mais fiéis logo embarcarão no engajamento. 

6. Utilize hashtags

Por fim, a última dica para compreender como aumentar a interação no Instagram é não esquecer as hashtags. Elas não foram criadas por acaso: elas são o primeiro passo para gerar engajamento e ganhar visibilidade.

Isso porque as hashtags agrupam os posts que as utilizam. Assim, sempre que você usa uma hashtag em seu post, desde que seu perfil seja desbloqueado ou comercial, ela ficará relacionada a tal hashtag. Quando um usuário pesquisar esse tema usando o #, achará seu conteúdo.

Entretanto, no caso das hashtags, é especialmente importante ficar atento ao timing, já que muitas vezes uma hashtag pode ter picos de acesso em determinado momento, e depois a procura é bastante reduzida. Isso vale bastante no caso de Instagram para eventos: usa-se a hashtag no momento do evento (no máximo alguns dias ou e depois), e depois sua busca cai vertiginosamente. Então, fique ligado.

Outro ponto interessante das hashtags é que elas não servem apenas para buscar um assunto pontualmente. Um usuário pode também seguir hashtags, e não apenas perfis. Então, por exemplo, se você tem uma agência de marketing digital, e faz uma publicação usando #marketingdigital, os usuários que seguem essa hashtag verão seu post, mesmo se não seguirem seu perfil. Assim, mais pessoas são alcançadas por sua publicação, gerando mais interesse no que você oferece.

Agora que você já entendeu como aumentar a interação no Instagram e como isso pode ajudar o seu negócio, saiba que é possível tornar sua estratégia de marketing ainda mais eficaz contratando um software de automação

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Sumário.

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