O mercado está cada vez mais competitivo e quem busca formas de agilizar processos tende a sair na frente, por isso, neste artigo traremos como a automação de marketing e CRM unidos podem ser uma aquisição fundamental para a sua empresa e seu crescimento.
CRM e automação de marketing tem suas qualidades próprias e seus usos particulares, neste artigo vamos explorar ambos antes de trazar como essas duas poderosas ferramentas podem fazer quando unidas.
O que é CRM?
Antes de trazer as vantagens de integrar automação de marketing e CRM vamos definir primeiramente o que é e para que serve o CRM em si.
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, que em português se traduz como Gestão de Relacionamento com o Cliente, então basicamente essa ferramenta serve para organizar informações que vão contribuir para manter um bom relacionamento entre sua empresa, seus clientes e potenciais clientes.
Essa ferramenta basicamente serve para que seja registrado todos os contatos com os clientes e não apenas os dados como data e hora do contato, mas também o andamento da conversa.
Com esse histórico de abordagem de cada cliente fica mais fácil fazer contatos mais assertivos e melhorar a experiência de cada cliente, uma vez que tudo que já foi tratado com esse lead está registrado, e toda sua equipe tem acesso.
O que é automação de marketing?
Agora que você já sabe o que é e para que serve um CRM, vamos ao segundo item: a automação de marketing.
Basicamente a automação é uma série de tarefas programadas por sua equipe uma única vez, e que são executadas automaticamente por um software de automação de marketing.
Através da automação, você mantém esse contato com esse lead de maneira mais eficiente e organizada. Tudo isso a partir de fluxos de automação, criados a partir de regras definidas pela sua equipe.
Quais os ganhos de integrar automação de marketing e CRM?
Como você viu acima, quando se pensa em automação de marketing e CRM vemos funcionalidades um pouco distintas, enquanto o primeiro busca tornar o trabalho mais rentável e nutrir seu lead, o outro (CRM) está sempre registrando as interações do lead e guardando esses dados no histórico.
Percebe que no final ambos carregam muita informação útil sobre o que faz e o que quer seu lead? Com os dois atuando, é possível ter um maior controle sobre a gestão de leads dentro de cada etapa da jornada de compra do cliente.
O processo começa na automação de marketing, a partir da captura, nutrição e segmentação desse lead, e passa pelo CRM registrado todos os avanços deles na jornada de compra que servirão como base para que um vendedor efetue a venda.
Definir uma priorização de leads, prospects e clientes
Se você possui um alto número de leads, pode não conseguir abordar todos ao mesmo tempo e acabar deixando escapar um cliente muito interessado para interagir com outro que não está tão quente apenas por seguir uma “ordem de chegada”.
Para que você saiba quais clientes estão mais interessados e prontos para fazer uma compra, e para que sua equipe possa focar ações em cima dessas oportunidades de venda mais quentes, é necessário algo que guarde as informações dos atendimentos, ou seja, um software de CRM.
O CRM vai trazer um termômetro do nível de interação e de interesse do seus leads, é nele que você vai encontrar se o cliente já solicitou um orçamento, agendou uma visita, se compareceu à vista entre outros pontos e tudo isso te ajuda a priorizar os clientes mais próximos da decisão de compra.
Controle do relacionamento com o cliente
Outro ponto em que automação de marketing e CRM tem a ganhar trabalhando juntos é no controle do relacionamento com os clientes. A partir do momento que o CRM traz todos os contatos diretos com os clientes isso é uma informação valiosa para automação.
Isso vale tanto para que esses leads não recebam algo repetido ou que já indicaram não estarem interessados, quanto para dar um indicativo de interesse deles e automatizar um fluxo que possa fisgar esse lead e convertê-lo em cliente.
Se o CRM apontar uma visita agendada a automação pode ser feita para lembrá-lo dessa visita diminuindo as chances de evasão, desmarcação ou não comparecimento.
Além disso, o CRM no pós-vendas também pode ser muito utilizado. As informações contidas nele serão cruciais na hora de oferecer novos produtos, visitas técnicas e manutenções dependendo do produto.
Aumente a taxa de conversão
Um dos pontos que mais justificam a união da automação de marketing e CRM é sem dúvidas o aumento na taxa de conversão e vendas que essa parceria vai apresentar para sua empresa.
Com tudo amarrado na automação e informações atualizadas do contato através do CRM, fica mais fácil de conduzir seus leads pelas etapas do funil de vendas até a decisão de compra de uma forma mais rápida e, portanto, mais barata.
Além disso, utilizando o CRM para o pós-vendas você terá maiores chances de fidelizar os clientes que possui e torná-los verdadeiros promotores de sua marca, quando o cliente é bem atendido as chances dele recomendar são sempre maiores.
Um dos softwares de automação de maior destaque, a LAHAR, traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe.
Leia mais em: Automação de marketing: o que é, afinal?
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