Se você está em busca de como lançar um produto digital, seja um ebook, um curso EAD, um software ou qualquer outro tipo de infoproduto, você chegou ao lugar certo!
A seguir listamos seis estratégias para lançar produtos digitais que vão direto ao ponto e trazem mais usuários, leads e clientes para seu negócio online. Confira a seguir como montar uma estrutura de lançamento de infoproduto!
Como lançar um produto digital: 6 estratégias que não podem faltar
Algumas estratégias são a chave para o sucesso do seu produto digital e já devem ser postas em prática desde o seu lançamento. A seguir, listamos as principais ações que podem fazer o seu negócio deslanchar, gerando um alto retorno sobre investimento.
1. Use as redes sociais a seu favor
A primeira dica é aquela clássica que não pode faltar em um guia de como lançar um produto digital: use as redes sociais a seu favor!
As redes sociais colocam o seu infoproduto em constante contato com a persona, permitindo que você divulgue atualizações de material, fale sobre eventos especiais, apresente conteúdos de qualidade, vídeos, enfim, se torne relevante para os usuários da plataforma.
Vá além da divulgação do seu produto e compartilhe informações que agreguem à sua persona e a ajude a vencer desafios.
Como fazer um lançamento no instagram?
Já deu para perceber a importância das redes sociais na hora de lançar seu infoproduto, né? Mas como fazer um lançamento no instagram?
Bem, num primeiro momento, é mais importante focar em alcance do que em engajamento.
Na hora de divulgar os conteúdos sobre seu produto digital, o foco da sua estratégia, a princípio, deve ser o alcance, porque nessa etapa inicial o essencial é fazer a informação chegar para mais pessoas e, a partir daí, construir um relacionamento com elas.
Mas se você não sabe como fazer isso, aqui vão duas dicas importantes: anúncios e parcerias com outras marcas. Essas são duas soluções que te ajudam a atrair potenciais clientes para a sua marca, inclusive direcionando suas ações para o público que você deseja atingir.
É fundamental também atentar-se à forma que você está comunicando o seu produto na hora do lançamento, se você está falando com o público certo, de maneira clara e atrativa. Por isso, a legenda para lançamento de produto deve ser bem pensada e elaborada com técnicas de copywriter, focadas em conversão.
Afinal, usar o Instagram como plataforma de negócios é mais simples do que parece. Mas, para ter sucesso na sua estratégia, é necessário aproveitar todas as funcionalidades da rede social. Confira algumas dicas:
- Transforme sua conta pessoal em um perfil comercial
- Use a bio para potencializar a divulgação
- Foque na sua persona sempre
- Publique conteúdos relevantes (fotos, vídeos e texto de lançamento de produto)
- Identifique a frequência de postagens ideal
- Tente manter seus usuários cada vez mais engajados
- Utilize o instagram shopping
- Faça parceria com influencers
- Use o Instagram Ads
2. Lembre-se do SEO
Por falar em ser relevante, o SEO é sem dúvida uma das estratégias mais completas quando o assunto é sobre como lançar um produto digital.
Para alcançar as primeiras posições do Google organicamente, você precisará desenvolver conteúdos de qualidade que respeitem as diretrizes da estratégia como:
- seleção de palavra-chaves que estão em alta;
- conteúdo;
- responsividade do site;
- autoridade de domínio;
- estratégias de Link Building e mais.
Leia mais em: Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site
3. Invista em anúncios pagos
Nem todos os resultados que você precisa alcançar vem das ações de alcance orgânico, até porque os resultados de SEO não são imediatos. Por isso, a dica é: em épocas de lançamento de produto digital, invista também em links patrocinados. Faça anúncios!
Crie uma estratégia de anúncios que seja atrativa, divulgando, por exemplo:
- promoções para inscrição imediata;
- pacotes;
- benefícios e proposta de valor do produto;
- ofereça algo gratuitamente (uma amostra, um ebook, webinar);
- data de lançamento e por aí vai!
Lembre-se de escolher o conteúdo e a plataforma de anúncios de acordo com a persona para a qual o produto foi desenvolvido.
Por exemplo, ao buscar como lançar um produto digital voltado para soluções de problemas profissionais ou capacitação profissional, você pode considerar usar o Linkedin Ads.
Ao montar sua estratégia tenha em mente canais como:
- Google Adwords (pesquisa e display);
- Facebook Ads;
- Twitter Ads;
- Instagram Ads e muitos outros
4. Crie Webinars para gerar leads
A geração de leads é uma das formas mais eficientes e atuais para conquistar clientes, independente do setor e do tipo de produto.
Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing e funil de vendas, converter visitantes em leads faz parte das primeiras etapas de todo o caminho que vai transformar um usuário em cliente.
O Webinar é uma forma de gerar leads que pode ser bastante interessante para estreitar o relacionamento entre a sua marca, seu produto e o usuário que se inscreveu para assistir ao seu conteúdo.
Ao oferecer um material gratuito, relevante, que se relaciona e que não é apenas sobre o seu produto, você dá mais um passo rumo à conquista do cliente.
Um conteúdo relevante torna um usuário grato à sua marca e mesmo que ele não faça a compra imediatamente, com toda certeza pensará no seu produto quando precisar.
Existem outras estratégias para ampliar seu banco de leads qualificados e para conhecê-las indicamos que você acesse o artigo; “O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”.
5. Use o e-mail marketing
Após a captação de leads é hora de realizar a etapa de nutrição e, para isso, criar campanhas de e-mail marketing é uma das formas mais eficientes (senão a mais eficiente) de converter leads em clientes.
Com um ROI que alcança $38 a cada $1 investido, o e-mail marketing se destaca como uma ferramenta eficaz e barata para a atração de clientes.
Por meio do e-mail marketing sua empresa pode estabelecer um contato contínuo com os leads, divulgar novidades, oferecer conteúdos relevantes e se estabelecer como uma autoridade no setor de atuação.
Não deixe o e-mail marketing de fora de sua estratégia de como lançar um produto digital.
6. Implemente o marketing de afiliados
Por último, mas não menos importante, o marketing de afiliados se mostra como um caminho inteligente e assertivo de conquistar novos clientes.
Por meio dessa estratégia de como lançar um produto digital, você, empreendedor digital com um infoproduto em mãos, usa outras plataformas para alcançar clientes.
Nesse modelo de marketing você cria um programa de afiliados. Um produtor de conteúdo que tem um blog, por exemplo, se cadastra nesse seu programa e começa a divulgar o produto que você criou. A cada venda gerada a partir do canal “divulgador”, você deverá pagar uma quantia (já pré-acordada) ao canal fonte da venda.
Ainda um pouco confuso sobre o que é essa forma de fazer marketing? No vídeo abaixo você tem acesso a um conteúdo muito relevante e interessante sobre o assunto.
Leia também: Como conseguir afiliados para meu produto digital: 5 dicas para encontrar parceiros
Como lançar um produto no hotmart?
Na hora de lançar seu produto no hotmart, o principal ponto de atenção é saber escolher produtos interessantes para promover na plataforma, de acordo com seu negócio e seu público. Justamente por isso, um bom planejamento é fundamental para garantir as vendas. Alguns passos que devem ser seguidos antes de realizar seu lançamento são:
- Traçar metas para nortear seu trabalho
- Definir suas margens de ganhos financeiros e os prazos
- Estudar e verificar quais ações deverão ser colocadas em prática para alcançar seus objetivos
- Organizar-se
- Ter compromisso e paciência.
A internet é um ótimo mercado para compra e venda de produtos, você só precisa da estratégia certa para que seu infoproduto alcance bons resultados de venda.
O comércio online demanda dedicação e divulgação constante de seus produtos, só assim você alcançará cada vez mais e mais pessoas que podem se interessar por aquilo que você tem para oferecer.
Conte com o apoio da tecnologia para lançar um produto digital
Todas as ações que listamos aqui são ações digitais, entretanto, em conjunto – ou mesmo individualmente – elas podem se tornar difíceis de gerenciar sem o apoio de uma ferramenta especializada.
O e-mail marketing, por exemplo, para funcionar efetivamente demanda de uma série de ações que precisam de um suporte tecnológico estratégico, entre elas:
- segmentação de leads;
- personalização do conteúdo;
- criação de fluxo de automação de e-mail;
- pontuação de lead e por aí vai!
Para potencializar seu trabalho, procure um software de automação de marketing capaz de otimizar processos fundamentais para uma estratégia de marketing.
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