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Bounce no e-mail marketing: conheça os tipos e saiba como evitá-los!

O bounce e-mail faz parte da rotina de quem trabalha com disparo massivo de e-mails e, mesmo não sendo muito agradável, esse indicador é muito importante.

Funcionando como um aviso de erro na entrega da mensagem, o bounce e-mail demonstra, de modo fiel, a qualidade da base de contatos. Aliás, é bom salientar que nenhuma campanha está 100% livre deles, mas existem maneiras de impedir que eles ocorram.

Se você atua diretamente com e-mail marketing e tem recebido com frequência essa mensagem de erro, este artigo é feito pra você!

Continue por aqui, nós vamos te explicar o que é e a origem do bounce e-mail e temos algumas dicas quentes sobre como evitar esses erros!

O que é bounce e-mail?

De modo direto, o bounce é um erro de entrega ou rejeição de e-mail para o destinatário final. Toda vez que esse erro acontece, o remetente recebe uma mensagem informando do ocorrido e que o e-mail anterior não foi entregue por algum motivo

Quando você está trabalhando com e-mail marketing, o bounce e-mail auxilia a entender como está a taxa de entrega dessa atividade. Enquanto algumas empresas dizem possuir 80% a 90% de taxa positiva, outras têm performance bem abaixo do nível e recebem muitos avisos de erro.

Mas para você solucionar esse número alto é necessário saber qual a raiz do problema.

A origem do bounce

Todos aqueles que se inscrevem para receberem seus e-mails compartilham seus próprios dados que obrigatoriamente vão para alguma base de contatos, certo?

A não ser que você crie formas dos próprios usuários atualizarem periodicamente esses dados, eles acabam por se desatualizar. E, eventualmente, a base de e-mails ficará defasada com o tempo.

Quando esta base for utilizada para envio de e-mail marketing, algumas das mensagens de e-mail enviadas podem ser devolvidas pelo servidor de destinatário, inesperadamente gerando o famigerado bounce mail.

Os tipos de bounce

Como você já deve ter percebido, os bounce mail são gerados por inúmeros motivos, por exemplo, quando o endereço de e-mail seja inválido ou inativo, a caixa do destinatário está cheia, o servidor de e-mail está fora do ar, ou o sistema detecta spam ou conteúdo ofensivo.

Os dois tipos existentes de bounce e-mail são chamados de hard bounce e soft bounce, e nesse começo parece que os dois tipos são bastante simples, né?

Não é bem assim! Vamos analisar os dois tipos e demonstrar como lidar com eles.

Hard bounce

Sabe quando você tenta enviar um e-mail e, por alguma razão, o destinatário não recebe permanentemente sua mensagem, você recebe como devolutiva uma mensagem de erro, este momento nós chamamos de hard bounce.

Um hard bounce pode ocorrer, por exemplo, porque o endereço de e-mail foi digitado de forma incorreta ou porque o endereço não existe mais.

Aliás, a recomendação é que a sua campanha nunca tenha mais do que 3% de hard bounce. Isso porque altos índices desse tipo de erro são um forte indicador de que a sua lista de e-mails é comprada ou muito antiga, e enviar e-mails para esses destinatários é uma prática muito ruim.

Por esse e outros motivos é fundamental a atualização da sua base de dados. Uma vez que um e-mail retorne como hard bounce, você inative esse endereço da sua lista imediatamente, para evitar danos à sua reputação como um bom enviador de e-mails.

Os principais motivos de retorno ocorre quando o e-mail não pode ser entregue por razões permanentes em hard bounce

  • a caixa de e-mail do destinatário não existe no domínio de destino;
  • o nome de domínio não existe;
  • o servidor de e-mail do destinatário bloqueou os recebimentos.

Soft bounce

Vamos notar a diferença entre os dois tipos de bounce. O primeiro ponto é de que os soft bounce são problemas temporários.

São aqueles e-mails que não foram entregues porque a caixa de entrada do Lead está cheia, ou talvez, por algum problema temporário no servidor. E assim, que são resolvidos esses problemas, a mensagem é entregue.

Como o soft bounce é um problema com menor gravidade do que um hard bounce, os limites para esse tipo de erro são mais flexíveis, mas ainda assim a recomendação é que a sua campanha não tenha mais do que 6% deste tipo de erro.

Além disso, em alguns casos, um e-mail que retornou como soft bounce pode, na verdade, estar passando por uma indisponibilidade permanente.

Quer ver um exemplo?

Caso o erro for recebido porque a caixa do destinatário está cheia e o usuário nunca limpar essa caixa, sempre que você enviar um e-mail para esse endereço você receberá um erro de soft bounce.

Por esse motivo, quando se está atuando com e-mail marketing, é importante remover endereços de e-mail que retornem recorrentemente como soft bounce, para que você não tenha problemas de entregabilidade no futuro.

As principais razões temporárias que propiciam esse erro são as essas:

  • a caixa de entrada do destinatário está cheia;
  • falha de recebimento por parte do destinatário ou algum bloqueio no destino;
  • o tempo de e-mail na fila expirou e o servidor de envio tentou retransmitir ou entregar a mensagem.

O que fazer quando surgem os bounce e-mail?

Não há motivo para desespero quando esses avisos são vistos durante a campanha, eles fazem parte de uma rotina normal de uma campanha de e-mail marketing.

Tanto que existem alguns meios para corrigir isso.

Comece deixando de enviar e-mails para os contatos da sua base que resultarem em hard bounce, dessa forma, isto poupará dinheiro e evitará que a reputação de seu remetente seja prejudicada.

Já em relação ao soft bounce é um pouquinho mais complicado.

O primeiro passo é monitorá-los e, caso o seu fornecedor de e-mail marketing permita ler as mensagens de retorno, faça uma análise para entender quais as razões de cada um.

No entanto, não é recomendável remover esses contatos da sua lista, a menos que se perceba que um determinado e-mail resulta neste tipo de bounce durante alguns meses.

Para não ter mais problema, deixe sempre disponível um link de descadastro, a maioria das soluções de e-mail marketing oferecem esses links para você.

Certifique-se de manter suas listas de contatos limpa, e você vai economizar dinheiro.

3 dicas para manter a sua lista de Leads limpas

Separamos três dicas bem objetivas para você otimizar a sua base de dados e evitar que a frequência de bounce e-mail aumente em suas campanhas.

Acompanhe e veja se faz sentido para você:

  1. Limpe a sua lista antes de importá-la

Evite ao máximo a importação de listas por diversos motivos, mas logicamente existem casos diversificados por aí.

Caso haja a necessidade de importar uma lista de e-mail, o primeiro passo é se assegurar de que realmente é necessária essa atitude.

Faz sentido ter esses Leads na sua base? Você estará agindo em concordância com a LGPD ao fazer essa importação?

Se a resposta for sim, antes de fazer a importação, indicamos fazer a limpeza da lista usando um serviço que faça a verificação de toda a sua lista e aponte quais são os e-mails válidos e inválidos..

Inclusive, temos um tutorial bem completo sobre como fazer essa limpeza utilizando a plataforma Ramper.

  1. Elabore uma segmentação de usuários de baixa atividade

Como não existe um custo extra em continuar mandando e-mails, a maioria das empresas costumam não se atentar à taxa de abertura no envio de e-mail marketing.

O que é um erro!

As métricas de engajamento de e-mail também são relevantes para construir a sua reputação junto com os provedores de e-mail e garantir que sua mensagem não caia na caixa de SPAM dos seus Leads.

Por isso, indicamos que você construa uma segmentação de Leads desengajados e construa uma estratégia paralela de e-mail marketing para ele, visando o reengajamento desses Leads.

Aliás, dê uma olhada no nosso manual de boas práticas! Temos boas dicas por lá também.

  1. Use estratégias para estimular o uso de e-mails válidos

Um modo de garantir que apenas os e-mails válidos entrem na sua base é fazer uso de uma dupla confirmação em seus formulários.

Essa funcionalidade envia uma mensagem para o e-mail cadastrado e apenas após o clique no e-mail o Lead entrará para sua base de Leads.

Se você não quer ser tão radical nas suas estratégias – afinal, muita gente só esquece de abrir o e-mail e confirmar a inscrição –, você pode agir de outro modo:

  • Quando um de seus leads baixar um dos seus materiais ricos ou quaisquer dos seus conteúdos, deixe claro que o link do material será enviado por e-mail.

Por isso, se o “Lead” utilizar um e-mail inválido, ele não terá acesso ao material que deseja baixar.

Claro, isso não impede a entrada de Leads inválidos, mas reduz, fazendo com que quem está realmente interessado no material informe um e-mail válido.

Como você pode notar, a limpeza de listas não é só um corte de e-mails inválidos ou sem retorno, e sim, a organização dos que ainda podem estar interessados no seu conteúdo.

É um trabalho duro mas, se você tiver uma metodologia clara e diligência, manter suas listas de e-mail limpas e livres de hard bounce só trará benefícios para suas campanhas de e-mail marketing.

Tiramos suas dúvidas sobre bounce e-mail? Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando!

Peça já a sua demonstração da plataforma Ramper!

Sumário.

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