Quando falamos de automação de email marketing, a alternativa mais prática e ágil é usar uma ferramenta de automação de marketing bem completa.
Mas com o que deve contar este tipo de software? Basicamente 3 funcionalidades são as mais importantes:
3 funcionalidades básicas de uma ferramenta de automação de marketing:
Comunicação segmentada:
Em vez de enviar o mesmo email para todos os seus leads e clientes, a ferramenta de automação deve ser capaz de ajudar você a segmentar sua base em função do comportamento desses leads e clientes ao lerem emails, baixar materiais do site, acessar posts do seu blog e até mesmo do histórico de compras, se você tiver uma loja na internet.
Automação de email marketing:
Com este tipo de segmentação profunda é possível criar fluxos específicos de nutrição de leads personalizados. Assim, conforme os comportamentos que você descobriu e dependendo da etapa do funil de vendas onde eles se encontram, diferentes emails são mandados para diferentes perfis de clientes.
Criação de páginas de captura:
Além disso, para que você tenha uma base de leads sempre em crescimento, é muito importante criar as chamadas landing pages.
Isso funciona da seguinte forma: a automação de marketing trabalha em estreita ligação com o marketing de conteúdo. Assim, em um blog ligado a seu site, conteúdos relevantes e de grande interesse para seu público-alvo são criados continuamente.
Quando uma pessoa interessada nesses temas lê um desses posts de seu blog, é preciso deixar ali um link para que ela acesse um material ainda mais rico e profundo sobre o assunto. Pode ser um e-book, um trial de seu software, acesso a um webinar, baixar um infográfico, entre muitos outros.
Assim que o interessado clica nesse link, ele é direcionado para a página de captura de leads (landing page), onde deve preencher um formulário deixando seu nome e email, por exemplo, em troca do acesso ao conteúdo desejado.
Dessa forma, criam-se novos leads a todo momento e o ciclo recomeça, utilizando-se novamente as duas funcionalidades citadas anteriormente: esses leads são qualificados e segmentados para que recebam uma nutrição de emails adequada ao seu perfil.
Veja mais: Landing Page Design: a arte de converter vendas
Qual o objetivo disso?
Note que o objetivo dessa nutrição é conduzir o lead ao longo do funil de vendas, para que ele percorra as etapas da jornada do cliente, todas as fases da venda, desde o conhecimento de seu produto ou serviços até a conversão de uma compra.
De forma bem resumida, estas são algumas das vantagens que uma ferramenta de automação de marketing pode trazer para o seu negócio, sem falar em outras, como acesso a resultados e estatísticas em tempo real, por meio de relatórios.
Mas é possível tornar um programa de automação de email marketing ainda mais ágil e poderoso, ao integrá-lo com outras ferramentas que você já usa em seu negócio, como softwares de CRM, formulários online, meios de pagamento e até anúncios em mídias sociais.
Veja, a seguir, como fazer isso com auxílio de APIs.
Como potencializar ainda mais sua automação de email marketing
APIs são protocolos da internet que fazem com que duas ferramentas baseadas na nuvem “conversem” entre si.
Assim, é possível que elas troquem informações e algumas tarefas repetitivas sejam automatizadas, muitas delas ligadas à captação de leads, que poderão ser incluídos em seu fluxo de automação de email marketing.
Por exemplo: digamos que você use um formulário do Typeform em seu site para captar usuários interessados em receber sua newsletter. Agora imagine que trabalhoso um funcionário ter que, todo dia, pegar essas respostas do formulário e incluir como novos leads em seu sistema de automação de email marketing.
Mas se você integrar sua ferramenta de automação de marketing com o Typeform, isso pode acontecer automaticamente: toda vez que um formulário é respondido, é criado um lead na ferramenta de automação de marketing, com muito mais precisão, sem erros e não tomando tempo de seu funcionário.
Como esta, muitas outras integrações podem ser feitas com ajuda de APIs, por exemplo:
- Meio de pagamento e automação de marketing: toda vez que um pagamento é aprovado, um lead é atualizado ou criado em sua ferramenta de automação.
- Facebook Lead Ads e automação de marketing: a cada resposta em um formulário do Facebook Lead Ads, é criado ou atualizado um lead na ferramenta de automação.
- CRM e automação de marketing: a cada novo lead cadastrado em seu CRM, ele é criado também em sua ferramenta de automação.
Como você viu, existem muitas outras formas de captar leads, além do marketing de conteúdo. Por isso, na hora de usar seu software de automação de marketing, não deixe de verificar com quais outras ferramentas online ele pode se integrar para que sua captação seja cada vez mais eficiente, fornecendo uma boa quantidade de leads para serem segmentados e nutridos continuamente.