Marketing

Checklist: como criar identidade visual para empresas

Você sabe o que é identidade visual de uma empresa?

A identidade visual corporativa são suas cores, as formas que usa, os tipos de letra que emprega e outros elementos utilizados em sua comunicação com o público.

Como exemplo, vamos dar uma olhada em uma identidade de marca que todos conhecem, a Coca-Cola.

A cor principal da Coca-Cola é o vermelho, e ela usa como cores secundárias o preto, o branco e, atualmente, até o verde.

Sua tipografia, os tipos de letras que usa, são inconfundíveis caracteres cursivos no estilo art deco.

E as formas que costuma usar para decorar suas peças de comunicação são aquelas faixas sinuosas, que lembram ondas suaves ou um líquido sendo derramado.

Mas como esta empresa chegou a criar esta identidade visual tão marcante?

Com muita pesquisa e o trabalho de especialistas em branding, em marketing e em design.

Mas não se preocupe, você não vai precisar de tudo isso. Criamos um checklist de 7 perguntas que vai ajudar você a criar uma identidade visual para empresas mais rápido do que você imagina.

Confira agora mesmo como criar um logotipo e os demais elementos da identidade visual para empresas.

AS 7 perguntas para criar identidade visual para empresas

1- O que você faz melhor que os outros?

Para se diferenciar da concorrência, as empresas precisam desenvolver um benefício para seu público que oferecem de forma superior aos seus concorrentes.

É este benefício valorizado pelos clientes que faz com sua empresa seja escolhida pelos consumidores, em lugar dos outros players de seu mercado.

Para desenvolver a identidade visual para empresas, é preciso definir claramente seu diferencial, para que ele seja, de alguma forma, retratado em sua identidade visual corporativa.

O diferencial pode ser um atendimento de primeira, a durabilidade, a localização, a variedade, a garantia de qualidade, entre muitos outros.

2- Que lugar você quer ocupar na mente dos clientes?

Se alguém disser Apple, imediatamente se forma um conceito em sua mente, provavelmente algo como qualidade, inovação, prestígio e design diferenciado.

Mas se te disserem Motorola, outros valores vão pipocar em sua cabeça, algo provavelmente relacionado a custo benefício.

Essas crenças dos consumidores sobre as empresas é o que chamamos de posicionamento e, da mesma forma que o diferencial, ele deve ser comunicado ao público por meio da identidade visual para empresas.

3- Quem vai comprar seus produtos ou serviços?

Qual seu público-alvo? Conhecê-lo, suas características, crenças e demais dados, tanto comportamentais como demográficos, é fundamental para que se possa criar a identidade visual para empresas que mais combine com ele.

4- Que cores representam mais fielmente sua marca?

A definição de uma paleta de cores é um dos pontos fundamentais durante o desenvolvimento de identidade visual para empresas.

A Coca-Cola usa o vermelho para simbolizar paixão, sabor, aventura e também o calor que ela combate. Quando usa o preto, está sendo mais exclusiva, com um produto diferenciado, e ao empregar o verde, tenta passar uma abordagem ecológica e sustentável.

Da mesma forma, você deve empregar o significado das cores ao criar a identidade visual para empresas.

5- Que formas identificam melhor sua empresa?

Um logotipo com pontas e ângulos, geralmente está relacionada com velocidade, arrojo e impetuosidade. Já, quando se usam formas mais orgânicas e arredondadas, como as próprias ondas da Coca-Cola, o sentimento que se passa é de suavidade, acolhimento e harmonia.

É preciso descobrir as formas mais adequadas para transmitir o posicionamento e diferenciais de seu negócio.

6- Que tipos de letras traduzem seu negócio?

Você notou que as letras cheias de curvas da Coca-Cola lembram um líquido se esparramando em um recipiente?

Os diversos tipos de letras e famílias tipográficas existentes podem passar significados os mais variados, como as itálicas, que expressam movimento e velocidade; ou as com serifas, que passam uma ideia de seriedade e tradição; assim como os tipos bold, ligados à solidez; e as letras light, relacionadas com a precisão e tecnologia; e assim por diante.

7- Como estes elementos vão compor seu logotipo?

Agora que você definiu as cores, as tipografias e as formas, é hora de reuni-las em seu logotipo.

É bom lembrar que alguns logotipos dispensam as letras, como é o caso do logo do navegador Chrome, outros, são compostos exclusivamente de letras, como nosso exemplo da Coca-Cola, há ainda aqueles que misturam estes dois elementos (símbolos e letras), como o sabonete Dove e o fast-food Burger King e, por fim, há aqueles logos que disfarçam suas letras e as transformam em símbolos, como o logotipo da LG, por exemplo.

Agora que você já sabe mais sobre como criar uma identidade visual para empresas, está mais seguro para iniciar este processo em seu negócio? Então não perca mais tempo, colete os dados necessários e entre em contato com um designer!

Este texto foi escrito pela equipe da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina e um dos pioneiros no Brasil.

Sumário.

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