Você acha possível prender a atenção de seus leads logo na primeira frase de seus posts?
Com todo trabalho que você teve pesquisando palavras-chave e automatizando fluxos de e-mails, se suas técnicas de copywriting não mantiverem os leitores interessados até encontrarem o botão de call to action, as taxas de conversão de leads de seus posts podem cair drasticamente.
Nesta postagem, você vai encontrar algumas técnicas de copywriting desenvolvidas para manter seus leads interessados em seus posts desde de o início da leitura, segurando-os por mais tempo em seu blog e aumentando as conversões de vendas.
7 técnicas de copywriting para aumentar sua taxa de conversão
1- Comece seu texto com uma pergunta
Esta dica de copywriting pode parecer algo simples, mas não é bem assim. É preciso saber fazer a pergunta certa.
O raciocínio por trás disso é que depois que a pergunta é feita, a pessoa não vai querer deixar aquela dúvida no ar, ela vai sentir a necessidade de prosseguir a leitura para descobrir a resposta.
Veja alguns exemplos:
- Quer saber como aumentar suas vendas?
- Como criar uma startup e vendê-la por alguns milhões?
- Tem ideia de porque alguns blogs fazem tanto sucesso?
Desperte a curiosidade de seus leads com assuntos que são realmente do interesse deles.
2- O velho e bom teaser
Teaser, em inglês, significa algo (ou alguém) que provoca e instiga outra pessoa.
Nesse caso, não se trata de uma pergunta, mas de uma afirmação que deixa o leitor intrigado, algo como:
- Nova técnica de copywriting faz blogs bombarem sua audiência.
- Entenda como o Google consegue estar na lista das 10 empresas mais inovadoras do mundo todos os anos.
E se você acrescentar alguns dados comprovados, isso pode se tornar ainda mais irresistível para o leitor:
- Como uma simples mudança de layout aumentou em 20% as vendas da empresa X.
- Pesquisas mostram que 7 em cada 10 empresas que usaram este software no ano passado bateram todas as metas de vendas.
3- Use, ao longo do texto, expressões que indicam continuidade de raciocínio
Por exemplo:
Viu como funciona? Ao ler a expressão “por exemplo:”, você quis saber quais exemplos seriam dados. Esse tipo de frase mantém o leitor na página e deve ser empregada em intervalos regulares. Veja mais algumas:
- Este é o desafio:
- A qual conclusão chegamos?
- Você deve estar se perguntando:
- Parece incrível, mas veja:
- Na verdade, a razão disso é outra:
4- “Descubra” um segredo que preocupa seu lead
Quando as pessoas fazem buscas na internet, estão querendo uma resposta para um problema. Esta é uma técnica de copywriting para fazer o leitor se identificar com seu texto e prosseguir a leitura.
Inicie o post com frases como estas:
- A situação econômica está mesmo séria… Você está preocupado com o futuro do seu negócio?
- Com certeza, se você tem um filho Millennial, ele está te tirando do sério!
- Fim de ano chegando: viajar no verão com que dinheiro?
5- Use subtítulos e outros divisores de texto
Ninguém gosta de ler textos enormes, sem intervalo para respirar ou entender as ideias anteriores.
A maneira mais fácil de fazer isso é com subtítulos. Além de darem tempo do leitor digerir o tópico que acabou de ler, já introduzem o próximo assunto.
Mas você também pode fazer isso colocando pequenas imagens ilustrativas ao longo do post, citações em destaque e box com curiosidades ou assuntos relacionados ao tema, dentro de caixas de texto pequenas, com de 3 a 5 linhas.
6- Seja polêmico
Assuntos polêmicos são aqueles sobre os quais as pessoas costumam ter uma opinião forte que, se contrariada, as leva a argumentar.
E para argumentar elas precisam entender as razões do outro, no caso de seu posts, elas vão querer lê-lo até o fim para entender por que você expressa opiniões como estas:
- Inbound marketing? Desculpe, não acredito mais nisso! (pelo menos não da maneira como está sendo feito por algumas empresas).
- Por favor, esqueçam essa história de transformação digital!
- Por que sua empresa deve pensar duas vezes antes de adotar ferramentas colaborativas baseadas na nuvem.
7- Use storytelling
“Me lembro como se fosse ontem do dia em que publiquei meu primeiro post!”
Qual empresário às voltas com o marketing de conteúdo e a automação de marketing não vai querer saber o resto dessa história?
Veja outros exemplos:
- Ontem meu filho me fez uma pergunta chocante.
- A história começou com meu chefe dizendo que precisávamos reformular todo o site da empresa. E teríamos só 3 dias para isso.
- Como nos saímos em nosso primeiro IPO.
O objetivo destas 7 dicas foi alertar você que por maiores que sejam seus esforços de captação de leads, se eles abandonarem rapidamente seus posts ou outras páginas de seu site, você estará desperdiçando seu investimento.
Por isso, tome providências para otimizar a conversão de suas lading pages e postagens na internet. Técnicas de copywriting são apenas uma das maneira de fazer isso, existem diversas outras que você pode explorar, como o uso de heat maps em seu site, por exemplo.
Este post foi escrito pela equipe da Supersonic, uma empresa especializada em otimização de conversão que transforma os visitantes do seu site em clientes.