Você sabe qual a diferença entre meta e objetivo? Muita gente pode se surpreender ao ler essa pergunta, por considerar os dois conceitos a mesma coisa.
A verdade é que há diferença entre meta e objetivo, e ambos têm funções distintas para o alcance de resultados.
Conhecer as caraterísticas de cada um é fundamental para montar um planejamento estratégico assertivo e, assim, mirar em alvos tangíveis e que estejam dentro da realidade do seu negócio.
Afinal, do que adianta ter um plano super bem elaborado se seu conteúdo não poderá ser colocado em prática, não é verdade
Ou seja, se você busca um crescimento exponencial e saudável para a sua empresa, é essencial uma boa definição de metas e objetivos.
“O fato de que metas estão diretamente ligadas à melhoria de performance é uma das descobertas mais comprovadas da ciência organizacional.” – Donald Sull, especialista em estratégia e execução em mercados turbulentos.
Continue a leitura deste artigo para entender a diferença entre meta e objetivo, aprender a defini-los e descobrir como aplicá-los na estratégia da sua empresa.
O que são objetivos?
Um objetivo é tudo aquilo que você almeja, são os sonhos que deseja realizar na vida — seja ela pessoal ou profissional. Por ser tão abrangente, diz respeito ao lugar onde queremos estar daqui a alguns anos. Trazendo para o mundo dos negócios: onde e como você imagina a sua empresa no futuro?
Basicamente, um objetivo pode ser definido como uma descrição curta, qualitativa e aspiracional do que se almeja alcançar.
Objetivos bem definidos e amparados por métricas irão te auxiliar na identificação e priorização das suas escolhaspara um melhor desempenho.
A principal função dos objetivos de um negócio é garantir que todos os colaboradores remem na mesma direção e que ninguém trabalhe em algo alheio à estratégia da companhia.
Os objetivos definem o ponto de chegada para que todos possam buscar o caminho que deve ser tomado.
Como definir objetivos?
Segundo estudos dos teóricos Latham e Locke, pesquisadores da Teoria da Fixação de Objetivos e Metas, existem ao menos cinco princípios que podem — e devem — orientar a definição dos objetivos. São eles:
- clareza: o objetivo deve ser quantificável, específico e determinado;
- desafio: os objetivos devem apresentar um grau de exigência que seja suficiente para levar a empresa alguns passos à frente do estágio atual, mas claro, sempre dentro de uma perspetiva realista;
- equipe inteirada: o time precisa abraçar a ideia e estar ciente sobre as necessidades e motivações dos objetivos, assim como sobre o que precisa ser feito em cada área, mesmo as que ele não faz parte;
- feedbacks regulares: os colaboradores precisam receber retorno sobre suas atividades, só assim eles conseguirão identificar se seus comportamentos estão ou não alinhados aos objetivos;
- complexidade da tarefa: os objetivos devem ser fatiados, ou seja, divididos em etapas menores, que sejam realistas e tangíveis.
Exemplos de objetivos
São exemplos de objetivos:
- receber uma promoção;
- montar o próprio negócio;
- vender mais do que nunca no fim do ano;
- criar um time de suporte muito melhor que o da concorrência;
- acabar com os problemas da logística;
- dominar o mercado da região.
Repare que há algo em comum entre todos os objetivos descritos acima:
- são qualitativos;
- são descrições curtas (fáceis de serem lembrado por todos);
- são aspiracionais (são mais inspiradores e menos convencionais).
O que são metas?
Locke e Latham, em 1981, propuseram por meio de sua teoria da fixação de objetivos, que as metas devem possuir características que provocam um maior nível de motivação, já que essa falta pode deixar o indivíduo sem direcionamento.
Por esse motivo, é vital que as metas sejam continuamente identificadas e definidas, para que o comportamento do indivíduo seja direcionado e o nível de motivação se mantenha elevado.
Metas difíceis de serem alcançadas exigem um desempenho maior, no entanto, as impossíveis provavelmente irão desestimular e estressar o colaborador.
As metas ajudam a definir como sabemos que o objetivo foi atingido. Precisam ser desafiadoras e engajadoras, mas não podem deixar de ser realistas. Em paralelo a isso, elas devem responder à seguinte pergunta:
“Como vamos medir que ao longo dos próximos X dias iremos atingir nosso objetivo?”
Ou seja, as metas compreendem o tempo e os meios utilizados para alcançar determinado propósito.
É como se fossem pequenos objetivos, conquistados em um período de tempo curto ou médio que, aos poucos, nos deixarão mais próximos do objetivo macro que queremos conquistar.
Como definir metas?
É importante se planejar na hora de definir as metas de seu negócio, e não deixar para última hora. Primeiro, porque é preciso muito estudo antes de defini-las para que a qualidade dos resultados não seja comprometida.
Segundo, porque é imprescindível entender qual o prazo máximo de entrega do objetivo e como ele será mensurado. E, por último e não menos importante, é fundamental ter foco, dedicação e disciplina.
Se você quer saber como definir metas, tenha em mente que elas precisam ser claras e objetivas. Parte fundamental da definição de metas e objetivos é que eles sejam compreendidos por toda a empresa.
Os colaboradores precisam entender as metas que estão buscando e o que isso trará de benefícios.
É importante que todos estejam envolvidos no processo. Em português claro: as metas precisam ser desdobradas em iniciativas individuais ou por setores — no caso de companhias maiores.
Cada indivíduo dentro da organização deve conhecer seu papel em relação ao atingimento de resultados do negócio e alcance do objetivo.
Exemplos de metas
Em X meses, economizarei Y% do meu salário, para viajar no mês B para C lugar.
Em resumo: o objetivo é o que eu quero ter, e a meta é definir como alcançar isso.
Abaixo confira alguns exemplos de metas que seguem os critérios definidos:
- aumentar o ticket médio do carrinho de compras de R$300,00 para R$340,00;
- reduzir o custo de aquisição de clientes de R$1600,00 para R$900,00;
- aumentar a taxa de clientes recorrentes em 25%;
- aumentar a quantidade de leads qualificados de 1750 para 2250.
Um fato que merece destaque: note que nenhuma dessas metas são tarefas, projetos ou programas. Todas representam resultados e não esforço. É fundamental saber fazer essa diferenciação para uma boa definição de objetivos e metas.
Diferença entre meta e objetivo: conheça as 3 principais
As três principais diferenças entre metas e objetivos são definidas em três frases bem simples e que provavelmente você já ouviu falar antes.
- “Objetivo é o que eu quero alcançar e a meta é onde quero chegar”
- “Objetivo é mais estratégico, e meta é mais operacional“
- “Objetivo é abrangente, e meta é mais específico“
A realidade é que não existe uma definição oficial e formal dos conceitos de objetivo e meta, o que pode gerar uma certa confusão no mercado. Por isso, para ajudar vocês, montamos o quadro a seguir:
Metas | Objetivos | |
Significado | Meta nada mais é que uma posição no futuro relacionada a tempo e valor, que exige algum grau de esforço e dedicação para ser alcançada. Em resumo, podemos dizer que são objetivos quantificados. As metas devem ser desenvolvidas e revistas ao longo do projeto. | Uma descrição qualitativa, curta e aspiracional do que se quer atingir. Objetivos suportados por métricas ajudarão a identificar e priorizar suas melhores escolhas. Estão relacionados com a ideia de onde se quer chegar. O objetivo deve ser definido na fase inicial de uma estratégia. |
Características | São propósitos mais simples e fáceis de serem atingidos, definidos a partir de um tempo determinado. São elas que orientam as tarefas que devem ser feitas, o percurso que deve ser tomado e servem como diagnóstico capaz de perceber falhas e melhorar a produtividade. | Finalidade, marco orientador para todas as ações dentro de um projeto. |
Duração | Duração curta. Fixação de novas metas conforme forem sendo alcançadas. | Longa duração. A estratégia é desenvolvida com base no objetivo a ser alcançado. |
Finalidade | Evitar a perda de foco no objetivo principal.Identificar erros e acertos.Engajar o time ou indivíduo. | Apontar a finalidade ou o porquê de um projeto.Orientar um projeto ou o planejamento estratégico de uma empresa. |
O que são as metas smart?
Criado em 1981, por George T. Doran, o método SMART tem ajudado diversas organizações a conquistarem seus objetivos de maneira rápida, organizada e eficaz, ao fornecer critérios para guiar as empresas na definição de suas metas.
Muitos gestores tinham dificuldades em definir e descrever suas metas, o modelo de metas smart auxiliou e tornou mais simples fazer esse trabalho.
Em sua versão original, o acrônimo SMART significa:
- S – Specific (específica)
- M – Measurable (mensurável)
- A – Assignable (atribuível)
- R – Realistic (realista)
- T – Time-related (relacionada ao tempo, ou temporal)
Ao longo do tempo, foram surgindo outras versões deste acrônimo, o que pode gerar certa confusão. Por exemplo, o “S” é de small ou specific? O “A” é de assignable ou achievable? O “R” é de realistic ou relevant?
Vamos pegar a versão mais recente do acrônimo, entender melhor como ele funciona e o que significa cada um de seus conceitos?
S – Specific (Específica) – a meta que se deseja alcançar precisa ser a mais específica e simples de entender possível.
M – Measurable (Mensurável) – o método SMART prevê que todo objetivo precisa ser mensurável.
A – Achievable (Alcançável) – neste ponto, é necessário avaliar se o objetivo realmente pode ser alcançado. Ou seja, você deve se perguntar se está em busca de um objetivo tangível.
R – Relevant (Relevante) – aqui você deve se questionar: este objetivo é realmente relevante? Ele irá me trazer a recompensa que preciso para me sentir realizado? Dessa forma, conseguirá definir se está diante de um objetivo de fato relevante ou se se trata apenas de um desejo.
T – Time-based (Tempo) – toda meta precisa ser realizada em um determinado prazo, até mesmo para que se possa definir prioridades. Dessa maneira, é fundamental que você estabeleça um tempo para cumprir cada uma das metas que o levarão a seus objetivos.
Exemplo de aplicação da ferramenta de metas SMART:
Objetivo: quero que a minha empresa cresça muito seu número de vendas ano que vem.
Esse é um objetivo amplo, que não mostra exatamente o caminho que devemos seguir para atingi-lo. Agora, vamos transformá-lo em uma meta SMART:
“Quero que nos próximos X meses, minha empresa venda Y% a mais do que foi vendido nos últimos X meses.”
A especificidade das metas smart segue como um direcionamento para o planejamento, tornando o seu objetivo final mais palpável e realizável.
O que são OKRs
Nos últimos anos os OKRs (Objectives and Key Results) tornaram-se uma ferramenta bastante popular entre os gestores, utilizada para uma gestão ágil de seus objetivos e metas.
Em resumo, OKR é uma forma de definir e comunicar objetivos de maneira colaborativa, para que todos os colaboradores possam colocar seus esforços mirando no mesmo propósito, através de contribuições mensuráveis que façam a empresa avançar.
Duas partes compõem um OKR: 1- um objetivo, 2- um conjunto de Key Results.
O objetivo segue os mesmos critérios descritos acima. Já os Key Results, têm seus critérios explicitados no tópico de “metas”.
A seguir, confiram um exemplo de Key Result:
Objetivo: Alavancar as vendas recorrentes para retomar o crescimento
- Key Result 1: Aumentar a receita recorrente mensal de 95K para 170K
- Key Result 2: Reduzir o churn (taxa de abandono) de 1,5% para 1%
- Key Result 3: Aumentar o número de assinaturas de 1800 para 2500
Geralmente, é recomendado que se defina entre dois e cinco Key Results para cada objetivo. Mais que cinco, já começa a perder o foco. Aliás, o foco é justamente um dos principais benefícios adquiridos ao adotar o uso de OKRs, afinal, se tudo é importante, nada é importante.
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