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Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas

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Acompanhar as tendências também faz parte da rotina de qualquer marca que queira se fazer presente na vida de seu público, e por esse motivo não é difícil encontrar profissionais que buscam aprender como fazer marketing digital com influenciadores.

Se esse é o seu caso, leia esse post até o final para entender cada conceito presente nesse assunto e descobrir 5 dicas valiosas para que sua estratégia com influenciadores digitais tenha sucesso.

Vale lembrar que essa forma de se fazer marketing digital é relativamente nova, principalmente no Brasil, e há empresas que ainda estão engatinhando rumo a bons resultados, enquanto outras já aplicam uma parte do investimento unicamente em marketing de influenciadores.

Quer saber como fazer marketing com influenciadores digitais? Continue a leitura abaixo.

Confira também: Como criar campanhas de Google Adwords 

Dicas de como fazer marketing digital com influenciadores

1- O que é marketing digital?

Antes de mais nada, vamos relembrar o que, afinal, é o marketing digital. De forma simples e rápida, podemos dizer que essa vertente do marketing visa utilizar o online como forma de divulgar produtos e serviços, aproximando-os de seus consumidores.

Para alcançar tal objetivo, são utilizadas ferramentas como redes sociais, blogs, e-mail marketing e, mais recentemente, influenciadores digitais.

Os influenciadores digitais, por sua vez, são pessoas que possuem uma sólida base de fãs por conta das fotos, vídeos e textos que compartilham, e engana-se quem pensa que essas características fazem com que qualquer celebridade se torne um influenciador.

É preciso ter proximidade com seu público, que normalmente é um nicho, e conhecê-lo bem, a ponto de poder influenciá-lo.

Uma atriz famosa, por exemplo, pode facilmente ter milhões de seguidores nas redes sociais, mas tratam-se de pessoas com características distintas e não necessariamente próximas, como no caso de um youtuber que fala diretamente com adolescentes.

Esse influenciador é denominado digital por ter nascido nesse meio e ter feito sua fama nas redes sociais, podendo influenciar uma cidade ou mesmo um país inteiro em poucos minutos.

Suas vantagens, portanto, podem se resumir nos seguintes pontos, quando é feita uma comparação em relação ao trabalho com celebridades no marketing de influenciadores:

  • Possui apelo emocional maior, por ser mais próximo de seu público
  • Não possui sua imagem vinculada à TV ou algum trabalho realizado, o que pode não ser aceito pelo público
  • É extremamente espontâneo e aberto à interatividade nas redes sociais
  • Já é mencionado em pesquisas como o motivo que levou à compra de determinado produto

Mas entender como se deu essa trajetória e como fazer marketing digital com esse influenciador não é tarefa fácil para quem está acostumado com o marketing tradicional, ou com as formas básicas de trabalhar o digital.

2- Como trabalhar com influenciadores digitais

Para obter sucesso com a sua campanha de marketing digital com influenciadores, considerando o que foi dito acima, é fundamental tomar alguns cuidados.

E o primeiro de todos é: Não há como fazer marketing digital com influenciadores sem uma seleção extremamente cuidadosa desses profissionais.

3- Não se deixe guiar somente por números

Ter milhões de seguidores não significa necessariamente que o influenciador digital em questão é o ideal para a sua campanha.

É preciso analisar de perto o profissional escolhido, principalmente em relação ao público que o segue, para saber se de fato condiz com o público-alvo da sua marca. A relação dele com esse público também deve ser observada, bem como a forma de se portar e os conteúdos que já fez falando de produtos e serviços diversos.

Para auxiliar nessa parte, é possível contratar empresas que fazem a ponte entre você e o influenciador, já cuidando de todas as análises.

Veja também: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

4- Não imponha limites demais

Um erro comum cometido por profissionais de marketing de diversas empresas é ignorar que o meio de trabalho dos influenciadores são as redes sociais, local onde tudo deve ser o mais leve e espontâneo possível.

Portanto, ao contratar um influenciador digital, passe as informações necessárias para que o trabalho possa ser feito e deixe a parte criativa com ele.

Aqui, o que vale é a liberdade em poder criar algo com a cara dos seguidores. Seguidores esses que, por sinal, percebem cada vez mais quando algo está sendo pago para ser dito.

5- Entenda que se trata de um investimento

Por último, e não menos importante, lembre-se que cada influenciador digital é uma mídia e, como tal, deve ser pago para anunciar algo.

A época em que produtos e viagens eram aceitos como pagamento já está ficando para trás, sendo cada vez maior o número de profissionais percebendo que estão ajudando muitas empresas a ganharem dinheiro sem receberem o devido reconhecimento.

Obviamente existem outras regras, como ter acesso ao acompanhamento dos resultados, entre eles, views e comentários gerados, e optar por profissionais que não estejam fazendo nada para a concorrência.

Agora que você já sabe como fazer marketing digital com influenciadores, que tal pensar em formas de deixar sua campanha mais completa, utilizando e-mail marketing, CRM marketing ou marketing de conteúdo, por exemplo?

Deixe um comentário abaixo nos contando como gostaria de divulgar sua marca e responderemos o mais rápido possível.

E não deixe de ler em nosso blog: 9 Dicas de AdWords que você precisa conhecer

Sumário.

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