A automação de marketing é essencial para empresas de todos os portes e segmentos. Ela é utilizada em estratégias digitais para melhorar os processos de marketing digital da sua empresa, de forma automatizada.
Os principais benefícios são:
- Economia de tempo;
- Economia de orçamento;
- Redução de processos e
- Mensuração de dados e relatórios.
A automação de marketing é muito mais do que apenas programar postagens no blog, mídias sociais, e envios de e-mail. Ela trabalha diretamente com sua estratégia de Inbound Marketing e produção de conteúdo.
Se você tiver essas estratégias bem definidas e as executar com precisão, haverá pessoas buscando por seus produtos e/ou serviços, e encontrando seus conteúdos nos diversos canais onde você os disponibiliza.
Essas pessoas estarão em etapas diferentes do processo de conhecimento do seu produto, serviço ou mercado de atuação. Uma parcela dessas pessoas provavelmente não conhece sua marca e suas soluções, outra parcela conhece sua empresa, seus produtos ou serviços, mas querem aprender mais ou sanar algumas dúvidas antes de tomar a decisão de fazer a compra, e por fim, uma parcela menor de pessoas que já estão na etapa final do funil, prontas para receber uma proposta da equipe de vendas e realizar a compra.
Quando se trabalha com uma grande quantidade de leads, e em diferentes etapas do funil, torna-se muito complexo e trabalhoso, executar todas as ações de Inbound Marketing manualmente.
Suponhamos que, através da produção e divulgação de conteúdos, sua empresa tenha conseguido atrair 5 mil leads (pessoas que chegaram até o seu site, ou landing page, e preencheram um formulário de cadastro, demonstrando interesse em receber mais conteúdos, ou algum conteúdo específico).
Até esse ponto, você cumpriu as duas primeiras etapas do processo de Inbound Marketing, Atrair e Converter (em lead), a próxima etapa é Relacionar (nutrição de leads):
- Nutrição de Leads
Não basta apenas bombardear seus leads através de conteúdos, pois isso não fará com que eles avancem no funil. É preciso, primeiramente, identificar em qual etapa do funil esses contatos se encontram, quais os problemas que eles buscam solucionar, e os tipos de conteúdos que despertam seu interesse. Essas informações você encontrará de diversas formas:
- Analisando cada um dos formulários recebidos;
- Analisando a origem de cada lead (Como chegou no seu site? O que buscava? Quais conteúdos ele acessou antes de chegar ao site?);
- Analisando os downloads de conteúdos (Quais geraram mais conversões?), para identificar interesses.
- Analisando quantidade de aberturas, cliques e links mais clicados, caso já tenha enviado algum e-mail marketing.
Esses foram só alguns exemplos de como identificar essas informações, após isso, é preciso filtrá-las de modo a separar esses leads em grupos, onde cada um reunirá contatos que possuem interesses e comportamentos simulares. Esse processo de segmentação é imprescindível para uma efetiva nutrição de leads, o que permitirá entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento certo.
Agora, voltando à situação que exemplificamos, imagine analisar e cruzar todos esses dados mencionados acima, e mais outros, de uma base de 5 mil leads, para segmentá-los e nutrí-los.
Além de trabalhosa, essa tarefa consumiria muito esforço de sua equipe de marketing, e precisaria ser repetida constantemente, para identificar e avançar os leads no processo de compra.
A automação de marketing veio para deixar o marketing mais livre, podendo focar seu trabalho na parte estratégica e não operacional, ou seja, ela é capaz de automatizar todos os processos citados acima, e muitos outros, segmentando seus contatos de acordo com interesses e comportamentos, distribuindo conteúdos segundo as segmentações, avançando os leads para as demais etapas do funil de vendas, gerando relatórios (personalizáveis) para cada tipo de ação, etc.
Os softwares de automação de marketing permitem identificar os contatos que estão prontos para receber uma proposta comercial, ficando a cargo da equipe de marketing encaminhar esses contatos para a equipe de vendas, que deverá contatá-los.
Depois de realizar a venda (conversão do lead em cliente), a automação de marketing continua sendo importante, mas agora no pós-venda (fidelização do cliente). Nesta etapa, a plataforma de automação tem mais uma informação para avaliar na hora de segmentar os contatos, os produtos ou serviços pelos clientes adquiridos.
Com base nessas e outras informações reunidas e filtradas pela plataforma, é possível enviar de forma automatizada conteúdos personalizados. Como por exemplo, a pessoa que comprou uma guitarra, ela pode receber:
- E-mail com dicas de como cuidar da guitarra, de forma a garantir a durabilidade e timbre do instrumento;
- E-mail com dicas de equipamentos complementares, como palhetas, pedais, amplificadores e cabos para guitarra;
- E-mail com cupons de desconto para compra de produtos complementares;
- E-mail com links para vídeos que apresentem dicas de configuração do equipamento.
Esse é só um exemplo de como utilizar a automação de marketing a favor do seu negócio. Existem diversas outras maneiras que você pode aplicar dentro de uma estratégia de automação.
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