Se relacionar bem com o cliente é um dos pontos fundamentais para criar melhores experiências de compra aos seus consumidores. As estratégias de e-mail marketing são ótimas ferramentas para criar esse elo entre sua marca e seus clientes, veja a importância delas e conheça alguns bons exemplos de campanhas.
Qual a importância das campanhas de email marketing?
Antes de ver o que compõem um bom e-mail marketing e conhecer alguns tipos de estratégias interessantes, é preciso entender qual a relevância desse tipo de ação para a sua estratégia de marketing digital.
Uma campanha de e-mail marketing bem sucedida vai muito além das toneladas de mensagens que lotam a caixa de entrada dos consumidores com ofertas de produtos.
Na verdade, trata-se de uma ferramenta muito útil para criar e manter uma boa relação com seu cliente, seja em negócios como site de vendas ou outros tipos de empresas como prestadoras de serviços.
Os e-mails podem ter diferentes tipos de direcionamentos e propósitos, como veremos mais fundo em tópicos mais a frente neste post. Veja alguns dos principais tipos:
- E-mails em datas comemorativas e de aniversário;
- Fazer Cross Sell e Up Sell em cima de outras compras;
- Mensagens de agradecimento;
- Pós-venda e Remarketing;
- Pesquisa e feedback;
- Divulgação e vender de produtos digitais;
- Nutrição de leads;
- E-mails promocionais, principalmente, ao montar um e-commerce;
- Atualização de blog;
- Newsletter;
- Informações sobre status de compra em sites de dropshipping e e-commerces tradicionais.
Estes são apenas alguns caminhos que podem ser seguidos de acordo com a estratégia traçada.
Alcance maior
Mesmo que não seja o meio de comunicação que você mais utiliza, é certo que você tem uma conta de e-mail ativa.
Uma pesquisa realizada em 2019 pela Statista mostrou que cerca de 3,9 bilhões de pessoas possuem ao menos uma conta de e-mail no mundo todo, ou seja, metade da população mundial tem este canal de comunicação ativo.
Dinamismo na criação
Dentro de um e-mail quase tudo é possível, você pode mandar desde uma mensagem de texto comum, apenas com intuito informativo, até colocar imagens, links para vídeos e para outras páginas que atraiam os leads para seguir nas etapas do funil de vendas.
Com um trabalho bem feito é possível atrair a atenção e conseguir com que o seu lead ou cliente clique nos links e eventualmente tome as decisões que você espera dentro da sua estratégia.
Canal direto com o cliente
Um dos pontos principais de se trabalhar com e-mail marketing é justamente poder manter um relacionamento com sua base de clientes.
Segundo o especialista em marketing, Philip Kotler, manter um cliente pode ser até 7 vezes mais barato do que adquirir um novo.
O e-mail marketing aumenta a sua chance de chegar até às pessoas às quais você quer impactar com a sua mensagem.
O que não pode faltar em uma boa estratégia de email marketing?
Agora que você sabe qual a relevância desta ferramenta, vamos trazer alguns pontos importantes que precisam ser regra na hora de montar uma estratégia de e-mails de qualidade.
Coloque o cliente no centro da sua mensagem
Os resultados de uma empresa sempre serão melhores quando as ações forem voltadas para atingir maiores índices de satisfação do cliente e gerar aprimoramento da experiência de compra, por isso, o foco dos e-mail precisa ser a segmentação de contatos e a relevância do conteúdo.
Cada e-mail enviado precisa levar em conta o perfil, comportamento e vontades de quem está recebendo a mensagem, para ter maiores chances de ser lido e atingir o objetivo de cada campanha.
Por isso, antes de escrever e disparar qualquer e-mail tente responder:
- O que leva seus clientes a comprarem de você?
- O que cada perfil dentro da sua base espera receber por e-mail?
- Como este e-mail pode melhorar a experiência do seu cliente?
- O que você está enviando ao seu cliente está condizente com a posição dele no funil de vendas?
Frequência automatizada de envio
A frequência ideal de envio de mensagens é algo difícil de encontrar, mas fundamental para o sucesso de uma campanha. Um volume exagerado de emails pode gerar uma insatisfação por parte dos seus leads que se sentirem sufocados pela empresa, já uma frequência muito baixa não conseguirá prender a atenção do seu lead.
Não existe uma frequência ideal, tudo vai depender do perfil dos seus clientes e de testes de resultados.
Plataformas como softwares de automação de e-mail marketing são fundamentais para programar as mensagens como as automatizadas que se relacionam com as atualizações das etapas dentro do gateway de pagamento e outras etapas do processo de compra e venda, bem como garantir a criação de um fluxo de nutrição alinhado ao perfil do cliente e a etapa da jornada de compra em que ele está.
Monitoramento de métricas
Por fim, uma campanha só se dirá bem sucedida ou não se você acompanhar as métricas que irão medir os resultados finais. As principais métricas do e-mail marketing que você precisa acompanhar durante uma campanha são:
- Taxa de abertura dos e-mails;
- Taxa de recebimento dos e-mails;
- Quantidade de cliques dentro do e-mail;
- Número de inscrições e cancelamentos;
- Taxa de conversão.
4 estratégias de e-mail marketing que você precisa conhecer
Pronto para botar a mão na massa e começar suas campanhas de e-mail marketing? Separamos quatro ótimas estratégias que servem para qualquer tipo de negócio e tem bons resultados no geral.
E-mails promocionais
Os e-mails promocionais são os tipos mais comuns de e-mails, a ideia é promover um produto enviando mensagens para a sua base de leads com ofertas que possam interessar aquele público. Aqui você deve analisar bem o seu público para saber o que mandar para cada lead. Mais uma vez a ferramenta de automação vai te ajudar a gerar essa inteligência.
Durante a campanha vale a pena observar as métricas que mencionamos para medir se aquele cliente quer realmente receber este tipo de mensagem.
Atualização de blog
Este tipo de e-mail funciona como uma newsletter, enviando as últimas atualizações do seu blog para quem demonstrou algum interesse no seu conteúdo. É uma forma de envolver mais seu lead e fazer com que ele conheça mais sobre sua marca.
Fluxo de nutrição
Uma das estratégias mais longas, o fluxo de nutrição consiste em uma série de e-mails enviados de acordo com alguma ação de lead. Tudo deve ser automatizado previamente, logo um clique em um link irá gerar um novo e-mail automático, a ausência de cliques outro tipo de e-mail e por aí vai.
Para entender melhor como funciona o fluxo de nutrição veja o vídeo abaixo:
E-mails de pesquisa
Conhecer melhor os seus clientes é uma ótima forma de atendê-los, superar suas expectativas e, por consequência, vender mais.
Logo enviar e-mails com pesquisas e solicitando o feedback deles é uma excelente maneira de saber mais sobre eles.
É possível fazer desde pesquisa de satisfação após uma compra até algumas pesquisas para entender a recepção dos seus clientes para mudanças de processos ou endereços da sua empresa, por exemplo.
Agora que você já conhece os principais tipos de e-mail marketing, está pronto para botar a mão na massa? Então bom trabalho e excelentes resultados!