Muito tem se falado em automação de marketing nos últimos tempos, entretanto ainda há muitas dúvidas de como ela funciona, seus benefícios e como deve ser aplicada.
Não confunda automação de marketing com uma ferramenta que fará todo o trabalho da sua equipe de marketing e vendas de forma automatizada, pois não é este o objetivo que norteou o surgimento dessas plataformas e elas não substituirão esses profissionais.
A automação de marketing tem como principal objetivo otimizar esforços, automatizando processos complexos e multicanais, dando à equipe de marketing liberdade para focar suas ações na parte estratégica.
Confira abaixo alguns detalhes que você pode não saber sobre a automação de marketing:
1 – É imprescindível compreender o funil de vendas:
Antes de executar uma estratégia de Inbound Marketing e contratar uma plataforma de automação de marketing é necessário compreender completamente seu funil de vendas. Somente dessa forma será possível utilizar a automação de forma assertiva.
2 – Automação de Marketing não significa menos trabalho:
Ao trabalhar com automação de marketing, não basta apenas otimizar processos, é imprescindível acompanhar de perto cada processo, mensurar os resultados, fazer os ajustes necessários, para dessa forma alcançar seus objetivos.
As áreas envolvidas, marketing e vendas, não terão menos trabalho a fazer, mas sim, poderão focar suas ações em questões estratégias, aproveitando melhor seu tempo.
3 – Automação de marketing pode acelerar seu processo de venda:
A utilização de uma ferramenta de automação de marketing aliada a uma boa estratégia de Inbound Marketing contribui na aceleração do processo de venda da sua empresa, por garantir leads mais qualificados e prepará-los para a etapa final do funil, fazendo com que o processo de venda seja mais assertivo.
4 – Automação de marketing não é apenas para grandes empresas:
Grandes empresas são maioria quando o assunto é a automação de marketing, mas isso não significa que essa estratégia é restrita a elas. Pequenas empresas também podem se beneficiar dessas ferramentas de automação, principalmente as que possuem equipes de marketing e de vendas reduzidas, onde a automação será totalmente efetiva através da otimização de processos.
5 – Automação traz resultados rapidamente:
A automação de marketing apresenta resultados de forma rápida. Nas primeiras semanas já é perceptível a economia de tempo que seria gasto com as tarefas automatizadas, e utilizar esse tempo de forma produtiva, planejando ou executando outras ações de marketing.
É possível monitorar de forma mais precisa o comportamento dos leads durante o processo de nutrição, através de relatórios que convertem os dados colhidos em informações relevantes. A equipe de vendas também aumentará sua produtividade, uma vez que estará recebendo contatos mais qualificados e que estarão prontos para realizar a compra.
6 – A escolha do software faz toda a diferença:
Existe uma grande variedade de plataformas de automação de marketing no mercado, cada uma delas com suas qualidades e deficiências.
A escolha do software tem um papel fundamental na sua estratégia de automação de marketing. É imprescindível pesquisar cada ferramenta antes de definir qual contratar, de modo a ter certeza que a ferramenta escolhida possa suprir todas as necessidades de sua empresa.
A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas.