O objetivo de toda marca é ter sucesso, concorda? Quando se trata de marketing para redes sociais, isso se traduz em uma boa interação com os seguidores, muitas curtidas, comentários, compartilhamentos, etc., ou seja: engajamento! Então fica a pergunta: como aumentar engajamento nas redes sociais?
Apesar de o engajamento ser uma ação voluntária por parte dos usuários, as marcas podem influenciar este comportamento, incentivando seus seguidores a interagir por meio de ações simples, como: publicando conteúdos interessantes, gerando valor para sua audiência, utilizando imagens de boa qualidade, etc.
Para que você entenda melhor como isso funciona, preparamos este post, no qual vamos te ajudar a entender o que é preciso para aumentar o engajamento nas redes sociais e como fazer isso.
Como aumentar engajamento nas redes sociais?
A busca por engajamento nas redes sociais é a meta de grandes marcas, influenciadores e até mesmo de usuários comuns. Afinal, ninguém posta algo que não quer que ninguém veja, concorda? Quem publica quer ser notado, quer mobilizar seus seguidores e interagir com eles, ou seja: quer ter engajamento.
O engajamento é um ótimo termômetro para medir a qualidade do relacionamento entre uma marca e seus seguidores. Quanto melhor for esta relação, mais fiéis eles serão, tornando a marca ainda mais forte.
Além disso, um bom nível de engajamento é capaz de gerar mais visibilidade para a marca, aumentando o seu alcance e permitindo que mais pessoas a conheçam.
Podemos dizer que o engajamento nas redes sociais depende de dois grandes elementos:
- Algoritmo – invisível aos olhos, mas que influencia diretamente no alcance e distribuição de suas publicações, dando prioridade a conteúdos que engajam mais;
- Fator humano – que diz respeito ao relacionamento com os usuários, envolvendo tanto a parte de interação, quanto a qualidade dos conteúdos, temas abordados, etc.
Mas será que é possível interferir nesses elementos para aumentar o engajamento nas redes sociais? Como? A resposta é sim, e para chegar lá, você pode começar seguindo as dicas abaixo.
6 dicas para aumentar engajamento nas redes sociais
Aumentar o engajamento nas redes sociais é o desejo de muita gente. Apesar de não haver nenhuma fórmula mágica 100% eficiente, temos algumas estratégias extremamente promissoras que podem te ajudar nesta jornada.
1 – Conheça sua audiência
Produzir conteúdo sem conhecer a sua audiência é como caminhar no escuro, você pode até arriscar alguns passos, mas não tem como saber se está no caminho certo.
Para aumentar o engajamento nas redes sociais você precisará conhecer o seu público em detalhes.
Dados como idade, gênero, nível de escolaridade, profissão e interesses são apenas alguns exemplos simples, mas que já servem de base para você criar uma persona que te ajude a traçar uma estratégia de conteúdo personalizada.
Algumas informações você consegue facilmente nos relatórios de desempenho de suas publicações, fornecidos pelas redes sociais. Você também pode analisar perfis e suas interações, ou mesmo conduzir pesquisas para compreender mais a fundo os hábitos e necessidades de seu público.
2 – Publique assuntos do interesse de seus seguidores
As pessoas que te seguem têm interesse em saber mais sobre a área em que você atua. Se quiserem saber sobre outros assuntos, provavelmente buscarão perfis relacionados ao tema.
Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos e produtos de beleza, fazer um post falando sobre o melhor óleo para motor pode não ser uma boa ideia, concorda?
3 – Seja relevante
Da mesma forma que publicar conteúdos não relacionados aos interesses de sua audiência pode não dar resultados, fazer posts monótonos ou apenas ficar divulgando o seu produto pode se tornar chato com o passar do tempo, desestimulando a interação e até mesmo afastando seus seguidores.
Portanto, crie conteúdos capazes de gerar valor, despertar a curiosidade e agregar conhecimento às pessoas. Por exemplo, se você trabalha com limpeza de estofados, falar sobre tecidos hipoalergênicos ou combinações de cores para decorar uma sala podem ser ótimos assuntos para se abordar.
4 – Interaja com seu público
Publicar por publicar, e nunca mais olhar, dificilmente irá gerar grandes resultados. Além do mais, não há como aumentar o engajamento nas redes sociais sem a sua participação, concorda?
Ninguém gosta de conversar com robôs sem sentimentos, muito menos com um perfil que não responde. Portanto, interaja com sua audiência, seja espontâneo e receptivo. Coloque-se à disposição para esclarecer dúvidas, responda comentários e estimule a participação de todos.
Neste sentido, o uso de emoticons pode ser uma boa forma de demonstrar emoções e engajar seus seguidores.
5 – Utilize imagens de qualidade
Nunca subestime a importância da qualidade das imagens para o sucesso da uma estratégia de marketing!
Quando comparadas a textos, imagens são capazes de transmitir mais informações em menos tempo. Use isso a seu favor! Explore imagens relacionadas com o tema abordado no seu conteúdo e desperte o desejo de interagir em seus seguidores.
Imagens de boa qualidade, além de valorizar o conteúdo, também transmitem uma sensação de cuidado e atenção, o que é ótimo para a sua marca. Há editores online, como o Trakto, que tornam essa tarefa super simples e prática, permitindo agregar valor ao seu conteúdo sem dar praticamente nenhum trabalho.
6 – Mantenha uma boa frequência de postagens
Alimentar a sua audiência é fundamental para aumentar o engajamento, afinal, se você publica vez ou outra, não há muito com o que interagir, concorda? Por outro lado, inundar as redes com um post atrás do outro também pode se tornar chato.
É difícil definir uma frequência ideal de postagens, afinal, isso varia de acordo com o perfil do público, mas conforme se relaciona com seus seguidores, você vai percebendo.
Tenha um planejamento com dias e horários definidos para suas publicações. Isso é importante para gerar expectativa em sua audiência — que passa a saber quando terá um conteúdo novo — além de alimentar o algoritmo da rede, aumentando as chances de que seus posts sejam distribuídos para um maior número de usuários.
No vídeo abaixo você pode ver mais algumas dicas de como aumentar engajamento nas redes sociais, confira:
Agora é hora de aumentar o engajamento nas redes sociais!
Percebeu como aumentar engajamento nas redes sociais não é nenhum bicho de sete cabeças? À medida em que você conhece sua audiência e entrega conteúdos relevantes e interessantes, o engajamento acaba sendo uma consequência natural, além de atrair novos clientes.
Colocando em prática esses passos simples você conseguirá construir uma audiência muito mais participativa e engajada. Boa sorte em seus projetos! 😉
Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição online que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.